Uma Comissão Legislativa de Inquérito (CLI) foi instaurada para apurar o déficit orçamentário nas contas da Câmara de Montes Claros. A primeira reunião já foi realizada nessa segunda-feira (25). Para a CLI foram eleitos os seguintes parlamentares: Daniel Dias(PCdoB) como Presidente, Marlus do Independência (PSD) como Relator e Marcos Nem (PODE) como Vice-presidente.
A comissão já solicitou documentos, que deverão ser entregues em até 48 horas. Um novo encontro deve ser realizado na próxima semana, quando a CLI irá avaliar as próximas medidas a serem tomadas na apuração do caso.
Conforme noticiou o Diário do Estado, em outubro o sistema virtual que faz o controle financeiro da Câmara teria apontado um problema contábil. A situação foi percebida pelos especialistas que assessoram a Casa, que possui um orçamento de R$ 33 milhões, aprovado pelos parlamentares em 7 de dezembro de 2023.
“A gente levantou um valor que em tese faltaria no final do ano R$ 2,2 milhões aproximadamente. E para conseguir encaixar esse valor no orçamento, a gente orientou a presidência da Casa a realizar cortes para que a gente cumpra a legislação vigente”, detalhou o contador da Câmara, Adailton Silva. Por conta do déficit, os vereadores votaram e aprovaram um projeto que regulamenta o corte nos gastos da Câmara.
Entre as medidas aprovadas, estão o corte de 10% no valor bruto dos subsídios dos vereadores e de 25% nos salários dos servidores, além de outras reduções. A situação financeira da Câmara de Montes Claros está sendo acompanhada de perto pela CLI que deve tomar as medidas necessárias para sanar o déficit e garantir a continuidade das atividades legislativas.
A transparência na gestão dos recursos públicos é fundamental para manter a credibilidade e a eficiência dos órgãos legislativos. Com a instauração da CLI, espera-se que todas as irregularidades sejam identificadas e corrigidas, contribuindo para o bom funcionamento da Câmara de Montes Claros e para a garantia dos direitos e interesses da população local.
A comunidade de Montes Claros aguarda ansiosamente por esclarecimentos sobre as causas do déficit orçamentário na Câmara de Vereadores e confia que a CLI cumprirá com seu papel de investigação e tomada de medidas assertivas para resolver a situação. O Diário do Estado continuará acompanhando de perto o desdobramento desse caso e trazendo informações atualizadas para seus leitores.