Santos celebra o Dia de Doar com atrações
Ação busca inspirar e mobilizar a população a ser mais solidária e generosa.
Em 2023, o evento Doar Santos ocorreu na Rua Othon Feliciano, no Gonzaga. — Foto: Divulgação
A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, sediará a segunda edição do evento ‘Doar Santos’ neste sábado (30), com diversas atrações das 14h às 18h. A ação faz parte da campanha global ‘Dia de Doar’, que visa inspirar e mobilizar a população para ser mais solidária, celebrando e conscientizando sobre a importância da doação.
Promovido pela Rede Sementeira em parceria com diversas instituições, o evento ganhou força no ano passado, quando o ‘Dia de Doar’ foi incluído no calendário oficial da cidade por meio da Lei 4.368/23.
PROGRAMAÇÃO
O evento ocorrerá no Parque Municipal Roberto Mário Santini, o Quebra Mar. Na programação, estão previstas apresentações musicais e experiências interativas e culturais. Além disso, 23 organizações sociais irão apresentar seus trabalhos e dialogar com o público.
A prefeitura realizará uma feira de adoção de animais para estimular a tutoria responsável de cães e gatos abandonados e orientará sobre a doação de órgãos, por meio de ações da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos, entre outros. Durante o evento, também haverá um ponto de arrecadação de leite em prol do Fundo Social de Solidariedade de Santos.
A escola UNICA Terapias levará profissionais e alunos para realizarem atendimento gratuito à população, com massagens, aplicação de reiki, terapias e vivências. Ainda haverá uma aula aberta de yoga e dançaterapia com o tema ‘Doar é preciso’.
A comunidade também poderá colaborar com serviços. Os interessados em oferecer ajuda voluntária no evento devem se inscrever preenchendo um cadastros online.
DIA DE DOAR
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa ocorreu pela primeira vez há 12 anos, nos Estados Unidos. Lá, ela é realizada na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), pois se tornou uma resposta solidária ao consumismo da Black Friday e Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição do Dia de Doar foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global em busca de incentivar a cultura de doação. A data visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, mostrando que todos podem participar e fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano.