Identifique as Necessidades Alimentares do seu Cachorro: Aposte na Alimentação Natural para uma Dieta Balanceada e Saudável

Você sabe como identificar as necessidades alimentares do seu cachorro? Saiba qual é o momento de apostar em uma nova dieta com a alimentação natural

Se perguntar a um tutor se o seu pet é saudável, é provável que ele vá analisar características físicas como pelo, peso, disposição e energia antes de dar uma resposta.

Mas a verdade é que a deficiência nutricional nem sempre se manifesta de forma física. Mais do que esperar um sinal claro, o tutor pode utilizar algumas ferramentas para avaliar a qualidade de alimentação do cachorro.

Confira a seguir quais as formas de identificar a carência de uma vitamina ou um nutriente na dieta do seu melhor amigo. Antes de realizar qualquer mudança, consulte o médico veterinário.

Dieta bem balanceada: aprenda como reconhecer e o que verificar

Hoje no mercado pet existem algumas exigências que devem ser cumpridas por parte das marcas a fim de garantir a qualidade e procedência dos alimentos.

Para atuar no Brasil, a premissa mínima é de que a marca esteja registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), responsável por avaliar lista de ingredientes, fabricante e endereço, data de validade, entre outros.

Também é possível conferir se a marca tem o registro na Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET).

Outra ferramenta para consultar são as tabelas nutricionais para cães e gatos, sendo as principais: American Association of Feed Control Officials (AAFCO), Federation Europeenne de Industrie des Aliments pour Animaux Familiers (Fediaf) e National Research Council (NRC).

Todas essas informações podem ser consultadas no rótulo da embalagem, estando de fácil acesso ao consumidor principalmente no momento da escolha.

Quais nutrientes podem estar em falta?

Dentro dos requisitos estabelecidos, é comum que alguns cachorros apresentem alguma deficiência nutricional, que deve ser suprida a fim de garantir a saúde e o bem-estar animal. Entre as mais comuns estão a falta de:

* Cálcio
* Vitamina E
* Vitamina D
* Iodo
* Zinco
* Manganês
* Ácidos graxos ômegas-3

Na ausência dos nutrientes, o cachorro pode apresentar feridas, queda nos pelos, imunidade baixa, queda de dentes, fragilidade nos tendões, falta de disposição, perda de massa muscular e envelhecimento precoce.

A alimentação natural e o papel da suplementação na saúde animal

Uma das formas de atender as necessidades alimentares do seu cachorro e garantir a suplementação adequada através de uma dieta com a alimentação natural.

Uma comida de verdade, como a da Mascote Fit, atende aos requisitos da American Association of Feed Control Officials (AAFCO), além de contar com os principais suplementos, dispensando a necessidade de complementar a refeição.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem condenado a mais de 66 anos por estupro e homicídio no Paraná

Homem que estuprou e matou filha da ex é condenado a mais de 66 anos de prisão no Paraná

Um caso chocante chama a atenção no estado do Paraná. Adriano José de Souza foi condenado a mais de 66 anos de prisão por estupro de vulnerável e homicídio com cinco qualificadoras, após estuprar e matar a filha da ex-companheira em São Carlos do Ivaí, no noroeste do estado, no mês de abril. O crime comoveu a região e agora a justiça busca fazer valer a pena imposta ao réu.

A sentença detalhou que Adriano cometeu estupro de vulnerável e homicídio com cinco qualificadoras, incluindo motivo torpe, emprego de asfixia e meio cruel, mediante dissimulação, feminicídio e crime contra menor de 14 anos. Além da condenação, ele terá que indenizar a família da vítima em R$ 300 mil, conforme decidido pela justiça paranaense. Uma resolução que busca trazer um pouco de alívio para os familiares da jovem vítima.

O julgamento que culminou na condenação do réu aconteceu em Paraíso do Norte, com a presença de seis testemunhas, incluindo a mãe da vítima, o pai de Adriano, uma vizinha, dois policiais e o próprio acusado, que optou por ficar em silêncio durante as declarações. Momentos de tensão e emoção marcaram a audiência, com a mãe da menina tendo uma crise de ansiedade e precisando de atendimento psicológico.

Os advogados tanto da família da vítima quanto de Adriano se manifestaram após a sentença. Enquanto os representantes da família acreditam que a decisão foi justa, o advogado do réu analisará o caso para decidir se recorrerá da decisão. Um desfecho que põe um ponto final em um capítulo trágico na vida dos envolvidos e da comunidade local.

O caso de Adriano José de Souza chocou a todos pela brutalidade do crime cometido. Após estuprar e estrangular a ex-enteada de apenas 12 anos, ele foi capturado dois dias depois na casa de sua mãe, em Amaporã, a cerca de 50 quilômetros de onde o crime foi perpetrado. Em um relacionamento anterior com a mãe da vítima, Adriano não aceitou a separação e acabou por cometer um ato irracional e extremamente violento.

Durante o depoimento, o acusado negou as acusações de abuso sexual contra a vítima, porém o delegado encarregado do caso encontrou evidências que apontavam para tal conduta criminosa. Um desfecho trágico e um alerta para a violência doméstica e o cuidado que é necessário ter com os vulneráveis em nossa sociedade. Este é um caso que ficará marcado na memória da população paranaense por muito tempo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp