Comissão Legislativa de Inquérito investiga déficit na Câmara de Montes Claros: veja os detalhes

Uma Comissão Legislativa de Inquérito (CLI) foi instaurada para apurar o déficit orçamentário nas contas da Câmara de Montes Claros. A primeira reunião já foi realizada nessa segunda-feira (25). Para a CLI foram eleitos os seguintes parlamentares: Daniel Dias(PCdoB) como Presidente, Marlus do Independência (PSD) como Relator e Marcos Nem (PODE) como Vice-presidente.

A comissão já solicitou documentos, que deverão ser entregues em até 48 horas. Um novo encontro deve ser realizado na próxima semana, quando a CLI irá avaliar as próximas medidas a serem tomadas na apuração do caso.

Conforme noticiou o Diário do Estado, em outubro o sistema virtual que faz o controle financeiro da Câmara teria apontado um problema contábil. A situação foi percebida pelos especialistas que assessoram a Casa, que possui um orçamento de R$ 33 milhões, aprovado pelos parlamentares em 7 de dezembro de 2023.

“A gente levantou um valor que em tese faltaria no final do ano R$ 2,2 milhões aproximadamente. E para conseguir encaixar esse valor no orçamento, a gente orientou a presidência da Casa a realizar cortes para que a gente cumpra a legislação vigente”, detalhou o contador da Câmara, Adailton Silva. Por conta do déficit, os vereadores votaram e aprovaram um projeto que regulamenta o corte nos gastos da Câmara.

Entre as medidas aprovadas, estão o corte de 10% no valor bruto dos subsídios dos vereadores e de 25% nos salários dos servidores, além de outras reduções. A situação financeira da Câmara de Montes Claros está sendo acompanhada de perto pela CLI que deve tomar as medidas necessárias para sanar o déficit e garantir a continuidade das atividades legislativas.

A transparência na gestão dos recursos públicos é fundamental para manter a credibilidade e a eficiência dos órgãos legislativos. Com a instauração da CLI, espera-se que todas as irregularidades sejam identificadas e corrigidas, contribuindo para o bom funcionamento da Câmara de Montes Claros e para a garantia dos direitos e interesses da população local.

A comunidade de Montes Claros aguarda ansiosamente por esclarecimentos sobre as causas do déficit orçamentário na Câmara de Vereadores e confia que a CLI cumprirá com seu papel de investigação e tomada de medidas assertivas para resolver a situação. O Diário do Estado continuará acompanhando de perto o desdobramento desse caso e trazendo informações atualizadas para seus leitores.

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TOTVS impulsiona gestão da Tuka Rental com soluções especializadas

Tuka Rental adota soluções especializadas da TOTVS para aprimorar sua gestão

Com 39 anos de atuação, a empresa implementou o TOTVS Backoffice – Linha Protheus, TOTVS Rental, TOTVS Manutenção de Ativos – Linha Protheus e o PDV Mobile by Easy Analytics

A Tuka Rental, empresa que compõe o Grupo Tuka, especializada no aluguel de equipamentos, compra e venda de peças e máquinas para os segmentos industrial, portuário, construção civil, infraestrutura e obras diversas, firmou uma parceria com a TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil. Com 39 anos de atuação, a Tuka Rental passa a adotar soluções especializadas da TOTVS, a fim de obter uma gestão mais digitalizada e integrada e, também, otimizar os contratos de locação e manutenção de ativos.

> “Resolvemos nos conectar com o mundo da TOTVS com a intenção de revolucionar a forma como trabalhamos, tornando os nossos processos mais eficientes e proporcionando uma experiência excepcional para nossos colaboradores e clientes. Estamos otimistas pois temos certeza que uma nova era de produtividade elevada e inovação está iniciando em nossa empresa”, diz Felipe Chiaradia Alcoba Rocha, diretor da Tuka Rental.

A partir de agora, a companhia passa a usar o TOTVS Backoffice – Linha Protheus, um sistema de gestão completo e robusto, que oferece uma variedade de módulos flexíveis para atender todas as necessidades administrativas da empresa. O ERP simplifica as rotinas de diversas áreas como faturamento, financeiro, controle de estoque, compras, gestão de projetos e automação fiscal. Já com o TOTVS Rental e o TOTVS Manutenção de Ativos – Linha Protheus, que oferecem o controle da gestão dos ativos e da locação de forma automática e mais inteligente, a Tuka Rental poderá programar a execução de todas as atividades de locação, manutenção preventiva ou corretivas, controlando todos os indicadores do processo. Os softwares permitem acompanhar quais máquinas estão locadas, quais estão paradas, qual é o custo dessa paralisação e o custo de manutenção, gerenciando também toda a receita proveniente de locação, assim como a performance de cada um dos equipamentos, além de outros KPIs fundamentais para a gestão de locações e de manutenção.

Por fim, a empresa contratou também a solução PDV Mobile by Easy Analytics, que agiliza a operação, reduzindo custos de estrutura de caixa e impressoras fiscais, a partir de um sistema PDV remoto que opera também em modo offline. Com isso, é possível realizar vendas e atender clientes da melhor forma e em quaisquer circunstâncias.

> “Estamos entusiasmados com a nossa parceria com a Tuka Rental, que não apenas otimiza as operações da empresa, mas também reforça o compromisso da companhia com a inovação e a excelência no serviço. Acredito que haverá muitos benefícios e uma atuação ainda mais sinérgica, com soluções especializadas”, destaca Wilson de Godoy, diretor-executivo da TOTVS Sudeste Meridional.

Para saber mais sobre o portfólio de soluções da TOTVS, acesse o site da empresa.

Sobre a TOTVS

Líder absoluta em sistemas e plataformas para empresas, a TOTVS possui mais de 70 mil clientes. Indo muito além do ERP, oferece tecnologia completa para digitalização dos negócios com foco em 3 dimensões: Gestão, com sistemas para automatizar processos das atividades fim e todo backoffice da operação; Techfin, oferecendo serviços financeiros personalizados por meio dos seus sistemas; e Business Performance, com soluções para as empresas venderem mais e crescerem. Nos últimos 5 anos, a companhia investiu aproximadamente R$ 3 bilhões em pesquisa e desenvolvimento para atender, de maneira cada vez mais especializada, empresas de 12 segmentos da economia, tornando-se um trusted advisor de seus clientes. A TOTVS acredita no “Brasil que FAZ” e apoia o crescimento sustentável de milhares de negócios e empreendedores em todo país e em outras diversas regiões da América Latina. Para mais informações, acesse o site oficial da TOTVS.

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