Senai e Ford oferecem 50 vagas para curso de programação em Salvador: inscrições abertas

Senai e Ford oferecem 50 vagas para curso de programação em Salvador; saiba como
participar

Os 50 selecionados vão receber ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social, além de apoio na preparação para entrevistas de emprego e um diploma emitido pelo Senai.

1 de 1 Programa Ford capacita pessoas de baixa renda para o mercado de tecnologia — Foto: Divulgação

Programa Ford capacita pessoas de baixa renda para o mercado de tecnologia — Foto: Divulgação

Está aberto até a próxima quinta-feira (28) o prazo de inscrição para o curso “Programação front-end” oferecido gratuitamente pelo Senai e pela Ford. A formação faz parte do “Ford ” na Bahia, programa que qualifica pessoas de baixa renda para o mercado de tecnologia, com foco na empregabilidade dos participantes.

Com duração de cinco meses e carga horária de 300 horas, a capacitação é totalmente gratuita e não exige conhecimento prévio em programação. Os 50 selecionados vão receber ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social, além de apoio na preparação para entrevistas de emprego e um diploma emitido pelo Senai.

Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter 16 anos ou mais, ensino médio em andamento (a partir do 2º ano) ou completo e renda familiar de até quatro salários mínimos.

Interessados devem se inscrever no site do programa [http://www.cursosgratuitos.senaibahia.com.br], onde constam todas as informações sobre o processo de seleção, que terá cinco etapas: inscrições, desafio (remoto), prova de conhecimento prévio (presencial), entrevista (presencial) e matrícula. O resultado de cada etapa será divulgado no site [http://www.cursosgratuitos.senaibahia.com.br]. O início das aulas está previsto para o dia 6 de janeiro de 2025.

As atividades vão acontecer de segunda a sexta-feira, em dois locais de Salvador que o candidato pode escolher no momento da inscrição: Senai Cimatec, no bairro de Piatã, e Cimatec Digital, no Pelourinho, ambos em Salvador.

VEJA TAMBÉM:

Senai abre mais de mil vagas gratuitas em cursos técnicos na Bahia; veja como se inscrever
Outlet Premium Salvador oferece mais de 100 vagas de emprego para o fim de ano

O principal diferencial do curso é o foco na inserção dos participantes no mercado de trabalho. Por isso, oferece uma trilha completa de aprendizagem que inclui capacitação técnica, comportamental e o encaminhamento ativo para o mercado.

Além da formação em desenvolvimento de software front-end, o programa inclui aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras sobre temas em alta na área de tecnologia.

Veja mais notícias do estado no DE Bahia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Operação apreende 96 facas em presídio de onde detentos fugiram na Bahia; homens seguem foragidos

Operação apreendeu 96 facas e facões em presídio de onde detentos fugiram na Bahia; homens seguem foragidos

Celulares, anotações com contabilidades suspeitas e pendrives também foram encontrados no Conjunto Penal de Eunápolis. Vídeo exclusivo mostra fuga ocorrida na última semana.

1 de 6 Operação apreendeu 96 facas e facões em presídio de onde detentos fugiram na Bahia — Foto: Divulgação Nucom/Seap

Diversos objetos ilícitos foram apreendidos no Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, nesta semana, em revistas iniciadas após a 16 detentos fugirem da unidade. Entre o material, estão 96 facas e facões, 18 celulares, anotações com contabilidades suspeitas e pendrives.

A informação foi divulgadas pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) nesta quarta-feira (18), seis dias após a fuga. Até então, nenhum fugitivo foi encontrado. Por outro lado, três suspeitos de invadir a unidade morreram em confrontos com a Polícia Militar (PM) e dois foram presos.

Conforme detalhou a Seap, oito celas foram vistoriadas durante a operação deflagrada no local, na segunda (16) e terça-feira (17). Os materiais apreendidos serão analisados, com o objetivo de esclarecer a responsabilidade e possíveis atividades criminosas com a participação dos custodiados.

Enquanto isso, as visitas sociais seguem suspensas por cinco dias. Familiares dos detentos que permanecem na unidade protestam por falta de informações sobre eles.

2 de 6 Câmera de segurança mostra momento que detentos fogem de presídio na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em nota, a pasta pontuou que a suspensão da visitação dos internos considera a importância das atividades operativas da intervenção.

Segundo a Seap, além de emitir um comunicado, o diretor interventor do Conjunto Penal de Eunápolis, policial penal Jorge Magno, realizou, na terça-feira (17), uma reunião com defensores públicos, responsáveis pela 5ª Defensoria da cidade e com representantes da Comissão de Visitantes dos Presos.

Durante o encontro, segundo afirmou a secretaria, foram esclarecidas as medidas e ações que estão sendo implementadas na intervenção, além do alinhamento de informações.

Para além das vistorias, a Seap informou que ações de gestão administrativa realizam análises estruturais, para implementar melhorias prediais na unidade. “Obras estão com projetos em andamento, a exemplo de um muro e outras requalificações nas estruturas que refletem diretamente na segurança do Conjunto Prisional”, afirmou em nota.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp