Técnico mais longevo do Campeonato Brasileiro Série B, Rafael Guanaes confirmou a saída do Operário-PR neste domingo, em entrevista coletiva após o jogo com o CRB, pela última rodada. O treinador já tinha tomado a decisão há algumas semanas e comunicado internamente aos atletas, aguardando o fim da competição para oficializar. O Operário-PR já definiu Bruno Pivetti como o novo treinador. Ex-Guarani, Náutico e CRB, ele tem um pré-contrato assinado com o Fantasma e deve ser anunciado oficialmente em breve.
Guanaes foi contratado pelo Operário-PR em novembro de 2022, logo após o clube ter o rebaixamento decretado à Série C. Ele estreou de fato no cargo apenas no ano seguinte e conseguiu conduzir o time de volta à Série B. Nestes dois anos, o Operário-PR foi duas vezes semifinalista do Paranaense e também conseguiu uma classificação inédita à terceira fase da Copa do Brasil. Na atual Série B, ele cumpriu o objetivo inicial de evitar o rebaixamento, ocupou o G4 em alguns momentos e manteve chances matemáticas de acesso até a penúltima rodada.
“É um trabalho de muitas mãos e de muitos pés também. Eu até me emociono falando. Foi um trabalho muito lindo. A gente conseguiu deixar nosso nome na história do Operário. No nosso coração, de quem participou disso, vai ficar muito marcado e a gente sabe o quão valoroso foi tudo que foi feito. Por isso, fica a minha gratidão a todos vocês”, disse Guanaes. Agora o Operário-PR entra em férias e começa a pensar em 2025. O Fantasma deve se reapresentar no fim de dezembro. O Campeonato Paranaense começa no dia 11 de janeiro. Além do estadual, o Operário-PR terá pela frente a Copa do Brasil e a Série B do Brasileiro.
Portanto, mesmo com a despedida de Guanaes, o Operário-PR se prepara para os desafios que virão na próxima temporada. A equipe terá um novo comandante e a missão de manter a boa fase conquistada nos últimos anos. A marca deixada pelo técnico mais longevo da Série B certamente ficará marcada na história do clube, mas agora é o momento de olhar para frente e buscar novas conquistas. Os torcedores aguardam ansiosamente pelo início de 2025 e a nova formação do Fantasma em busca de novos objetivos e glórias.
Em resumo, a saída de Guanaes significa o encerramento de um ciclo vitorioso e a abertura de uma nova era para o Operário-PR. A equipe precisará se adaptar à mudança e se preparar para enfrentar os desafios que estão por vir. Com uma base sólida e a chegada de um novo treinador, o time busca manter o bom desempenho e seguir em busca de grandes resultados no cenário nacional. A despedida de Guanaes marca o fim de uma era, mas também o início de um novo capítulo na história do clube. Todos os olhos estão voltados para o futuro e as expectativas são altas para a próxima temporada.