Condutor inabilitado é preso após fugir de blitz da PM em Unaí: veja detalhes da ocorrência

Um condutor inabilitado foi flagrado fugindo de uma blitz da Polícia Militar e acabou sendo encontrado escondido na oficina onde trabalha, em Unaí, na última quarta-feira (27). Os militares estavam realizando a fiscalização no bairro Jardim, quando deram ordem de parada para o motociclista. No entanto, ele desrespeitou a sinalização e empreendeu fuga em alta velocidade, mesmo com um dos pneus furados, chegando a avançar o semáforo no cruzamento entre as avenidas São João e Governador Valadares.

Com o auxílio da placa da motocicleta, os militares conseguiram identificar o local de trabalho do homem. Ao ser encontrado, o condutor, de 18 anos, confessou que fugiu porque não possuía habilitação para dirigir. Além disso, a moto apresentava irregularidades, como falta de retrovisores e alterações na descarga. Diante da situação, ele foi preso e conduzido para a delegacia da Polícia Civil, enquanto a motocicleta foi apreendida.

Na delegacia, foram emitidas 10 autuações ao condutor pelas diversas irregularidades e infrações de trânsito cometidas. A ação da Polícia Militar resultou na prisão do condutor e na apreensão do veículo, demonstrando a importância da fiscalização no trânsito para garantir a segurança de todos os cidadãos. Situações como essa reforçam a necessidade do cumprimento das leis e da posse dos documentos necessários para dirigir veículos nas vias públicas.

O G1 Triângulo é um canal importante para manter a população informada sobre notícias locais e regionais, como essa ocorrência em Unaí. A cobertura jornalística de eventos policiais contribui para a conscientização da sociedade sobre a importância do respeito às leis de trânsito e das consequências de agir de forma irregular. A parceria entre as autoridades policiais e a imprensa é fundamental para garantir a transparência e a divulgação de informações relevantes para a comunidade.

Por meio de ações como essa, o Diário do Estado auxilia na divulgação de acontecimentos locais que impactam a vida dos cidadãos. É essencial promover a conscientização sobre a importância da regularização da documentação de veículos e da habilitação dos condutores, visando a segurança e a ordem no trânsito. A colaboração entre a polícia, os veículos de comunicação e a população é fundamental para a construção de uma sociedade mais segura e responsável no trânsito.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Diário do Estado determina realocação de famílias em Itabira devido a barragem: Vale terá que arcar com custos

Diário do Estado terá que realocar famílias em imóveis sob risco de desabamento por causa de barragem em Itabira

Decisão judicial fixa prazo de dez dias para transferência provisória, com todos os custos a cargo da mineradora.

O Diário do Estado determinou que a Vale realoque, em até dez dias, as famílias que vivem em casas com risco de desabamento devido às obras no Sistema Pontal, em Itabira, na Região Central de Minas Gerais. Cabe recurso da decisão.

A sentença atende a um pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e determina que a mineradora arque integralmente com os custos da transferência das famílias.

Além disso, deve criar, em até cinco dias, um protocolo de atendimento indicando como o procedimento será feito e disponibilizá-lo publicamente para os afetados e nos autos do processo.

Ainda segundo a decisão, relatórios da Assessoria Técnica Independente (ATI) já identificaram pelo menos 13 casas com risco grave ou crítico. A Defesa Civil de Itabira apontou outras nove residências em situação de risco, somando casos de risco baixo, médio e alto.

A mineradora também terá que elaborar, em 30 dias, um plano para monitorar as casas vazias e evitar saques, mau uso ou problemas de saúde. Por fim, a Vale precisará fazer obras de segurança para evitar novos riscos no local.

As famílias podem pedir para sair das casas a qualquer momento, mas precisam ter o risco comprovado por um relatório técnico da Defesa Civil ou da ATI.

A decisão também garante que os moradores tenham o direito de escolher se querem voltar para as casas no futuro, caso elas sejam consideradas seguras, ou pedir outras formas de compensação.

O Diário do Estado entrou em contato com a Vale e aguarda retorno.

Sistema Pontal

O Sistema Pontal passa por obras de descaracterização de estruturas desde 2019. Estão em intervenção os diques 2, 3, 4, 5, Minervino, Cordão Nova Vista e Rio do Peixe, além da barragem Ipoema, que já teve o processo concluído.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp