Dia Mundial de Luta contra a Aids: Testes rápidos na feira livre de Itapetininga

Dia Mundial de Luta contra a Aids terá testes rápidos na feira livre em Itapetininga

No local serão realizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O resultado sai na hora, em aproximadamente 15 minutos. Para fazer o teste basta apresentar um documento com foto.

1 de 1 Teste rápido para detecção do vírus HIV — Foto: Secom/Divulgação

Teste rápido para detecção do vírus HIV — Foto: Secom/Divulgação

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado neste domingo (1º), a Secretaria de Saúde de Itapetininga, inicia a Campanha Fique Sabendo 2024, com oferta de testes rápidos para detecção da doença, na Feira Livre da Praça Peixoto Gomide das 8h às 12h. Mas, a programação se estende pela semana. Confira o cronograma abaixo.

📲 Participe do canal do de Itapetininga e Região no WhatsApp

A Campanha, que acontece anualmente, é uma mobilização de incentivo ao teste de HIV e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame.

Além de todas as unidades de saúde do município intensificarem a oferta dos testes e de preservativos, uma equipe da Vigilância Epidemiológica estará presente, durante a semana toda, ofertando testes rápidos e orientações na Praça Peixoto Gomide, área central.

CONFIRA O CRONOGRAMA:

Domingo (1°), das 08h às 12h
Segunda-feira (2), das 19h às 22h
Terça-feira (3), das 19h às 22h
Quarta-feira (4), das 19h às 22h
Quinta-feira (5), das 19h às 22h
Sexta-feira (6), das 19h às 22h

No local serão realizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O resultado sai na hora, em aproximadamente 15 minutos. Para fazer o teste basta apresentar um documento com foto.

A testagem é simples, segura, confidencial e é realizada a partir da coleta de uma gota de sangue retirado da ponta do dedo. Caso o teste dê um resultado positivo, o paciente recebe o acolhimento e as orientações da equipe da Vigilância Epidemiológica. O tratamento e toda medicação são garantidos pelo SUS.

Veja mais notícias no de Itapetininga e Região

VÍDEOS: ASSISTA ÀS REPORTAGENS DA TV TEM

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp