A sexta edição da Campus Party Goiás, o maior evento de tecnologia e inovação do estado, foi aberta na quarta-feira, 27, em Goiânia. O governador Ronaldo Caiado reafirmou o compromisso do governo em garantir que a população de Goiás esteja preparada para acompanhar os avanços na área de Inteligência Artificial (IA). É uma área tão nova, que tem um espaço tão grande. Temos que trabalhar para que se consolide cada vez mais no estado de Goiás, defendeu Caiado, destacando a grande demanda mundial por IA.
Com o tema Construindo uma geração tecnológica e de IA em Goiás, o Governo de Goiás, em parceria com o Instituto Campus Party, oferece uma gama de atividades de fomento à inovação e tecnologia. O evento, que espera superar a marca de 155 mil participantes registrada em 2023, impulsiona a discussão em torno das inúmeras possibilidades de aplicação da IA nas áreas de saúde, segurança pública e educação.
Caiado enfatizou que o estado saberá adequar suas estruturas para acompanhar a evolução tecnológica. Uma das principais apostas é a integração da prática de IA em projetos pedagógicos dos colégios estaduais a partir do próximo ano letivo. Não se pode deixar faltar aos jovens, dos mais distantes municípios, a oportunidade de poder competir com os melhores do mundo, frisou o governador.
Na solenidade de abertura, o público pôde ter contato com o poderio da IA através de uma apresentação inédita da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. A 10ª Sinfonia de Beethoven, obra inacabada do grande compositor alemão, foi finalizada com o uso de inteligência artificial e executada pela primeira vez na América Latina. Outra novidade da noite foi a presença da primeira palestrante humanoide do evento, Sophia.
Programação e Inclusão
O CEO da Campus Party Brasil, Tonico Novaes, agradeceu aos parceiros e detalhou a programação que segue até o domingo (1º/12). O palco principal, uma novidade neste ano, tem visibilidade para a área open. Todos os conteúdos principais da Campus Party estarão disponíveis de forma gratuita, trazendo cada vez mais inclusão, afirmou. Entre os destaques da programação, o Governo de Goiás vai realizar a 1ª Olimpíada de IA Aplicada, o Campeonato de Futebol de Drones e um hackathon sobre desenvolvimento sustentável.
Os alunos das Escolas do Futuro de Goiás e da rede estadual de ensino estão integrados em ações, que incluem oficinas de robótica e impressoras 3D. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, reforçou a oportunidade para popularizar a tecnologia. Goiás se tornou o estado da inovação. Dobramos as matrículas de ensino técnico, apoiamos 120 startups, ganhamos prêmios de políticas públicas inovadoras nacionais e internacionais, afirmou, citando os programas Sukatech e Cidadão Tech 60+.
A Campus Party atrai público de outras regiões do Brasil para a capital goiana. Morador de Porto Nacional (TO), João Pedro Silva integra a caravana do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Viemos buscando adquirir conhecimentos de games e na área de Tecnologia da Informação, afirmou o estudante. O Governo de Goiás, em parceria com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e com o RedeMob Consórcio, disponibiliza transporte coletivo gratuito para o evento.
Não perca a oportunidade de se envolver com o futuro da Inteligência Artificial e da tecnologia! Confira a programação completa e compartilhe sua opinião sobre como Goiás está se preparando para essa transformação digital.