Ana Paula Minerato é demitida da Band após falas racistas contra cantora Ananda

Ana Paula Minerato foi desligada da Band nesta segunda-feira, 25, após a repercussão de falas racistas direcionadas à cantora Ananda, integrante do grupo Melanina Carioca. Em comunicado oficial, a emissora repudiou as declarações da apresentadora, afirmando que, mesmo sendo opiniões pessoais, elas não condizem com os valores da empresa. Minerato comandava um programa na rádio Band FM.

A nota da Band destacou: “A emissora repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato não estão alinhadas com nossos valores e diretrizes, razão pela qual foi desligada da empresa.”

Além da emissora, a escola de samba Gaviões da Fiel, da qual Minerato era musa, também anunciou seu desligamento, mencionando que a conduta da ex-integrante era incompatível com os princípios da agremiação. A decisão ocorre em um momento simbólico, já que o enredo do Carnaval 2025 da escola abordará rituais africanos, com o tema “Irin Ajó Emi Ojisé”, desenvolvido pelos carnavalescos Júlio Poloni e Rayner Pereira.

A irmã de Ana Paula, Tati Minerato, também se manifestou sobre o caso, lamentando as declarações e reforçando que não compactua com atitudes racistas. Tati destacou que, apesar do vínculo familiar, elas não se falam há anos. “Sou absolutamente contra qualquer forma de racismo ou preconceito. Essas atitudes não condizem com os valores que carrego e que fazem parte da minha história”, afirmou.

Entenda a polêmica

A controvérsia começou após o vazamento de um áudio nas redes sociais, atribuído a Ana Paula Minerato, em que ela faz comentários depreciativos sobre a aparência de Ananda. Na gravação, Minerato utiliza termos ofensivos e racistas ao se referir à cantora. A repercussão foi imediata, gerando críticas tanto do público quanto de figuras públicas.

Ananda, por sua vez, respondeu por meio das redes sociais, condenando a postura da apresentadora. “Amiga, com todo o respeito, você se acha tão bonita assim para desmerecer a beleza de outras pessoas que são diferentes de você? Um pouco pretensiosa, não?”, desabafou em um story no Instagram.

Minerato ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Já o cantor KT Gomez, que também aparece mencionado na gravação, informou que irá se manifestar em breve.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Naiara Azevedo: superando cicatrizes emocionais de relação abusiva

Naiara Azevedo fala em cicatrizes emocionais após relação abusiva

Naiara Azevedo relembrou como foi viver em uma relação abusiva e detalhou sobre como tem superado tudo o que ocorreu. A cantora deu mais detalhes sobre como foi a sua vivência em um relacionamento abusivo. Recentemente, a artista denunciou o ex-marido por violência doméstica e violência patrimonial.

“Só nós sabemos o que passamos dentro de casa, e o quanto os agressores são uma pessoa dentro de casa para a gente, e quanto eles transparecem ser do lado de fora. A mulher sempre é colocada como errada”, disse a cantora, nesta segunda-feira (25/11).

Na ocasião, várias mulheres na plateia levaram cartazes com frases que ouviram muito durante relações abusivas. Naiara então falou que achava que todas as presentes concordariam com ela ao dizer que o maior problema que faz com que as mulheres sigam nesses relacionamentos é a “descredibilidade da sociedade, das pessoas para com o nosso sentimento, para com a nossa verdade”.

Para a cantora, além de serem manipuladas psicologicamente pelos agressores, muitas ainda se questionam muito sobre o que estão vivendo. Naiara também falou que estudou muito sobre o assunto após vivê-lo e que para ela o que mais doeu foram as primeiras violências, a psicológica e a verbal.

“É uma cicatriz, é um gatilho, eu não sei explicar, talvez um dia isso acabe, eu extermine isso de vez dentro de mim, mas em alguns momentos, quando eu vou tomar uma decisão importante na minha vida, parece que lá no fundo, eu escuto uma voz ecoar: ‘você não é capaz, não vai conseguir, sem mim você não é nada, eu vou acabar com a sua vida, ninguém nunca vai te querer”, falou, no Encontro.

A artista ainda destacou que ela agora diz que começou a viver com 34 anos de idade. “Um ano que eu estou me descobrindo como mulher, descobrindo o que de fato é um relacionamento saudável, o que é trabalhar de forma saudável, fazer as minhas escolhas”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp