Problemas na coleta de lixo deixam moradores de Birigui sem serviço por caminhões quebrados

Caminhões quebram e deixam moradores sem coleta de lixo em Birigui

Segundo a prefeitura, caminhões apresentaram problemas, mas serviço será retomado em 24 horas; sacos de dejetos se espalham pelas ruas da cidade.

Sacos de lixo espalhados pelas ruas do bairro Portal da Pérola 2, nesta quarta-feira (27) em Birigui: de acordo com a Prefeitura, caminhões quebraram, mas serviço deve ser retomado em 24h — Foto: Arquivo pessoal

Moradores de Birigui (SP) voltaram a conviver com atraso na coleta de lixo domiciliar, resultando em acúmulo de dejetos nas ruas. Nos bairros Portal da Pérola 1 e 2 e Candeias, por exemplo, o caminhão da coleta passou pela última vez na sexta-feira (22).

Os sacos se espalham ao longo de várias vias. Em alguns pontos, estão colocados no meio de cruzamentos das ruas. O bairro é servido por duas escolas, uma municipal e outra estadual, e uma unidade básica de saúde.

Nesta quarta-feira (27), a Prefeitura de Birigui informou que o atraso no recolhimento do lixo se deve à quebra de caminhões, tanto da frota municipal como dos veículos alugados para a finalidade.

Em março deste ano, a cidade passou pelo mesmo problema (veja abaixo). Com a quebra de quatro caminhões naquele mês, a coleta de lixo ficou paralisada por mais de uma semana.

De acordo com a prefeitura, estão sendo tomadas providências para retomar a coleta do lixo num prazo de 24 horas. Os caminhões estão passando por manutenção. A frota é formada por quatro caminhões e oito motoristas, informa a nota.

Moradores de Birigui contam que serviço de coleta de lixo ainda não normalizou

Veja mais notícias da região em DE Rio Preto e Araçatuba.

VÍDEOS: CONFIRA AS REPORTAGENS DA TV TEM

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp