Suspeito de matar idoso a tiros em assentamento de Araçatuba é preso com munições e acessórios

Polícia prende suspeito de matar idoso a tiros em assentamento de Araçatuba

Homem de 19 anos foi autuado em flagrante por posse ilegal de munição, mas negou envolvimento em homicídio de morador do assentamento Chico Mendes, ocorrido em 11 de novembro.

Munições de diversos calibres, cinturão, coldre e celular apreendidos por investigadores, nesta terça-feira (26), em Araçatuba, com suspeito de envolvimento em homicídio, no assentamento Chico Mendes — Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta terça-feira (26), um homem de 19 anos suspeito de matar um idoso a tiros no assentamento Chico Mendes, em Araçatuba (SP). Inicialmente, o jovem vai responder por posse ilegal de munições.

O corpo da vítima, Gabriel Gonçalves dos Santos, que tinha 68 anos, foi encontrado por policiais militares, caído ao lado de um cavalo, em uma rua do assentamento. Ele tinha perfurações de tiros nas costas e na cabeça. Segundo a PM, a vítima tinha mudado do bairro Engenheiro Taveira para o assentamento poucos meses antes.

Durante cumprimento do mandado de busca e apreensão, os investigadores da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Araçatuba foram ao endereço do suspeito, nesta terça-feira. No imóvel, foram encontradas 11 munições de calibre 22 intactas, 24 cartuchos de calibre 36 deflagrados, dois projéteis de calibre 36, 12 recipientes com pólvora, cinturão para cartuchos e coldre para revólver, além de ferramentas e outros objetos. Também foi apreendido um aparelho celular.

Em depoimento, o suspeito negou participação no homicídio. Autuado em flagrante por posse ilegal de munições, ele permanece preso. As investigações continuam.

De acordo com a DIG, o suspeito trabalha no mesmo sítio do pecuarista Alisson Henrique Navarro Pereira, que em setembro foi condenado a 53 anos e 8 meses de prisão por latrocínio (roubo seguido de morte) de outros dois moradores do assentamento do Chico Mendes. À época, outro empregado, Paulo Gabriel Tete Cerqueira, também foi condenado no mesmo julgamento a 42 anos de prisão por envolvimento nos crimes, que ocorreram em março de 2023. Na ocasião, foram mortos Edson Aparecido Inácio de Lima e Altamiro Pereira da Silva.

Por meio de cruzamento de informações, a Polícia tenta verificar se o jovem preso nesta terça-feira tinha alguma ligação com os dois homens que foram condenados por latrocínio anteriormente.

Veja mais notícias da região em De Rio Preto e Araçatuba.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Cães terapeutas de Santos vestidos de Noel alegram pacientes em hospital do litoral de SP

Cães terapeutas DE vestidos de Noel DE visitam pacientes em hospital do litoral de SP

Os animais percorreram a pediatria e as enfermarias dos setores vascular e clínica médica do Complexo Hospitalar da Zona Noroeste, em Santos (SP).

Os cães terapeutas da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos, no litoral de São Paulo, fizeram uma visita especial de Natal para os pacientes internados no Complexo Hospitalar da Zona Noroeste. Os animais percorreram a pediatria e as enfermarias dos setores vascular e clínica médica vestindo gorros de Papai Noel.

Ao todo, três cachorros das raças border collie, golpendoodle e pastor belga malinois, participaram da ação. Para a mãe de um dos pacientes, a visita foi importante porque quebrou a rotina no hospital.

A doméstica Gecina Alves dos Santos lembrou da cadela que vive na casa onde ela trabalha quando recebeu os cães. “Essa visita foi muito especial. Desde criança, sempre tive bichinho em casa. Gosto muito deles e não faço distinção por raça. Simplesmente amo”, disse em nota publicada pela prefeitura.

ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA

O método que utiliza cães e outros animais em complemento a tratamentos tradicionais já realizados com pacientes é conhecido como cinoterapia ou Terapia Assistida por Animais (TAA).

Segundo a prefeitura, o método garante que o tratamento ocorra de maneira leve e promova o bem-estar dos pacientes, pois o contato com o animal estimula as funções motoras, desenvolve a fala, melhora a socialização e aumenta a confiança e a autoestima.

“Temos um protocolo sempre que há visitas agendadas nos hospitais. Costumamos fazê-las no período da tarde para realizarmos a higienização dos cães pela manhã. Importante lembrar que eles foram treinados para esse tipo de ação, são vacinados e vermifugados”, disse a guarda civil tutora de um dos cães, Nizete Maurício dos Santos.

De acordo com a chefe da Seção de Enfermagem do Complexo Hospitalar, Graziela de Paula Povrezan, as visitas melhoram o dia de todos, desde funcionários até pacientes e acompanhantes. “O ambiente fica mais positivo e as pessoas mais alegres e tranquilas. Os pacientes se sentem acolhidos de uma outra forma. Temos casos até de pessoas que se levantaram do leito e pediram para andar com o cão pelo corredor”, afirmou.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp