O Carrefour está apresentando sua defesa contra a multa de R$ 12,5 milhões aplicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (DE) em maio de 2021. A autuação se deu devido a um vazamento de óleo diesel de um gerador de uma unidade do comércio, que acabou atingindo o Canal 6 e chegando ao mar em Santos, litoral de São Paulo.
O vazamento ocorreu em 4 de maio de 2021, chamando a atenção dos moradores que passavam pelo local devido ao forte cheiro de óleo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e confirmou a presença da substância, identificando a origem como uma unidade do Carrefour em um shopping no bairro Aparecida.
O Ibama, através da Coordenação Geral de Fiscalização Ambiental, decidiu manter a autuação em maio de 2023. O processo será encaminhado para julgamento em primeira instância no próximo mês de dezembro.
A limpeza do canal ficou a cargo do Carrefour, que contratou uma empresa especializada para realizar os serviços emergenciais. Mais de 4 mil litros de água foram utilizados para lavar as galerias e remover o óleo diesel do local.
Após a aplicação da multa, o Ibama constatou que o hipermercado despejou resíduos líquidos oleosos no mar sem seguir as leis vigentes, o que poderia resultar em danos ambientais. A identificação da origem do vazamento ocorreu após uma investigação conjunta das autoridades locais.
O processo administrativo envolvendo o Carrefour e o Ibama resultou em uma audiência de conciliação que não resolveu o impasse. O caso seguiu para a fase contenciosa e, em abril de 2023, uma equipe de instrução emitiu o relatório considerando a defesa apresentada pela empresa.
Outras autuações também foram aplicadas ao Carrefour, com a Cetesb e a Semam penalizando o hipermercado por danos ambientais. A empresa aguarda o julgamento para dar continuidade ao processo. Até o momento, não foram divulgados mais detalhes sobre o caso.