Credenciamento de Veículos: Prazo Prorrogado para Carnaval 2025 em Salvador. Saiba Mais!

Prazo para cadastro do acesso de veículos nas regiões do Carnaval de Salvador é prorrogado

O período, iniciado em outubro, acabaria no último fim de semana. Agora, moradores da área tem até dezembro para realizar o serviço. Saiba como.

Credenciamento de veículos para moradores de áreas dos circuitos do carnaval de 2024 em Salvador inicia na sexta-feira (1º) — Foto: Ascom/Transalvador

O prazo para que moradores das regiões com trânsito modificado para o Carnaval de Salvador 2025 foi prorrogado. A informação foi divulgada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) nesta segunda-feira (25).

O período, que acabaria no fim de semana [https://DE.DE.DE/ba/bahia/noticia/2024/09/25/credenciamento-de-veiculos-de-moradores-carnaval-2025-salvador.ghtml], segue agora até 8 de dezembro. O requerimento deve ser feito no site do órgão [https://transonline.salvador.ba.gov.br/siggecarnaval/web/index.php/imovel/consultar-imovel], por meio do ícone “Carnaval 2025”.

No mesmo endereço online, os moradores que têm duvidas sobre a zona também podem consultar se o imóvel onde moram está em uma das áreas de restrição da festa.

Até o momento, conforme detalhou a Transalvador, apenas cerca de 6,2 mil moradores cadastraram pelo menos um veículo. Issso representa aproximadamente 20% dos pouco mais de 32 mil imóveis aptos a receber os adesivos.

COMO FAZER

Os moradores que já fizeram cadastro neste ano podem fazer o cadastro do próximo com os mesmos login e senha. Basta confirmar o veículo que já foi cadastrado no ano passado, excluí-lo e/ou incluir os dados de um novo automóvel.

O morador que já tiver o cadastro prévio e não confirmar, substituir ou incluir um novo veículo no site até a data limite deverá ir aos postos físicos, que serão abertos em data e locais a serem divulgados, caso deseje uma nova credencial.

Pôr do sol no último dia do carnaval de Salvador — Foto: Rafaela Paixão

Já quem não tem cadastro no site pode fazer virtualmente um novo registro para receber os adesivos em casa também até o dia 8 de dezembro.

Para isso, o proprietário do imóvel ou o inquilino deverá informar os números do IPTU, CPF/CNPJ e o endereço de e-mail. Cabe destacar que o número do CPF informado deverá ser o do proprietário do imóvel.

Em seguida, o sistema enviará para o e-mail informado um código de acesso. Ao ingressar no sistema, poderá ser informado o número do Renavam e placa do veículo a ser cadastrado.

Até o final do novo prazo todos poderão efetuar mudanças nas placas dos veículos. Após a data, o procedimento só poderá ser realizado em um dos postos de atendimento, mediante a troca do adesivo e apresentação do documento do novo veículo (CRLV). O início do atendimento presencial e os locais onde funcionarão esses postos serão divulgados futuramente.

CADASTRO FORA DO PRAZO

As credenciais só serão entregues nas residências dos moradores que cadastraram as placas dos veículos até 8 de dezembro. Quem perder o prazo terá que retirar as credenciais nos postos de atendimento.

Para agilizar a retirada nesses pontos, mesmo após a data-limite, os moradores poderão fazer o cadastro das placas no site, mas deverão ir nos balcões para buscar as credenciais.

ZONAS RESTRITAS

Em 2025, o Carnaval segue com cinco grandes áreas de restrição de circulação de veículos. Essas regiões serão subdivididas em 12 subáreas. As credenciais são específicas para cada um dos 12 locais. Os veículos que não possuírem a devida liberação para circulação ou que acessarem outra subzona que não a da residência onde moram serão autuados.

A multa para quem transitar em local e horário não permitido pela regulamentação é de R$ 130,16. Essa é uma infração de natureza média, prevista no artigo 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O infrator está sujeito ainda a 4 pontos na CNH.

ASSISTA AOS VÍDEOS DE DE E TV BAHIA 💻

26 vídeos [https://DE.DE.DE/ba/bahia/edicao/2024/11/25/videos-do-DE-e-tv-bahia-segunda-feira-25-de-novembro-de-2024.ghtml]

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Operações policiais detêm suspeitos de explosões em caixas eletrônicos em Salvador

Duas pessoas foram detidas e seis foram conduzidas para a delegacia durante uma operação que tem como alvo um grupo suspeito de participar de explosões em caixas eletrônicos em Salvador. A Operação Last Mile ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), em diferentes bairros do subúrbio da capital baiana.

A Polícia Civil informou que foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão durante a operação, que foi conduzida pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e teve uma duração de aproximadamente cinco meses. Todos os conduzidos são identificados como membros do grupo e possuem ligações confirmadas com os crimes sendo investigados, sendo dois deles autuados em flagrante.

Um dos suspeitos foi encontrado na posse do celular de um dos seguranças da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), que foi roubado durante a explosão de um caixa eletrônico dentro da instituição em 30 de agosto deste ano, resultando em sua autuação por receptação. O segundo indivíduo autuado estava portando munições calibre 380 e uma mira a laser. A Polícia Civil ainda está em busca de localizar os demais membros do grupo criminoso.

A redução de 33% nos ataques a instituições financeiras baianas até novembro deste ano foi registrada pela polícia. A operação teve o apoio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e equipes da Polícia Militar (PM).

No Centro Histórico de Salvador, outra ação policial foi realizada com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, um de prisão, e a prisão em flagrante de duas pessoas, resultando na apreensão de 79 porções de maconha. Cinco celulares e um tablet também foram apreendidos durante a operação, que teve lugar na rua do Gravatá e no Beco do Cravo. A Operação Gravatá foi conduzida pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) em colaboração com a Coordenação de Operações Policiais (COP) e a 1ª Delegacia Territorial (DT/Barris), com o suporte do Canil da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE).

O efetivo da operação, composto por 80 policiais civis e 20 viaturas, foi mobilizado após investigações que identificaram envolvimento dos suspeitos com crimes como tráfico de drogas, sequestro, cárcere privado, roubos e furtos na região central da capital baiana. Os indivíduos flagrados com porções de maconha foram autuados por tráfico, incluindo um deles que possuía um mandado em aberto pelo mesmo crime. A dupla foi encaminhada para a 1ª DT/Barris para interrogatórios e exames periciais no Departamento de Polícia Técnica (DPT), ficando à disposição das autoridades judiciais. Confira mais notícias do estado no DE Bahia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp