Novorizontino perde vaga após chegar a 97% de chances de subir

Como o Novorizontino perdeu acesso após chegar a 97% de chances de subir

O Tigre chegou a liderar a competição e ficou quatro meses no DE-4, mas tropeços na reta final custaram a vaga na elite. O Novorizontino mais uma vez decepcionou e ficou sem a vaga na Série A do Campeonato Brasileiro, contrariando as chances matemáticas que chegaram a superar 96% de probabilidade de acesso. A marca de 96,69% foi alcançada no início de novembro, após a 35ª rodada, quando o Tigre venceu a Chapecoense fora de casa e chegou a 63 pontos, na vice-liderança.

De lá para cá, o Aurinegro não venceu nenhum dos três jogos finais, somando apenas um ponto no empate em casa com o Paysandu e acabou perdendo posições, deixando o DE-4 para terminar na quinta colocação. Para piorar, o clube ficou sem o acesso no critério de desempate. O Novorizontino terminou com os mesmos 64 pontos do Ceará, que, por ter uma vitória a mais, ficou com a quarta posição.

O Novorizontino chegou a liderar a Série B por oito rodadas e passou quatro meses entre os quatro primeiros colocados antes da rodada decisiva. A saída do grupo do acesso veio com a derrota fora de casa para o Goiás, que apenas cumpria tabela na competição. Este foi o segundo ano consecutivo que o Novorizontino terminou na quinta colocação na Série B. Em 2023, o Tigre também chegou à última rodada com chances de acesso, mas ficou a um ponto do DE-4.

Em 2025, o clube disputará novamente a Série B, além do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil. Eduardo Baptista não tem permanência garantida no Novorizontino em 2025.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras e Botafogo se enfrentam em confronto decisivo no Brasileirão

Palmeiras e Botafogo entram em campo nesta terça-feira, 26, às 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo, para uma partida que promete ser decisiva na reta final do Campeonato Brasileiro. Líder e vice-líder da Série A, ambas as equipes estão empatadas em pontos, com o Palmeiras na frente devido ao maior número de vitórias (21 contra 20).

O Botafogo vive um momento de instabilidade, com três empates consecutivos contra Cuiabá, Atlético-MG e Vitória. Já o Palmeiras vem embalado por uma vitória sobre o lanterna Atlético-GO no último fim de semana, quando venceu por 1 a 0 com gol de Raphael Veiga. Apesar disso, o empate do Botafogo contra o Vitória na mesma rodada manteve os dois times com a mesma pontuação, deixando o confronto ainda mais acirrado.

Situação das equipes
O Palmeiras, comandado por Abel Ferreira, não tem suspensos e pode contar com o retorno do zagueiro Murilo, recuperado de dores na coxa. Caso Murilo não atue, Vitor Reis será o substituto ao lado de Gustavo Gómez. Os desfalques continuam sendo Bruno Rodrigues e Piquerez, ambos lesionados.

No Botafogo, o técnico Artur Jorge terá praticamente força total, com o único desfalque sendo Tiquinho Soares, que cumpre suspensão após expulsão contra o Vitória. A equipe terá os retornos de Alex Telles e Marlon Freitas, que foram preservados na última partida, além de Barboza e Luiz Henrique, que voltam de suspensão.

Prováveis escalações
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo (Vitor Reis) e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Estêvão, Rony (Flaco López) e Felipe Anderson. Técnico: Abel Ferreira.

Botafogo: John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Almada; Savarino, Luiz Henrique e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.

Com a liderança do Brasileirão em jogo, a partida promete ser um verdadeiro teste de nervos para ambas as equipes, que seguem na disputa pelo título da temporada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp