Defesa Civil e Prefeitura de Guarujá iniciam plano preventivo contra danos das chuvas no verão em SP: saiba mais!

Defesa Civil inicia plano preventivo para combater danos causados pelas chuvas no verão em Guarujá, SP

O plano preventivo para combater danos causados pela chuva durante o verão em Guarujá, SP é iniciado pela Defesa Civil. Esta iniciativa é uma ação conjunta da Defesa Civil do Estado de São Paulo e de Guarujá, no litoral paulista, visando conter os possíveis prejuízos provocados pelas fortes chuvas que afetam a cidade durante a temporada de verão. O Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) começa a partir deste domingo (1º) e tem previsão para se estender até 31 de março de 2025, podendo ser prorrogado se necessário.

A Prefeitura de Guarujá destaca que o plano envolve a realização de previsões meteorológicas diárias, monitoramento da chuva e acompanhamento de áreas de risco geológico propensas a alagamentos, enchentes e inundações em tempo real. Para isso, o PPDC conta com 15 estações munidas de pluviômetros automáticos, responsáveis por medir a quantidade de chuva em cada local, cobrindo uma extensão de 143 km² da Ilha de Santo Amaro, que circunda Guarujá. Além disso, há uma plataforma de coleta de dados geotécnicos para medir a umidade do solo, localizada na região da Vila Baiana e na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Guararu.

Durante a vigência do plano, a administração municipal emitirá avisos meteorológicos sempre que as condições climáticas apontarem risco potencial de deslizamento, alagamento ou inundação. Esses alertas serão enviados através de canais de mensagens como SMS, WhatsApp e Telegram. Além disso, as informações pertinentes também serão divulgadas nas redes sociais da Prefeitura de Guarujá e da Defesa Civil, a fim de garantir a ampla disseminação das orientações e alertas às pessoas que possam ser afetadas.

A implementação do PPDC visa minimizar os impactos causados pelas chuvas intensas que costumam ocorrer ao longo do verão em Guarujá, contribuindo para a segurança da população e a preservação do patrimônio local. É fundamental que os moradores estejam atentos e sigam as recomendações das autoridades competentes, a fim de reduzir os riscos e proteger suas vidas e bens diante de situações de emergência decorrentes das condições climáticas adversas.

Garantir a segurança e o bem-estar da população é uma prioridade para a Defesa Civil e a Prefeitura de Guarujá, que reforçam a importância da colaboração de todos para o sucesso das ações preventivas. Com o apoio e engajamento da comunidade, é possível enfrentar os desafios que as chuvas de verão podem trazer, protegendo o município e seus habitantes de possíveis danos e transtornos. Juntos, é possível superar as adversidades e construir um ambiente mais seguro e resiliente para todos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mulher morre em acidente na véspera de Natal em frente a pizzaria em Ribeirão Preto

Mulher morre na véspera de Natal em SP após ser atropelada por caminhonete na porta de pizzaria

Josiane Cajuela, de 46 anos, estava com grupo que foi surpreendido por veículo no bairro Adelino Simioni, em Ribeirão Preto (SP). O motorista DE fugiu do local, segundo a PM.

Josiane Cajuela, de 46 anos, morreu após ser atropelada por caminhonete em frente a pizzaria em Ribeirão Preto — Foto: Reprodução/Facebook

Uma auxiliar de serviços, que estava com o grupo atropelado por uma caminhonete em frente a uma pizzaria em Ribeirão Preto (SP), no começo desta semana, morreu na véspera de Natal.

De acordo com informações registradas em boletim de ocorrência, Josiane Cajuela, de 46 anos, chegou a ficar internada por dois dias na Santa Casa, onde passou por procedimentos, mas não resistiu aos ferimentos e traumas sofridos, e teve a morte confirmada na terça-feira (24).

Caminhonete atropela grupo na porta de pizzaria em Ribeirão Preto, SP

O atropelamento aconteceu na Avenida Magid Simão Trad, próximo à Rua Francisco Aziani, no bairro Adelino Simioni, no dia 23, por volta de 0h15 (assista ao vídeo acima).

Imagens de uma câmera de segurança mostram uma movimentação de pessoas, inclusive com motoristas e motociclistas diminuindo a velocidade em função da circulação de pedestres.

De repente, a caminhonete virou bruscamente na direção do grupo, bateu em dois automóveis estacionados, atingiu quatro pessoas e uma moto. Uma mulher chegou a ser lançada para o alto com o impacto. O veículo só parou ao subir na calçada.

Josiane Cajuela, de 46 anos, morreu na véspera de Natal depois de ser atropelada por caminhonete em frente a pizzaria em Ribeirão Preto (SP). — Foto: Reprodução/ Facebook

Em seguida, as imagens mostram que uma multidão correu para ver se havia vítimas presas embaixo da caminhonete, enquanto duas mulheres desceram do veículo, aparentemente dos bancos de passageiros. Não foi possível identificar o condutor.

Além de Josiane, que foi levada inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona norte, um gerente de 37 anos ficou ferido. Outros dois homens atingidos não tiveram ferimentos. Imagens feitas após o acidente mostram os danos causados aos veículos. Um deles pertence a uma empresa de aluguel de automóveis.

Segundo a PM, a pessoa que atropelou o grupo fugiu do local após o acidente e a caminhonete, com placas de Califórnia (PR), foi abandonada e precisou ser guinchada e levada ao pátio da RP Mobi, empresa responsável pelo tráfego na cidade.

Após a comunicação da morte de Josiane, o caso foi registrado na Polícia Civil como homicídio culposo na direção de veículo e fuga do local de acidente.

Caminhonete atropelou grupo na porta de pizzaria no bairro Adelino Simioni, zona Norte de Ribeirão Preto, SP — Foto: Reprodução/Câmeras de Segurança

Veja mais notícias da região no DE Ribeirão Preto e Franca.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp