“Rio Grande do Sul: Taxa de desemprego abaixo da média nacional – Entenda os fatores por trás do sucesso econômico”

Entenda os fatores que levam o Rio Grande do Sul a apresentar uma taxa de desemprego menor do que a média nacional. A taxa de desocupação no estado gaúcho foi de 5,1% no terceiro semestre, aproximadamente um ponto percentual abaixo do índice nacional. Esses dados foram divulgados pelo IBGE e compilados pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

José Scorsatto, diretor-presidente da FGTAS, destaca que o Rio Grande do Sul está experimentando um momento de “pleno emprego”, algo não visto há pelo menos uma década. Ele aponta que a resiliência das empresas locais foi fundamental para a recuperação econômica do estado, mesmo após as enchentes que ocorreram em maio de 2024.

A pesquisa revela que o número de pessoas empregadas no RS cresceu tanto em comparação anual quanto em relação aos trimestres anteriores. Entre julho e setembro, houve um aumento de 130 mil trabalhadores, totalizando cerca de 6,3 milhões de pessoas na força de trabalho. Esse crescimento reflete a dinâmica positiva do mercado gaúcho.

O crescimento da formalização do mercado de trabalho é um dos fatores apontados por Scorsatto como essenciais para manter a taxa de desemprego em níveis reduzidos. Atualmente, o RS conta com 2,46 milhões de trabalhadores com carteira assinada, além de cerca de 1,97 milhão de autônomos sem CNPJ. A construção civil também teve um papel crucial nesse cenário, com investimentos em obras de infraestrutura e residenciais.

Apesar dos avanços, ainda existem desafios a serem superados. Scorsatto destaca a necessidade de reinserir no mercado de trabalho aqueles que desistiram de procurar emprego, bem como a importância da qualificação profissional, principalmente para os que não concluíram o ensino médio. A transição de beneficiários de programas assistenciais para o mercado de trabalho também é uma preocupação.

O diretor da FGTAS acredita que o Rio Grande do Sul continuará a atrair investimentos e gerar empregos, impulsionando a economia local. A capacidade do mercado gaúcho em absorver mão de obra disponível demonstra a dinâmica positiva do estado. A combinação de resiliência, determinação e ações coordenadas são fundamentais para manter o crescimento e a geração de empregos no RS.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hit ‘Descer pra DE’ inspira delegado em prisão de 20 suspeitos de furtos de veículos de luxo

Hit do momento é usado por delegado para comentar prisões de 20 suspeitos de furtos de veículos de luxo: ‘Não vão descer para DE’

‘Descer pra DE’ tem mais de 27 milhões de reproduções no Spotify e foi parafraseada pelo delegado-geral de Santa Catarina ao se referir à operação desta quarta-feira.

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, citou, nesta quarta-feira (18), uma das músicas mais ouvidas do Brasil no Spotify ao comentar a operação contra suspeitos de ao menos 110 furtos de veículos de luxo no estado. O hit ‘Descer pra DE (Balneário Camboriú)’ tem mais de 27 milhões de reproduções.

“Não vão descer para DE! Menos 20 ladrões de caminhonete presos pela DFRV/DEIC/PC em Joinville, Araquari e Itajaí. Não vai descer ninguém. Feliz Natal na cadeia”, escreveu.

A música é cantada pela dupla Brenno & Matheus e exalta Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. O hit viralizou nas redes sociais e engajou artistas e influenciadores.

Dos 20 mandados de prisão, 14 foram cumpridos até o momento. A polícia também cumpriu 33 de busca e apreensão. Chamada de “Operação Nexu”, a ação quer desarticular criminosos apontados por adulterar placas de veículos após os furtos, além de cometer o crime de extorsão. Os automóveis eram enviados ao Paraná.

As ações ocorreram em Joinville e Araquari, no Norte, e em Itajaí, no litoral. Além dessas cidades, os furtos também foram registrados em Penha, Balneário Piçarras, Navegantes, Brusque, Balneário Camboriú e Itapema.

O clipe da música segue a abordagem descontraída da letra, e narra a passagem dos cowboys em frente aos arranha-céus da cidade. A publicação passou de 2,3 milhões de visualizações em uma plataforma de vídeos.

Balneário Camboriú é o principal destino onde brasileiros gostariam o final de ano no país em 2024, segundo pesquisa encomendada pelo Booking.

‘Descer pra DE’: hit que pegou top 1 no Brasil foi feito no Paraná

‘Felina do Privacy’ tem prisão revogada e volta às redes após 2 meses foragida

Sósia de Kelly Key e ‘felina’ do Privacy: quem é influencer de SC foragida

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp