Homem é preso suspeito de feminicídio em Cruzeiro; vítima tinha medida protetiva

Homem é preso suspeito de mandar matar a ex-companheira a tiros em Cruzeiro; caso é investigado como feminicídio

A vítima, de 59 anos, chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital. Ela tinha uma medida protetiva contra o ex. Além do ex-marido, outras duas pessoas foram presas, suspeitas de terem participação no crime.

Um homem, de 60 anos, foi preso na tarde desta segunda-feira (25) suspeito de ser o mandante do assassinato da ex-companheira, de 59 anos, que foi morta a tiros em Cruzeiro, no interior de São Paulo. Além dele, outras duas pessoas foram presas, suspeitas de terem participação no crime.

Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu nesta segunda-feira, no período da manhã, em um imóvel que fica na Rua Vicente Mota Ferreira, na Vila Crispim.

De acordo com a polícia, após ser baleada, a mulher foi levada para a Santa Casa da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

O delegado responsável pelo caso, Sandro Franqueira, afirma que o ex-companheiro dela, de 60 anos, foi preso. Ele é suspeito de ser o mandante do crime.

“Nós apuramos que ele teria, através do telefone de terceiras pessoas, entrado em contato com outros dois suspeitos (que foram presos em Minas Gerais). A suspeita é que ele tenha contratado essas pessoas para matar a ex-esposa”, afirmou o delegado.

Ainda segundo o delegado, a vítima tinha uma medida protetiva contra o ex-companheiro e já havia sido ameaçada de morte.

“Ela já tinha registrado ocorrência policial contra o autor, já tinha um histórico de ameaças e ele teria ameaçado ela de morte”, disse.

O caso foi registrado como feminicídio e é investigado.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, os casos de feminicídio aumentaram no estado de SP. De janeiro a setembro de 2023 foram 166 casos. Já no mesmo período deste ano, foram 173 – 4% a mais.

No Vale do Paraíba, foram registrados 21 casos de feminicídio de janeiro a setembro deste ano, contra 12 no mesmo período do ano passado.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO BRAGANTINA

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Assista clássicos do cinema em Cine-Vagão itinerante de Sorocaba: programação gratuita de filmes dos anos 30 aos 60

Cinema montado dentro de vagão de trem exibe filmes clássicos em Sorocaba; veja programação

O Cine-Vagão itinerante da Sorocaba (SP) é gratuito e começa suas sessões nesta terça-feira (26). Ao menos 10 filmes lançados entre os anos 1930 e 1960 serão exibidos.

Um cinema montado dentro do vagão de um trem começa a exibir filmes clássicos em sessões gratuitas em Sorocaba (SP). A capacidade é de 60 lugares por sessão.

O Cine-Vagão itinerante da Sorocabana, Movimento de Preservação Ferroviária, vai exibir, no mínimo, dez filmes lançados entre os anos 1930 e 1960, anos do auge do transporte ferroviário no Brasil.

As sessões serão realizadas dentro de um antigo vagão de trem da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), que foi construído em 1951. O vagão terá um projetor, sistema de som e gerador para funcionamento dos equipamentos e será movido por uma antiga locomotiva até os locais das sessões. (Veja a programação completa abaixo)

O projeto, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura, busca promover a cultura por meio de grandes produções do cinema, especialmente para moradores de regiões próximas à antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV). O projeto também terá sessões para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

Os ingressos serão distribuídos no local e o público deve chegar com uma hora de antecedência.

A programação do Cine-Vagão inclui filmes clássicos como “A Chegada do Trem à Estação” (1895), “O Grande Roubo do Trem” (1903), “A General” (1927), “Mogli: O Menino Lobo” (1942), “O Morro dos Ventos Uivantes” (1939), “E o Vento Levou” (1939), “Cidadão Kane” (1941), “Casablanca” (1942), “A Marca do Zorro” (1940), “Tempos Modernos” (1936), “King Kong” (1933) e “Metropolis” (1927).

A exibição dos filmes acontecerá em diversos locais em Sorocaba durante os meses de novembro, dezembro e janeiro de 2025. Confira a programação completa acima.

Veja mais notícias da região no DE Sorocaba e Jundiaí.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp