5 motivos para Botafogo acreditar na vitória sobre Palmeiras e retomar liderança no Brasileirão

Veja 5 motivos para o Botafogo acreditar na vitória sobre o Palmeiras e retomar a liderança

Times têm 70 pontos e duelam pelo primeiro lugar e título do Brasileirão

Torcida do Botafogo faz a festa na porta do Nilton Santos em despedida do time

O Botafogo entra em campo, nesta terça-feira, na primeira “final” da semana. O time visita o Palmeiras, no Allianz Parque, em duelo direto pela liderança do Campeonato Brasileiro – os dois times têm 70 pontos, mas a equipe paulista está à frente por ter uma vitória a mais.

A confiança do clube e da torcida é grande, e o de reuniu cinco motivos que pesam para o Alvinegro garantir o resultado que o deixará mais perto do título nacional.

VANTAGEM CONTRA DE-5

Ao longo do campeonato, boa parte dos pontos conquistados pelo Botafogo foi diante adversários diretos. O time conseguiu uma vitória contra o próprio time paulista, Internacional, duas sobre o Flamengo e quatro pontos contra o Fortaleza.

Nos 18 disputados, o Alvinegro perdeu apenas dois. Ou seja, o aproveitamento contra rivais na ponta da tabela indica que esses duelos são positivos para os cariocas.

Luiz Henrique comemora gol em Botafogo x Inter — Foto: Alexandre Durão

TRIUNFOS RECENTES CONTRA DE PALMEIRAS

O Verdão se tornou indigesto ao Alvinegro desde tomada da liderança – e do título – em 2023. Mas a virada de ano foi positiva para o time nesse confronto. Além da vitória no Brasileirão no primeiro turno por 1 a 0, o Botafogo bateu os paulistas nas oitavas de final da Conmebol Libertadores.

Os comandados de Artur Jorge venceram o jogo de ida por 2 a 1 e empataram em 2 a 2 na volta. Apesar da quase virada no fim, chegou às quartas.

Botafogo 1 x 0 Palmeiras | Melhores momentos | 17ª rodada | Brasileirão 2024

ARTUR JORGE INVICTO CONTRA ABEL FERREIRA

Os primeiros confrontos entre os dois foram em 2012, ainda nas divisões de base de Portugal. Sob o comando do time sub-19 do Braga, Artur Jorge venceu por 3 a 1 e empatou por 1 a 1 com o Sporting de Abel Ferreira na temporada 2011/12.

Eles voltaram a se encontrar dentro de campo 12 anos, justamente nos confrontos entre Botafogo x Palmeiras. O saldo em 2024, até agora, é positivo para o Alvinegro, com a vitória por 1 a 0 na partida do primeiro turno do Brasileirão e a eliminação na Conmebol Libertadores um triunfo e um empate.

Artur Jorge e Abel Ferreira em Botafogo x Palmeiras — Foto: Alexandre Durão

EMBALO EM MOBILIZAÇÃO DE SEMANA DECISIVA

Apesar de três empates recentes que fizeram o Botafogo perder a liderança, o time enfrenta a semana mais decisiva da história do clube e tem estratégias definidas para não desviar o foco. Jogadores se ausentam dos microfones e são blindados para garantir atenção total e evitar que uma possível fala aflore os ânimos no duelo que teve a rivalidade fomentada também fora de campo.

– Estamos preparados para lutar. Esse é o ponto zero para pensar no que fizemos para trás, muitas coisas boas. Uma das equipes mais atrativas da América do Sul, que dá gosto de ver jogar. A esta altura, esse é o ponto de se agarrar nas decisões, do tudo ou nada. Temos três jogos e a final da Libertadores, em que não é importante jogar bonito, fazer gols bonitos, dar espetáculo, é importante ganhar para atingir os objetivos – disse Artur Jorge na última coletiva.

Jogadores do Botafogo descem de ônibus para ver festa da torcida — Foto: Vítor Silva/Botafogo

VOLTA DE TITULARES

O duelo decisivo terá a volta do time considerado ideal. Suspensos por expulsão contra o Atlético-MG, Luiz Henrique e Barboza retornam ao time. Além deles, Marlon Freitas e Alex Telles tiveram a presença confirmada pelo próprio treinador após serem poupados por fadiga, contra o Vitória.

Antes do último jogo, o técnico português ainda teve que mudar o time pelas convocações próximas ao jogo contra o Atlético-MG. Agora, terá força máxima para lutar pelos três pontos importantes.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jornalista da Namíbia rebate Florentino Pérez por críticas na Bola de Ouro: “Frustrado”

Jornalista criticado por não votar em Vini Jr. na Bola de Ouro rebate Florentino Pérez: “Frustrado”

Sheefeni Nicodemus é da Namíbia, um dos países citados pelo presidente do Real Madrid como “locais com jornalistas que ninguém conhece” e que participaram da votação.

O debate em torno da eleição da Bola de Ouro continua. Após o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, criticar o sistema de votação do prêmio em um evento, alegando que inclui “jornalistas de países como Uganda, Namíbia, Albânia e Finlândia que ninguém conhece” e que, sem estes votos, Vinicius Jr teria vencido, um dos profissionais resolveu responder.

Em declarações à Cadena SER, Sheefeni Nicodemus, jornalista da Namíbia, considerou ofensivas as declarações do espanhol e partiu para o ataque:

– Estas são palavras de alguém frustrado. O senho Florentino Pérez sente que o povo do meu país e dos outros países mencionados não tem um voto significativo porque somos pessoas inferiores.

Eric Faria sobre a votação da Bola de Ouro: “Eleição sem vergonha”

Pérez fez suas críticas na Assembleia Geral do Real Madrid. O mandatário do clube madridista vem tecendo constantes críticas ao processo de votação da Bola de Ouro, que preteriu Vinicius Jr. e apontou o espanhol Rodri como o vencedor neste ano.

– Há jornalistas que ninguém conhece e votaram este ano. Sem os votos de jornalistas destes países como Uganda, Namíbia, Albânia e Finlândia, Vinicius teria ganho esta Bola de Ouro… O sistema tem de mudar e incluir pessoas reconhecidas, que se preocupam com seu prestígio com esses votos.

Os jornalistas da Finlândia, Namíbia e El Salvador foram os únicos que não incluíram Vinicius na sua lista dos dez melhores. Sheefeni Nicodemus não votou em Vinicius e escolheu Bellingham como o melhor jogador do ano, com Rodri na segunda colocação e Lamine Yamal na terceira.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp