Criação de Ouvidoria Setorial na SSP gera reação negativa dos direitos humanos: duplicidade de órgãos e custos extras em SP

A criação de uma Ouvidoria Setorial pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) tem gerado reação negativa por parte de representantes de defesa dos direitos humanos, que veem uma tentativa de esvaziamento das atribuições da já existente Ouvidoria da Polícia, custo extra para os cofres públicos, bem como uma forma de confundir a população a respeito do órgão que deve receber denúncias sobre policiais civis e militares.

A resolução que cria a “ouvidoria paralela” foi publicada pelo secretário Guilherme Derrite no Diário Oficial de terça-feira (26/11). Será justamente Derrite quem indicará o ouvidor do órgão recém criado, que contará com dois funcionários e um “conselho de usuários de serviços públicos”. A Ouvidoria Setorial vai funcionar no térreo do prédio da própria SSP, que promete “atuação independente”.

Caberá à nova ouvidoria receber elogios, reclamações, sugestões e denúncias, “com exceção das ocorrências policiais que violem os direitos humanos”, que seguem com a Ouvidoria da Polícia.

A Ouvidoria da Polícia se manifestou nessa quinta (28/11) em nota em que aponta atribuições conflitantes e questiona “a quem interessa essa confusão inapropriada e dispendiosa”. O estado de São Paulo tem enfrentado uma escalada na letalidade policial, com diversas denúncias referentes ao abuso cometido pela Polícia Militar, em especial no âmbito das operações Escudo e Verão, na Baixada Santista.

Comandada por Claudio Silva, a Ouvidoria da Polícia também diz que procurou a SSP para reforçar a necessidade de publicação do edital para criação do seu próprio conselho de usuários, algo previsto em lei, mas não houve “resposta conclusiva”.

A Ouvidoria da Polícia já tem por atribuições “receber denúncias, reclamações e representações sobre atos considerados arbitrários, desonestos, indecorosos ou que violem os direitos humanos individuais ou coletivos praticados por servidores civis e militares da Secretaria da Segurança Pública”.

A avaliação também é a de que a medida tomada por Derrite cria órgãos em duplicidade, “com despesas incompatíveis com a austeridade orçamentária tão necessária”.

A criação da Ouvidoria Setorial é alvo de críticas por parte de representantes de grupos de defesa dos direitos humanos, que apontam um esvaziamento do órgão criado em 1995 e regulamentado por lei em 1997, durante a gestão de Mario Covas (PSDB).

O presidente do Condepe diz que o assunto será tema de reunião da entidade no próximo dia 6 e que a acionará o Ministério Público de São Paulo e a Defensoria Pública para que analisem a resolução de Derrite com critérios jurídicos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Descubra o nome da segunda filha de Neymar e Bruna Biancardi: Mel? Saiba mais!

Saiba qual será o nome da segunda filha de Neymar com Bruna Biancardi

Bruna Biancardi e Neymar revelaram que estão à espera de uma menina nesta quinta-feira (26/12). Essa é a sua segunda filha do casal.

Bruna Biancardi e Neymar estão esperando a segunda filha juntos — o casal já tem Mavie, de um ano. Após o fim do chá revelação, ocorrido na última quarta-feira (25/12), amigos e convidados do evento desconfiam que o jogador e a influencer já teriam escolhido o nome da herdeira.

Fontes do Portal LeoDias informaram que suspeitam que o casal já tenha chegado a um consenso do nome da futura filha e que ela se chamará Mel. Bruna Biancardi teria feito a sugestão ao craque da Seleção Brasileira e ele acatou a decisão. Entretanto, o casal ainda não compartilhou a informação ao público.

Vale lembrar que Neymar Jr. é pai de Davi Lucca, de 13 anos, fruto do relacionamento com Carol Dantas, Mavie, de 1, de Bruna Biancardi, e Helena, de 5 meses, filha de Amanda Kimberlly.

No Instagram, o casal compartilhou um vídeo em que mostrava Mavie brincando com a barriga de Biancardi, além de imagens do chá-revelação, que contou com as ajudas de Davi Lucca, responsável por apertar o botão que anunciou a chegada de uma menina, e a caçula dos pombinhos.

Neymar publicou uma foto ao lado de Bruna Biancardi e escreveu uma declaração de amor.

FIQUE POR DENTRO!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o perfil DE Fun no Instagram.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp