Governo de Goiás abre inscrições para cadastro reserva no programa Aprendiz do Futuro

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), anunciou a abertura de inscrições para o cadastro de reserva no programa Aprendiz do Futuro a partir desta quinta-feira (28/11). O edital completo com todas as informações está disponível no site da Seds (social.go.gov.br) e as inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico , até o dia 30 de dezembro de 2024.

Adolescentes que completem 14 anos em 2024 até 15 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade econômica e social, podem se inscrever no programa do Goiás Social. É necessário que a família esteja registrada no Cadastro Único, que os jovens sejam estudantes da rede pública ou bolsistas de 100% da rede particular, e que a renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos ou meio salário por pessoa.

Esta é uma oportunidade para que adolescentes em situação de vulnerabilidade tenham um primeiro contato com o mercado de trabalho, enquanto têm todo o suporte e apoio para continuarem se dedicando aos estudos, explica a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado. O programa se destaca por incluir adolescentes de etnias tradicionais, como indígenas, quilombolas, ciganos ou afrodescendentes, além de integrantes de famílias com mulheres vítimas de violência doméstica e pessoas com deficiência, sem limite de idade.

O foco do Aprendiz do Futuro é a tecnologia, o mercado de trabalho, a alta performance e o impacto social na vida dos jovens em situação de vulnerabilidade. Os participantes recebem um salário de R$ 663,39, férias, 13º salário, vale-alimentação de R$ 150, vale-transporte, seguro de vida e uniforme. A carga horária diária é de quatro horas, com um dia da semana dedicado a cursos de formação e reforço nas disciplinas de Matemática e Português, pela plataforma da Renapsi, parceira do programa.

Criado em 2021, o programa já empregou 12 mil jovens, lotados em órgãos públicos nos 246 municípios goianos. O secretário da Seds, Wellington Matos, destaca a relevância do programa: Ele dá condições ao jovem de trabalhar e estudar, oferece formação, incluindo o reforço em disciplinas fundamentais na vida escolar, assegura os direitos trabalhistas, com contratação pela CLT, proporcionando autonomia para os jovens custearem suas necessidades financeiras e até ajudarem suas famílias, entre outras vantagens de um programa tão qualificado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mulher é pisoteada no metrô de SP durante ação de marketing da Netflix para divulgar série Senna

Uma ação de marketing da Netflix para divulgar a série Senna gerou pânico e caos no Metrô de São Paulo, após uma experiência sensorial no túnel de baldeação entre as linhas Verde e Amarela. O evento, criado para promover o lançamento da produção sobre o piloto Ayrton Senna, acabou provocando tumulto, confundindo muitos passageiros, que acreditaram estar no meio de um tiroteio. O caos resultou em uma corrida desordenada, e uma mulher foi pisoteada, necessitando de atendimento médico.

A ação, que incluía sons de autódromo, luzes vermelhas e amarelas e gritos de evacuação, gerou grande confusão entre os passageiros. “Gritaram para a gente correr para as escadas rolantes, e com o barulho, luzes vermelhas e as pessoas gritando, todo mundo entrou em pânico. Eu caí e fui pisoteada. Foi uma sensação de morte, como se eu fosse morrer ali”, relatou a jornalista Carolina Costa, que estava no local no momento do tumulto.

Ela descreveu o ambiente como um pesadelo, com o barulho do autódromo ecoando pelo túnel e as pessoas tentando se proteger enquanto a confusão aumentava. “Foi horrível, uma sensação de pavor, nunca imaginei que algo assim aconteceria comigo. As pessoas se machucaram, e algumas precisaram de atendimento médico imediato”, afirmou Carolina.

Após o incidente, o Metrô de São Paulo emitiu uma nota explicando que o tumulto começou com a queda de um casal de idosos na esteira de transferência entre as estações Paulista e Consolação. Um passageiro, ao ver o acidente, gritou “tiro”, o que gerou pânico e desencadeou o caos no local. A situação foi controlada, mas o incidente levantou preocupações sobre a segurança e o impacto das ações de marketing em espaços públicos.

A série Senna, estrelada por Gabriel Leone, estreia oficialmente na plataforma da Netflix nesta sexta-feira, 29.

@eucarocarolina 🚨 Netflix, desative essa experiência sensorial horrível do metrô de São Paulo!🚨#marketing #netflix #senna #sennasempre #metro #metrô @Netflix @Metrô de São Paulo ♬ som original – eucarocarolina

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp