Marido é preso por atropelar e matar esposa após briga em Franca, SP: vídeo.

Marido é preso por matar a mulher atropelada após briga do casal em Franca, SP; vídeo.

Segundo a PM, gerente de supermercado confessou crime. Ele foi localizado após tentar roubar um carro para fugir em direção a MG. Câmeras de segurança filmaram o atropelamento na sexta-feira (29).

James Cristian dos Reis foi preso por matar a esposa atropelada em Franca, SP — Foto: Arquivo pessoal.

A Polícia Militar prendeu o gerente de supermercado flagrado por câmeras de segurança ao atropelar e matar a esposa em Franca (SP) na noite de sexta-feira (29) (assista ao vídeo abaixo; as imagens são fortes). Segundo a PM, James Cristian dos Reis, de 46 anos, foi encontrado depois que tentou roubar um carro para seguir em fuga em direção a Claraval (MG).

De acordo com o sargento da PM Kleber Andrade, ao ser preso, James confessou que atropelou a companheira Amanda Farias de Araújo, de 27 anos, de propósito. Ele não ofereceu resistência e estava com o celular da vítima.

A Polícia Militar apurou que o casal tinha histórico de brigas e enfrentava problemas conjugais. Antes do crime, eles tinham discutido e o homem chegou a jogar as roupas da esposa na rua.

O delegado de plantão, Gabriel Fernandes da Silva, determinou a prisão em flagrante de James por feminicídio e tentativa de roubo. Ele pediu à Justiça a decretação da prisão preventiva do gerente.

> “O indiciado ceifou a vida de sua companheira e ora vítima, Amanda Maria de Farias Araújo, de forma fria e ousada, atropelando-a dolosamente em via pública e se evadindo em seguida”, afirmou o delegado no boletim de ocorrência.

O DE busca a defesa do suspeito para comentar o assunto.

Vídeo mostra momento em que marido atropela mulher em Franca, SP.

O atropelamento aconteceu nesta sexta-feira, por volta das 18h, no cruzamento da Rua Emília Marcondes Luz com a Rua Paulo Balbuino Cintra Mendes, no bairro Jardim Paulistano. Uma câmera de segurança registrou o momento em que Amanda caminhou até o cruzamento. As imagens são fortes e mostram que o furgão a atingiu na calçada e ainda bateu contra uma árvore, arrastando as duas por alguns metros (assista ao vídeo acima).

As imagens também mostram que James desceu do veículo e foi até perto da vítima, que ficou embaixo da árvore. Aparentemente, sem demonstrar qualquer emoção, o homem, vestido com uma camisa azul, observou a cena, caminhando com as mãos na cintura, enquanto vizinhos desesperados chegaram e começaram a se mobilizar.

Na sequência, James aproveitou a confusão com a chegada das pessoas e deixou o local em direção a uma mata. De acordo com a PM, a vítima chegou a ser socorrida pelo resgate, mas morreu a caminho do hospital.

Após o crime, a Polícia Militar deu início a um cerco na região para localizar James. Uma mulher acionou a PM na Praça Monteiro Lobato, denunciando que um homem com as características de James havia tentado roubar o carro dela. Segundo a testemunha, o gerente disse que tinha matado a própria mulher e exigiu as chaves do veículo.

James foi preso no fim da noite de sexta-feira e levado ao plantão da Polícia Civil. Vizinhos do casal disseram à polícia que antes do atropelamento, James havia ameaçado matar Amanda com um facão e ainda despejou as roupas dela na rua.

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Governador de SP defende isenção de IPVA para carros híbridos em coletiva

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao comentar o projeto de isenção de IPVA para veículos híbridos, em coletiva sobre o balanço da gestão nesta quarta-feira (18), afirmou que para além da questão ambiental, a legislação deve se preocupar com os interesses econômicos do estado. “A gente tem que pensar na vocação do Estado de São Paulo. Para onde eu quero direcionar a indústria automobilística no Estado de São Paulo, o que é mais aderente à nossa vocação?”, indagou. De acordo com o governador, um dos fatores da prioridade para veículos híbridos é o interesse das marcas estrangeiras em produzir os automóveis no estado.

O governador citou, ainda, o histórico de SP com os biocombustíveis, como o etanol, como motivação para o benefício proposto no projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na última terça-feira (10). “Nós temos o ciclo da cana, que é o ciclo onde tudo se aproveita, onde a gente tira o etanol de primeira geração, etanol de segunda geração, o biometano, o hidrogênio que vem a partir da reforma do etanol, o combustível sustentável de aviação, e é óbvio que o estado de São Paulo tem que se voltar para os biocombustíveis”, afirmou. Segundo o PL, apenas os veículos leves movidos a hidrogênio e híbridos não vão pagar o imposto de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026. A partir de 2027, segundo o texto, a taxa volta a ser cobrada gradualmente, até chegar em 4% – valor atual – em 2030. Além dessas especificações, o automóvel também não pode custar mais de R$ 250 mil.

Sobre a possibilidade de alguém que utiliza gasolina como combustível de um carro híbrido flex utilizar o benefício, o secretário afirmou que as pessoas já preferem o etanol à gasolina e que não havia um desejo de forçar o consumidor. “Seria um pouco perigoso, do ponto de vista estratégico, que a gente forçasse de alguma maneira a não possibilidade da utilização da gasolina porque os biocombustíveis podem ter algum problema de safra e aí a gente desprotegeria, estrategicamente, o nosso estado e o nosso país”, justificou. Kinoshita explicou, também, que o limite de preço para o veículo vai incentivar as montadoras a produzirem carros mais baratos.

Em outubro de 2023, o governador Tarcísio vetou um projeto de lei parecido, mas que incluía veículos elétricos. Em junho deste ano, quando estava prevista a votação do projeto aprovado agora, o deputado estadual Antônio Donato (PT) autor do PL vetado questionou o motivo da retirada dos carros elétricos da proposta. “A gente está batalhando para que ela faça parte junto com todas as possibilidades da descarbonização, mas entendemos que a mais eficiente é o carro 100% elétrico”, afirmou. De acordo com Marcelo Barbieri, Presidente da Associação Paulista de Municípios, a medida de isenção do IPVA para veículos híbridos não significa que a medida não seja necessária.

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