Lama e destruição: veja como casas ficaram após chuva no Sol Nascente
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros interditaram casas construídas em locais indevidos. As famílias serão direcionadas a um ginásio
As fortes chuvas que castigaram regiões de Ceilândia, na noite desse sábado (23/11), também invadiram as residências. No Sol Nascente, algumas casas ficaram completamente inundadas após serem atingidas pela enxurrada.
Nas redes sociais, o deputado distrital Max Maciel (PSol) compartilhou alguns vídeos de residências que foram afetadas pelo temporal.
“Domingo triste para famílias que perderam tudo nas chuvas desta madrugada. Estamos aqui solidarizando e se colocando na missão de ajudar”, lamentou o parlamentar.
As imagens mostram que as chuvas alcançaram a altura dos móveis em algumas residências da região. A correnteza causou prejuízos por onde passou. Na gravação uma das moradores comenta que perdeu tudo o que tinha.
Em outro vídeo, uma das casas ainda estava com os cômodos alagados devido a grande quantidade de água que entrou.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), visitou, neste domingo (24/11), pontos de Ceilândia e Sol Nascente que foram alagados na noite anterior. Ibaneis disse à coluna Grande Angular que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros interditaram casas construídas em locais indevidos.
As famílias serão direcionadas a um ginásio na Regional de Ensino de Ceilândia, até que sejam realocadas para endereços temporários ou recebam aluguel social.
A secretária de Assistência Social do DF, Ana Paula Marra, disse que as equipes da pasta estão indo de casa em casa para verificar o que as famílias precisam. Até o momento, 30 pessoas já foram identificadas e fizeram o cadastro para ter acesso aos benefícios. “A gente tem à disposição o aluguel social, cesta básica, colchões e itens de casa. Estamos fazendo levantamento com todos para verificar as necessidades”, afirmou.
Por meio de nota, a Administração do Sol Nascente informou que já vinha dialogando com o GDF sobre os riscos para a cidade durante o período de chuvas, e várias medidas preventivas vêm sendo adotadas na região. “Uma força-tarefa foi montada para reparar os danos causados pelas chuvas, e a Sedes esteve nos locais mais afetados para realizar cadastros e oferecer ajuda imediata às famílias. A administração está monitorando todos os pontos atingidos e repassando as informações para os órgãos competentes para garantir soluções rápidas e eficazes”, disse o administrador do Sol Nascente, Cláudio Ferreira.