Palmeiras x Botafogo define o campeão do Brasileirão

Nesta terça-feira, 26, às 21h30 (horário de Brasília), o Allianz Parque será palco de um confronto decisivo entre Palmeiras e Botafogo, valendo a liderança e, possivelmente, encaminhando o título da Série A do Campeonato Brasileiro.
 
Ambas equipes estão empatadas com 70 pontos na classificação, mas o Palmeiras, comandado pelo técnico português Abel Ferreira, tem uma pequena vantagem devido a uma vitória a mais na competição. Jogando em casa, o Palmeiras assume a ponta da classificação na última rodada do Brasileiro, trazendo certo favoritismo para o confronto.
 
Mesmo com o contexto favorável, Abel Ferreira prega respeito máximo ao Botafogo: “Esta era nossa final [o jogo contra o Alvinegro], agora faltam mais três. Vamos continuar, o jogo mais importante agora é o próximo, em casa, contra o Botafogo. Conseguimos a mesma pontuação do ano passado, temos que continuar a nos superar. Respeito máximo ao Botafogo.”
 
Para este desafio, o Palmeiras deve entrar em campo com o que tem de melhor. Uma possível formação para iniciar a partida inclui: Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gomez e Caio Paulista; Anibal Moreno, Richard Rios e Raphael Veiga; Felipe Anderson, Estevão e Flaco Lopez.
 
Por outro lado, o Botafogo chega a este confronto em um momento de oscilação na temporada. O Time de General Severiano enfrenta o Palmeiras logo após perder a ponta da classificação, somando três empates consecutivos contra Vitória, Atlético-MG e Cuiabá. Além disso, o Alvinegro joga esta partida a apenas quatro dias da decisão da Copa Libertadores, no próximo sábado, 30, contra o Atlético-MG.
 
Mesmo com a proximidade da final continental, o técnico Artur Jorge deixou claro em entrevista que o confronto com o Palmeiras deve ser encarado como uma decisão: “A essa altura [do Brasileiro] estamos com o mesmo número de pontos do nosso rival [Palmeiras]. Iremos para o jogo da próxima rodada como uma final. Esse é o espírito que temos.”

Confiança

Algo que dá confiança à torcida do Botafogo no confronto fora de casa com o Palmeiras é o retrospecto recente de partidas entre as equipes nestas circunstâncias. Na última edição do Brasileiro, o Alvinegro bateu o Palmeiras fora de casa por 1 a 0, enquanto na atual edição da Libertadores arrancou um empate por 2 a 2 que lhe garantiu a classificação para as quartas de final da competição continental.
 
Para este compromisso importante, o técnico Artur Jorge deve colocar em campo a formação titular de sua equipe: John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Almada; Savarino, Luiz Henrique e Igor Jesus.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Felipe Melo do Fluminense recebe suspensão de 5 jogos por ofensas à arbitragem

Felipe Melo, do Fluminense, recebe cinco jogos de suspensão por ofensas contra a arbitragem

Clube também é multado por atos discriminatórios da torcida em partida contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro; decisões ainda cabem recursos

Felipe Melo é expulso após reclamar de arbitragem em jogo do Fluminense

A Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol puniu o volante Felipe Melo com cinco partidas de suspensão e multa de R$ 6 mil por ofensa contra a arbitragem na partida contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro.

No mesmo processo, o Fluminense foi multado em R$ 50 mil por atos discriminatórios de torcedores na partida. As decisões foram proferidas por maioria dos votos nesta terça-feira e cabem recurso.

As infrações foram praticadas na partida contra o Grêmio, realizada em 1 de novembro, pela 32ª rodada da Série A. Na súmula o árbitro narrou as ofensas de Felipe Melo.

“Aos 54 minutos do segundo tempo, expulsei diretamente o atleta número 30 Felipe Melo de Carvalho, por sair do banco de reservas e se dirigir em minha direção aplaudindo as decisões da arbitragem de maneira irônica e desrespeitosa. Após a expulsão o referido atleta virou-se para a torcida e fez um gesto com as mãos insinuando um roubo e proferindo as seguintes palavras: ” O Fluminense está sendo roubado.”

Além da súmula, a Procuradoria recebeu ainda notícia de infração protocolada pelo Deputado Federal Zucco denunciando a conduta de alguns integrantes da torcida do Fluminense.

O documento descreve que, após o término da partida, torcedores do clube carioca realizaram gestos preconceituosos e ultrajantes em direção à torcida gremista, simulando natação como forma de deboche frente às enchentes recentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul, acarretando mortes e deixando milhares de gaúchos desabrigados. Os gestos foram amplamente divulgados em vídeos e matérias jornalísticas.

No mesmo processo, o gandula José Claudemir da Silva foi advertido por conduta antidesportiva. A Procuradoria enquadrou o gandula no artigo 258 por conduta antidesportiva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp