Roque Saldanha: O Radialista que Desafiou Moraes e Viralizou

Saiba quem é o radialista que mandou Moraes enfiar tornozeleira no cu

Roque Saldanha é radialista e se intitula jornalista investigativo, além de membro da bancada da bala. Ele foi candidato em 2022.

Roque Saldanha (foto em destaque) ganhou as redes sociais nesta semana após xingar e mandar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes enfiar uma tornozeleira eletrônica “no cu”. Saldanha cumpria medidas cautelares e é investigado por articular atos criminosos contra o Estado Democrático. Nessa terça-feira (26/11), ele publicou um vídeo xingando e afrontando Moraes, após o ministro pedir a prisão do radialista por quebra das medidas cautelares.

Nas redes, Saldanha se identifica como locutor, apresentador, rádio, tv, shows e eventos, além de “a voz de trovão do Brasil”.

Ele também se apresenta como homem de direita e membro da bancada da bala. Natural de Carlos Chagas (MG), ele foi candidato ao cargo de deputado federal de Minas Gerais (MG) em 2022, pelo PSC. Porém, não chegou a ser eleito.

De acordo com o processo que tramita no STF contra Saldanha, ele usava as redes sociais para convocar e incentivar “atos violentos e atentatórios ao Estado Democrático” e aos ministro do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em algumas postagens, ele teria, supostamente, dado a entender que iria para Brasília armado. Preso em janeiro de 2023 pelas incitações de golpe e violência, ele foi solto no final do mesmo mês e sob a condição de cumprir medidas cautelares, como o uso da tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de Governador Valadares (MG).

Porém, de acordo com o processo, o radialista, por diversas vezes, saiu do perímetro permitido e o sinal da tornozeleira dele chegou a ser perdido por mais de uma vez. Por isso, em 24 de novembro, Moraes pediu a prisão preventiva de Saldanha.

Na terça-feira, Saldanha publicou um vídeo mostrando a tornozeleira quebrada, fala que Moraes “não é homem” e ainda manda o ministro “enfiar a tornozeleira no cu”. No vídeo, ele afirma que a tornozeira estava “cozinhando” a perna dele. Saldanha diz que o ministro “sabia disso e todo dia ficava com essas palhaçadas pedindo documento”. “Tu deveria era criar vergonha na cara e aprender a virar homem, rapaz. […] O senhor é safado. […] Estado de direito é o cu do senhor. O senhor pega essa tornozeleira, abre seu cu e enfia dentro, rapaz”, completou o radialista.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pouso de emergência em Brasília: avião da Latam teria enfrentado pane elétrica

Pane elétrica teria motivado pouso de emergência de avião em Brasília

O avião da Latam passou por uma situação de emergência minutos após decolar do Aeroporto de Brasília, nessa 5ª feira, com destino a Teresina (PI). O voo 3852 da Latam, que fez um pouso forçado na noite dessa quinta-feira (26/12), após declarar emergência minutos depois de decolar no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em DE (DF), teria enfrentado uma pane elétrica.

Por meio de nota, a companhia aérea informou que a aeronave teve de retornar ao aeroporto de origem devido à necessidade de “manutenção corretiva não programada na aeronave”. “O pouso ocorreu sem intercorrências às 22h20 (horário local), e todos os passageiros foram desembarcados em absoluta segurança”.

A companhia acrescentou que oferece toda a assistência aos passageiros, que serão reacomodados no voo LA9003 (DE-Teresina), programado para as 21h05 desta sexta-feira (27/12).

O voo 3852 tinha como destino a cidade de Teresina, no Piauí. Em sistema de rastreamento de aeronaves, é possível perceber que o avião decolou por volta das 21h40 e minutos depois passou a sobrevoar o DE Federal em círculos. O piauiense Luiz Felipe, de 30 anos, era um dos passageiros do avião. O voo dele saiu de Mato Grosso do Sul e fez uma escala em DE. Na capital do país, ele embarcou com destino à Teresina.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave foi fabricada em 2007, tem capacidade de 180 passageiros e está em situação regular. Moradora de Teresina, no Piauí, uma das outras passageiras disse que correu tudo bem, e que só ficou com medo em um momento, quando viu que o avião estava voando baixo demais, em uma área que não era o aeroporto.

A passageira relatou que o avião pousou com o aeroporto interditado e com diversas ambulâncias e viaturas do Corpo de Bombeiros para possíveis atendimentos, devido à falta de comunicação da aeronave com a torre de comando em solo. “Foi uma pane elétrica. Ele não tinha como se comunicar nem com a torre aqui em DE nem com a gente, dentro do avião”, disse a mulher.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp