Previsão do tempo aponta céu nublado para Salvador neste final de semana; chuva dá trégua após deslizamentos

Chuva dá trégua após semana de deslizamentos de terra e alagamentos em Salvador; confira previsão para o final de semana

Previsão do tempo indica apenas 10% de possibilidade de chuva no sábado e 5% no domingo.

Salvador terá céu nublado no final de semana — Foto: Redes sociais

Depois de uma semana de muitas chuvas, que causaram alagamentos e deslizamentos de terra, a previsão do tempo para Salvador no final de semana é de céu nublado. As chances de chuvas são de apenas 10% no sábado (30) e 5% no domingo (1º), de acordo com a Defesa Civil.

A trégua no temporal começou na quinta-feira (28), após dois dias marcados por tragédias na capital baiana. Na quarta-feira, dois deslizamentos de terra deixaram cinco pessoas soterradas. Duas delas morreram e as outras três foram resgatadas com vida.

Homem resgata cachorro em São João do Cabrito, em Salvador

De acordo com Cláudia Valéria, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as fortes chuvas foram resultado da associação de dois sistemas: uma frente fria sobre o oceano e a convergência de umidade vinda da região norte do Brasil, que ocasionou a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Esse sistema é comum nesta época do ano na Bahia, onde as chuvas costumam ser mais frequentes nas regiões oeste, sul e no Vale do São Francisco. Quando o sistema ocorre de forma mais intensa, como neste ano, as chuvas costumam se espalhar por todo o estado, atingindo também a capital e as cidades da região metropolitana.

Defesa Civil de Salvador teve mais de 300 ocorrências em 24h

O resultado disso foi o novembro mais chuvoso desde 1961. De acordo com a Defesa Civil de Salvador, o acumulado de chuva de novembro chegou a 466 mm, quando o esperado para o mês era de 108 mm. Em apenas 72h, choveu 269 mm na capital.

Até esta sexta-feira (29), não há alertas de perigos emitidos pela Defesa Civil emitidos no final de semana.

MORTES EM DECORRÊNCIAS DAS CHUVAS

Gerson Júnior, Paulo Andrade e Amanda Teles morreram durante chuvas em Salvador e RMS — Foto: Redes sociais

Três mortes foram confirmadas em Salvador e na região metropolitana. Duas vítimas foram soterradas após deslizamentos de terra, enquanto a terceira caiu em um bueiro e foi arrastada pela água. Saiba quem são as vítimas:

Gerson Alexandrino Santos Júnior: o jovem de 23 anos dormia em casa, no bairro de Saramandaia, na quarta-feira, quando um deslizamento de terra fez o imóvel desabar. O corpo foi retirado dos escombros no mesmo dia e enterrado na quinta (28), sob forte comoção dos vizinhos. “Juninho”, como era conhecido na comunidade, deixou dois filhos.

Paulo Andrade: o jovem de 18 anos estava no banheiro de casa, entre a região de Saramandaia e Pernambués, quando um deslizamento de terra soterrou a casa. Além dele, a mãe, o irmão de seis anos e um vizinho foram soterrados, mas foram resgatados com vida. Após 48h de buscas ininterruptas, o corpo de Paulo foi encontrado.

Amanda Teles: a garota de 12 anos voltava da escola, no bairro Urbes, em Dias D’Ávila, quando tropeçou e caiu em um bueiro. Ela foi arrastada pela água. As buscas contaram com o auxílio de câmeras, drones, cachorros e pranchas para vistoriar as tubulações da cidade e o Rio Imbassaí, que passa pela região. Também após 48h, o corpo de Amanda foi encontrado.

Veja mais notícias do estado no DE Bahia.

ASSISTA AOS VÍDEOS DO DE E TV BAHIA 💻

13 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

DE e construtora se comprometem a proteger trabalhadores chineses resgatados em condição análoga à escravidão em Camaçari

Após audiência conjunta virtual, a DE e a construtora terceirizada JimJiang Open Engineering se comprometeram a colaborar com a proteção dos 163 chineses resgatados de trabalho análogo à escravidão na obra de construção da montadora chinesa, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (26) pelo Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA).

O DE entrou em contato com a BYD para pedir um posicionamento, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Na ocasião, foi definido que os trabalhadores seguirão hospedados em hotéis até que sejam finalizadas as negociações para a rescisão dos contratos de trabalho.

Apesar de questionar a avaliação das autoridades do Estado brasileiro, que a partir de um amplo conjunto de provas colhido durante semanas de fiscalização conjunta configurou a situação vivida pelos 163 trabalhadores entrevistados como vítimas do tráfico internacional para fins de exploração laboral em condição análoga à escravidão, as empresas se comprometeram a colaborar com a proteção dos resgatados.

O MPF solicitou o compartilhamento das provas colhidas para que sejam adotadas as medidas na esfera penal. As duas empresas também se comprometeram a apresentar ao MPT até o fim do dia todos os documentos relativos aos 163 resgatados e as informações detalhadas de onde estão alojados.

A DPU está em entendimento com a Receita Federal para que as empresas encaminhem os trabalhadores resgatados para emissão de CPF. Só com este documento será possível fazer os pagamentos no Brasil dos valores relativos à rescisão dos contratos e às indenizações. A JimJiang deverá conduzir os empregados resgatados à Polícia Federal para obtenção do Registro Nacional Migratório (RNM) e posteriormente à Receita para emissão dos CPFs. Também ficou definida a garantia de compra pela contratante das passagens e custeio de até 120 dólares americanos como ajuda de custo para a viagem de volta à China de sete empregados que têm retorno previsto dia 1º de janeiro.

Segundo o MPT-BA, uma nova audiência foi agendada para o dia 7 de janeiro, para que seja apresentada uma proposta de termo de ajuste de conduta, para avaliação das empresas investigadas pela submissão de trabalhadores a condição análoga à escravidão.

Além das empresas, participaram da audiência os representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp