A escola de samba da zona oeste do Rio de Janeiro recebeu a atriz em sua tradicional feijoada mensal, realizada no fim de semana. Elisa Lucinda vai estar no Carnaval do Rio, em 2025, representando ninguém menos do que a personagem principal do enredo da Renascer de Jacarepaguá, a princesa africana Aqualtune. A vermelho e branca vai levar para a Intendente Magalhães o enredo Aqualtune, a inspiração forjada em pele preta.
A atriz foi apresentada à comunidade, no fim de semana, durante sua tradicional feijoada mensal. Além de ser destaque do último carro como Aqualtune, que esteve à frente de uma das comunidades do Quilombo dos Palmares e era avó de Zumbi dos Palmares, a artista também aceitou ser rainha da agremiação. “Me sinto representante e representada. Aqualtune sou eu, sua herdeira. Aqualtune é ancestral de mulher preta, guerreira, quilombola e abolicionista”, declarou ela.
A tarde também marcou a apresentação do samba-enredo da escola de samba, de autoria de Xande de Pilares. Os componentes vão desfilar no domingo de Carnaval (2/3/2025) pela série Prata do Carnaval Carioca, na Intendente Magalhães, e vão exaltar a força da mulher preta com a história de Aqualtune.
No Instagram, Elisa Lucinda comemorou: “Tarde encantadora embalada pelo carinho da comunidade da maravilhosa Escola de Samba Renascer de Jacarepaguá. Me senti em casa. O convite me honra demais: representar a Rainha Aqualtume no carnaval de 2025, cujo samba-enredo é também assinado pelo genial Xande de Pilares”, começou ela. E continuou: “O samba-enredo é lindo e diz no refrão: ‘Ninguém vai nos deter porque eu nasci pra Renascer’. Além de desfilar protagonizando a figura fantástica desta Aqualtune, fui convidada pra ser também rainha da simpaticíssima escola. Topei e espero estar à altura”, afirmou.
DESFILES POR 3 DIAS NA MARQUÊS DE SAPUCAÍ
As escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro já sabem os dias em que vão passar pela Marquês de Sapucaí no Carnaval do ano que vem. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) realizou o sorteio, no fim de maio, na Cidade do Samba, e definiu a ordem dos 3 dias desfiles.
O sorteio foi comandado pelo carnavalesco e apresentador Milton Cunha e pela atriz e apresentadora Regina Casé. Após o encerramento, a instituição deu 5 minutos de prazo para trocas entre as escolas de samba, mas todas preferiram ficar com seus dias. Mas nem todas as agremiações entraram na disputa pela ordem de desfile. Como de costume, a atual campeã da Série Ouro, Unidos de Padre Miguel abre os trabalhos e é a primeira a passar pela Passarela do Samba. Já Unidos da Tijuca e Mocidade Independente, penúltima e antepenúltima de 2024, respectivamente, têm o mesmo papel de começar os desfiles nos outros dois dias. A festa do Momo do ano que vem será o primeiro sob o comando de Gabriel David, que foi eleito presidente da Liesa no fim de abril. O mandato é de três anos.