Evento ‘Doar Santos’ celebra dia de solidariedade com atrações variadas

Santos celebra o Dia de Doar com atrações

Ação busca inspirar e mobilizar a população a ser mais solidária e generosa.

Em 2023, o evento Doar Santos ocorreu na Rua Othon Feliciano, no Gonzaga. — Foto: Divulgação

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, sediará a segunda edição do evento ‘Doar Santos’ neste sábado (30), com diversas atrações das 14h às 18h. A ação faz parte da campanha global ‘Dia de Doar’, que visa inspirar e mobilizar a população para ser mais solidária, celebrando e conscientizando sobre a importância da doação.

Promovido pela Rede Sementeira em parceria com diversas instituições, o evento ganhou força no ano passado, quando o ‘Dia de Doar’ foi incluído no calendário oficial da cidade por meio da Lei 4.368/23.

PROGRAMAÇÃO

O evento ocorrerá no Parque Municipal Roberto Mário Santini, o Quebra Mar. Na programação, estão previstas apresentações musicais e experiências interativas e culturais. Além disso, 23 organizações sociais irão apresentar seus trabalhos e dialogar com o público.

A prefeitura realizará uma feira de adoção de animais para estimular a tutoria responsável de cães e gatos abandonados e orientará sobre a doação de órgãos, por meio de ações da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos, entre outros. Durante o evento, também haverá um ponto de arrecadação de leite em prol do Fundo Social de Solidariedade de Santos.

A escola UNICA Terapias levará profissionais e alunos para realizarem atendimento gratuito à população, com massagens, aplicação de reiki, terapias e vivências. Ainda haverá uma aula aberta de yoga e dançaterapia com o tema ‘Doar é preciso’.

A comunidade também poderá colaborar com serviços. Os interessados em oferecer ajuda voluntária no evento devem se inscrever preenchendo um cadastros online.

DIA DE DOAR

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa ocorreu pela primeira vez há 12 anos, nos Estados Unidos. Lá, ela é realizada na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), pois se tornou uma resposta solidária ao consumismo da Black Friday e Cyber Monday.

No Brasil, a primeira edição do Dia de Doar foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global em busca de incentivar a cultura de doação. A data visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, mostrando que todos podem participar e fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Riscos de deslizamento em área interditada há 2 anos aumentam com as chuvas em Franca, SP: Prefeitura alerta

Chuvas elevam riscos de deslizamento em área interditada há 2 anos em Franca, SP

A Prefeitura reforçou o alerta em um cruzamento no Jardim Brasilândia II. Desde dezembro de 2022, quando o local foi atingido por um deslizamento de terra, três casas permanecem interditadas. A maior incidência de chuvas deste mês aumentou a preocupação das autoridades para os riscos de deslizamento de uma área residencial que está interditada há dois anos, no Jardim Brasilândia II, em Franca (SP), e que ainda é utilizada por pedestres.

Por isso, a Prefeitura reforçou a interdição em um trecho da Rua São João Del Rey, no cruzamento das ruas Florianópolis com a Ouro Preto, enquanto as obras de recuperação do local não são concluídas.

O local foi atingido por um forte temporal em janeiro de 2023, ocasião em que foi realizada a interdição que permanece até hoje. O aposentado Luis Elias de Paula conta que utilizava a rota com frequência e se viu prejudicado pela interdição.

O trecho interditado liga o bairro ao Brasilândia I, onde ficam escolas, creches e unidades de saúde. Mesmo com a interdição há quase dois anos, muitos moradores e pessoas que passam pelo local se arriscavam a atravessar a pé, de carro ou moto.

Em nota, a Prefeitura orienta os moradores e demais usuários das vias locais a buscarem rotas alternativas. A administração municipal também informou que uma obra estimada em R$ 1,2 milhão deve ser concluída no primeiro semestre de 2025 e inclui recuperação da área, com vegetação e drenagem.

Além da rua, dez casas que ficam na parte superior do barranco foram interditadas após o temporal em 2023. Atualmente, três dessas residências continuam com risco de deslizamento e os moradores foram obrigados a sair. Marcelo Pires da Silva é proprietário de uma dessas casas e conta sobre a preocupação em deixar o imóvel, mesmo com risco de deslizamento.

A situação de interdição e risco de deslizamento preocupa os moradores e destaca a importância da realização das obras de recuperação o mais rápido possível para garantir a segurança da população local. É fundamental seguir as orientações da Prefeitura e evitar trafegar pela área interditada, priorizando a segurança e bem-estar de todos os envolvidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp