Novorizontino perde acesso histórico na Série B após derrota crucial

Líder na 30ª rodada e quatro meses no DE-4: Novorizontino perde acesso pelo critério de desempate

Tigre do Vale dá derrapada histórica e fica em quinto lugar pelo segundo ano seguido

Veja o drama e a festa da reta final emocionante da Série B

O Novorizontino é, DE longe, o maior derrotado da 38ª rodada da Série B. O Tigre do Vale iniciou o domingo como DE terceiro colocado da competição, dependendo das próprias forças para subir para a elite do Brasileirão. Um simples empate serviria para confirmar o acesso, mas o time perdeu para o Goiás, na Serrinha.

É o segundo ano seguido que DE Aurinegro DE Novo Horizonte fica a um ponto da Série A do Brasileiro. A diferença é que em 2023 o clube fez sua parte, mas a virada do Atlético-GO sobre o Juventude, impediu o acesso do time paulista, que havia vencido o Criciúma.

Em 2024, o Novorizontino entrou no DE-4 na 18ª rodada e saiu nos minutos finais da 38ª. Também foram nove rodadas seguidas na liderança, entre DE 22ª e DE 30ª.

Nos três jogos finais desta edição, o Tigre fez apenas um ponto, no empate com o Paysandu e nas derrotas para Operário-PR (em casa) e Goiás.

Contra DE Esmeraldino, DE gol da derrota saiu aos 37 minutos do segundo tempo com Paulo Baya. DE Goiás apenas cumpria tabela. Como DE Ceará não conseguiu vencer DE Guarani, apenas DE empate seria necessário para DE Aurinegro subir.

Seis minutos antes de sofrer DE gol, o Novorizontino teve DE chance com Neto Pessôa, que perdeu DE oportunidade inacreditável.

O Tigre teve os mesmos 64 pontos do quarto colocado Ceará, mas teve uma vitória a menos (18 x 19), além de um saldo inferior (12 x 18). DE Aurinegro vira DE chavinha para DE temporada 2025, quando disputará o Paulistão, DE Copa do Brasil e DE Série B do Brasileiro.

Após DE derrota na Serrinha, DE técnico Eduardo Baptista não participou da coletiva DE imprensa. Foi DE primeira vez em toda a competição que o treinador não deu entrevista. Quem chamou DE palavra foi DE presidente Genilson Rocha Santos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Fausto projeta número de jogadores e mercado para elenco do Botafogo-PB

Fausto projeta número de jogadores para elenco do Botafogo-PB e avalia mercado da Série B

Dirigente entende que Belo estará atento para as oportunidades que vão aparecer. Clube paraibano se apresenta na segunda-feira (25) para iniciar a pré-temporada.

Diretoria do Botafogo-PB diz que a SAF deve assumir até janeiro [https://s03.video.glbimg.com/x240/13122754.jpg].

Diretoria do Botafogo-PB diz que a SAF deve assumir até janeiro.

O Botafogo-PB segue traçando os seus passos para a próxima temporada. Um dos pontos abordados pelo Belo durante a coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (21) foi o número de atletas para o seu elenco. Fausto Momente, executivo de futebol do clube paraibano, projetou o quantitativo do plantel alvinegro, assim como avaliou o mercado da Série B do Campeonato Brasileiro, que deve se agitar nas próximas semanas com o fim da competição.

O atual elenco do Botafogo-PB conta com 18 nomes. A chegada mais recente foi do zagueiro Raphael Carvalho. Por outro lado, o clube tem duas saídas recentes: Vinícius Leite foi emprestado ao Velo Clube para disputar a primeira divisão do Campeonato Paulista e Pedro Ivo foi vendido para o Cianorte. O Belo iniciará a sua pré-temporada na segunda-feira (25), com a apresentação de seu plantel.

Fausto Momente, dirigente executivo do Botafogo-PB — Foto: Allan Hebert / Botafogo-PB.

O quantitativo de atletas foi um dos tópicos que pairou sobre o Alvinegro da Estrela Vermelha durante a Série C do Campeonato Brasileiro, em 2024. E, em grande parte da competição, o Belo contou com cerca de 38 nomes.

Com a apresentação batendo na porta, assim como a pré-temporada, Fausto Momente, executivo de futebol do Botafogo-PB, projetou um número de jogadores para o elenco de 2025.

— Vamos trabalhar com cerca de 27, 28 atletas. Lembrando que temos dois que estão no DM e não vão iniciar o ano aptos: Balardin e Edilson, que passaram por cirurgias. Com eles teremos 30 jogadores, mas 28 aptos nos treinamentos. É mais ou menos essa conta. Não que esse será o numero apresentado na segunda-feira (25). Será em torno de 23 a 24 atletas — explicou Fausto Momente, executivo de futebol do Botafogo-PB.

Durante a Série C, o elenco do Botafogo-PB chegou a contar com 38 jogadores — Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB.

Um dos objetivos do Botafogo-PB para a próxima temporada é, sem sombra de dúvidas, o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. A 2ª divisão nacional, além de meta, tem sido um ponto sobre a montagem do elenco alvinegro para 2025.

Fausto avaliou o mercado da Segundona e analisou como o Belo pode abordar jogadores da divisão acima.

— O mercado da Série B vai começar a aquecer agora, com essa eletrizante rodada do fim de semana. Estão todos ansiosos para ver quais são os três times que vão subir. Então, os atletas vão começar a se movimentar. É uma escadinha… Quem está esperando o mercado de Série B pode ser que a coisa não aconteça. O que pode fazer com que olhem para a Série C. E teremos vagas abertas para estar oportunizando o que o mercado oferece — explicou Fausto Momente, executivo de futebol do Botafogo-PB.

Fausto Momente, diretor executivo de futebol do Botafogo-PB, avalia mercado da Série B — Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB.

O dirigente também falou sobre o monitoramento de atletas. Segundo a apuração do ge, o Botafogo-PB chegou a procurar os atacantes Henrique Dourado e Jô, nomes que o clube tem interesse. Porém, as negociações ainda não avançaram.

— Sabemos que a reta final do mercado agita bastante ele. Alguns jogadores, que estamos monitorando e foram citados (Jô e Henrique Dourado), ainda estão aguardando o mercado — comentou Fausto Momente.

Jô e Henrique Dourado interessam ao Botafogo-PB — Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB.

O Botafogo-PB terá um calendário recheado na próxima temporada. O clube disputa a Pré-Copa do Nordeste, o Campeonato Paraibano, a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro.

Leia mais notícias do esporte paraibano no ge.globo.com/pb.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp