Familiares do elenco botafoguense homenageiam jogadores em carta emocionante antes da final da Libertadores

“Sonhaste com isso”: familiares do elenco do Botafogo escrevem cartas por sonho do título da Libertadores

Pessoas ligadas a Bastos, Artur Jorge, Barboza, Gregore e Vitinho citam lembranças na trajetória do futebol e deixam mensagem aberta no dia da final contra o Atlético-MG

Esposa de Artur Jorge fala sobre vida no Rio ao lado do treinador

Quando a bola rolar para Atlético-MG e Botafogo pela final da Libertadores, às 17h deste sábado, no Monumental, em Buenos Aires, jogadores entrarão em campo pelo sonho da “glória eterna”. Fora das quatro linhas, torcedores alvinegros terão a mesma ambição.

Conquistar a taça inédita é um sonho para os botafoguenses e também das famílias e amigos dos jogadores e membros da comissão técnica. Por isso, o DE convidou alguns para escreverem cartas abertas aos protagonistas do espetáculo. Pai, filha, irmão e esposas abrem o coração para Bastos, Artur Jorge, Barboza, Gregore e Vitinho.

NERIKA QUISSANGA PARA BASTOS

“Meu amor, quão abençoados somos por vivermos este momento! Toda a Glória a Deus por isso! Sei que será um dia muito especial e único tanto para ti como para os teus companheiros de equipe, e ainda mais, para os torcedores incansáveis do Botafogo. Sonhaste com este momento, te dedicaste todos os dias. Como é bom vibrar com um time brasileiro tão unido como o Botafogo. Sem muitas palavras, vida, embora não estejas com previsão de jogar, fazes parte do corpo de atletas que lutaram até o fim. Muita força, foco, fé e vamos com tudo. Humildade, espírito de vitória e entregar tudo nas mãos de Deus. Amo-te. – Nerika Quissanga – esposa do zagueiro Bastos

BÁRBARA AMORIM PARA ARTUR JORGE

Provavelmente não te lembras. A primeira vez que nos despedimos por tempo indefinido. Tinhas no rosto a incerteza e o medo de não saber o que irias encontrar, mas também a coragem e a determinação de quem sabia perfeitamente aquilo que queria. Prometeste-me que valeria a pena e olha só, já valeu! Tenho saudades tuas todos os dias, mas acalma-me o coração saber que estás feliz e a deixar os outros felizes também. Tenho o mesmo orgulho em ti hoje, ontem e amanhã, porque creio que o maior mérito que tens é em acreditar que se podes sonhar podes concretizar e desistir nunca é opção. Vai em busca do que mereces e não mereces menos que o mundo. – Bárbara Amorim – filha do técnico Artur Jorge

TAMARA GAETA PARA BARBOZA

Quero desejar-lhe o melhor para esta experiência inesquecível que está a ter no seu país. Tanto para si como para nós é uma alegria imensa e uma experiência que ficará guardada em nossos corações e na nossa memória para sempre. Também quero desejar o melhor a toda a equipe. Vamos que os sonhos se realizam. – Tamara Gaeta – esposa do zagueiro Barboza

HIGOR MAGALHÃES PARA GREGORE

Fala irmão, estou passando aqui só para te desejar uma boa sorte. A minha ficha ainda nem caiu para te falar a verdade, mano, mas vou estar aqui na torcida para você. Pensamento positivo e confiança. Confiança porque você merece demais. Pela temporada, mas especialmente pela sua carreira, pela sua trajetória, você merece demais esse título. Estou aqui torcendo muito por você, mandando pensamentos positivos e vibrações positivas. Te amo demais, tenho muito orgulho de você. Vai para cima e confiança. Estamos juntos c****. – Higor Magalhães – Irmão do volante Gregore

CLÁUDIO ALEXANDER PARA VITINHO

Fala filhão! Provavelmente você não se lembra, mas quando fomos fazer sua inscrição no Cruzeiro, você com 8 anos, fomos tirar uma foto, você não sorria. Eu disse: “sorria, Victor”. Foi o primeiro teste, e você teve que fazer de meião porque não era campo, era society e não podia jogar de chuteiras. O treinador disse: “Ele faz só de meião?” Eu: “Claro que sim”. Você se assustou, eu tirei suas chuteiras e disse: “Vai lá”. Não sabíamos o paradeiro, onde iríamos, mas com muita vontade e determinação fomos nos fortalecendo, ganhando a confiança de todos. Sabe, me dá saudades dos nossos corres, até da chuva que pegávamos na motinha 125 cc porque eu não tinha dinheiro para colocar gasolina no carro. Saudades sim, mas orgulhoso de você estar feliz e fazer os outros felizes também. Vai, filhão, em busca dos seus sonhos. Eu, sua mãe, Caio e Maria estamos dentro de campo com você. Te amo. – Cláudio Alexander – pai do lateral-direito Vitinho

A bola rola às 17 para Atlético-MG e Botafogo pela final da Conmebol Libertadores no Monumental, em Buenos Aires.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Artilheiros da Copinha: Saiba por onde andam os craques do passado

Futuro garantido? Veja por onde andam os artilheiros das últimas edições da Copinha

Tem jogador que passou pelo Barcelona, que rodou por vários clubes até chegar ao Flamengo e até quem se aposentou poucos anos depois de brilhar no maior torneio de base do Brasil.

Ainda estou aqui na Copinha: São Paulo e Corinthians estreiam bem

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é conhecida por revelar inúmeros talentos para o futebol brasileiro e mundial. O campeonato mais famoso da categoria sub-20 é a porta de entrada para muitos jovens que sonham em atuar profissionalmente.

No entanto, a distância entre o sucesso e a realidade pode ser comprovada ao levar em consideração o destino de alguns dos artilheiros da história da competição. Abaixo, o DE mostra por onde andam os goleadores das últimas cinco edições da Copinha.

É importante lembrar, claro, que a Copinha teve em seu passado recente nomes como Endrick, atualmente no Real Madrid, Estêvão, que atua no Palmeiras e está vendido para o Chelsea, além de Vini Jr, eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa no último ano.

JARDIEL (GRÊMIO) – 9 GOLS EM 2024

Jardiel brilha, e Grêmio avança na Copinha

Jardiel foi o goleador máximo da última edição da Copinha. Foram nove gols marcados em seis partidas. O centroavante acabou eliminado com o time gaúcho nas oitavas de final da competição, mas ainda assim não foi ultrapassado.

Aos 19 anos, o jogador está participando da atual edição. Na estreia, marcou na vitória do Grêmio sobre o Vitória da Conquista. O jogador é visto como um dos bons valores da base do Tricolor.

O jogador tem um jogo pelo profissional e contrato válido até o fim de 2027. Será que vira opção para o técnico Gustavo Quinteros para restante da temporada?

RUAN RIBEIRO (PALMEIRAS) – 8 GOLS EM 2023

Marcelo Raed fala sobre Ruan Ribeiro, destaque da Copinha: “Tem muita frieza”

Ruan Ribeiro foi, ao lado de Estêvão, o grande nome do Palmeiras na conquista do título da Copinha em 2023. Os oito gols marcados em sete jogos colocaram o jogador como o maior artilheiro do Verdão em uma edição do torneio, superando os números de Endrick.

Apesar disso, o atacante não conseguiu se manter no clube. Depois da Copinha, acabou sendo emprestado ao FK Valmiera, da Letônia. Por lá, foram sete gols marcados em 32 jogos. De volta ao Brasil, teve passagem apagada em novo empréstimo, desta vez para o Paysandu, com dois gols em 33 partidas.

No fim do ano passado, o contrato com o Palmeiras terminou e não foi renovado. Com 21 anos, Ruan Ribeiro jogará o Campeonato Paulista pela Inter de Limeira.

WERIK POPÓ (OESTE) E FIGUEIREDO (VASCO) – 8 GOLS EM 2022

Gol de Werik Popó do Bragantino contra o Cuiabá

Dois jogadores dividiram a artilharia da Copinha em 2022. Werik Popó marcou oito vezes defendendo o Oeste, time paulista de Barueri. Os oito gols marcados em seis jogos chamaram atenção do Bragantino, que comprou o jogador logo depois do torneio.

Popó não conseguiu de firmar no time de Bragança Paulista, onde fez 21 jogos e marcou sete gols entre o time principal e o sub-23. A partir daí, acumulou seguidos empréstimos para Suwon (Coreia do Sul), Juventude e Criciúma, seu atual clube.

Figueiredo foi o outro artilheiro da edição da Copinha em 2022. O atacante teve mais sorte, foi promovido ao elenco profissional do Vasco na sequência da Copinha e entrou em campo 68 vezes entre 2022 e 2023, marcando quatro gols. Na temporada passada, acabou emprestado ao Coritiba, onde fez 42 jogos e marcou apenas dois gols.

Aos 23 anos, Figueiredo atuará em 2025 no América-MG. O vínculo com o Vasco termina no fim do ano.

FELIPE MICAEL (MIRASSOL) – 10 GOLS EM 2020

Os dez gols marcados pelo Mirassol fizeram Felipe Micael deixar o Brasil para atuar no Beerschot, da Bélgica, logo depois da Copinha. No entanto, o jogador sequer entrou em campo pela equipe e acabou sendo emprestado ao Al-Hilal, dos Emirados Árabes.

De volta ao Brasil, passou por Ceará, Cascavel, Athletic, Boa Esporte, União Suzano, Costa Rica e desde a temporada passada atua no futebol da Tailândia. Felipe Micael tem 23 anos.

GABRIEL NOVAES (SÃO PAULO) – 10 GOLS EM 2019

Revelado pelo São Paulo, Gabriel Novaes reforça a Ponte Preta

A artilharia da Copinha em 2019 rendeu ao atacante Gabriel Novaes a oportunidade de jogar no Barcelona. Na equipe B do time catalão, o atacante fez apenas seis jogos e não agradou, sendo emprestado na sequência ao Córdoba, da Espanha.

Sem conseguir permanecer na Europa, Gabriel Novaes retornou ao Brasil e acumulou mais dois empréstimos antes do fim do contrato com o São Paulo: atuou por Bahia e Juventude até acertar contrato com o Bragantino.

O DE estende o levantamento dos artilheiros nos últimos dez anos. Como uma mesma edição da Copinha teve mais de um artilheiro várias vezes, veja abaixo por qual time o jogador atuou na competição e onde ele está atualmente.

2018: SEIS ARTILHEIROS

Luis Henrique: foi artilheiro pela Ferroviária, mas se aposentou em 2023;
Brenner: artilheiro pelo Inter, o atacante atualmente defende o Juventude;
Richard: artilheiro pelo Inter, o atacante atualmente defende o Caxias;
Miullen: artilheiro pelo Londrina, ele atualmente joga no Hibernians, de Malta;
Toró: goleador pelo São Paulo, o atacante defende o Botafogo-SP;
Luan: artilheiro pelo Vitória, ele passou pelo Palmeiras antes de parar em 2022.

2017: DO CORINTHIANS PARA O FLAMENGO

O goleador máximo em 2017 foi Carlinhos, defendendo o Corinthians. Atualmente com 27 anos, o atacante passou por Oeste, Novorizontino, Atibaia, São Caetano, Santo André, Marcílio Dias, Audax, Camboriú e Nova Iguaçu, quando marcou nove gols em 14 jogos no Campeonato Carioca e chamou a atenção do Flamengo.

2016

Geovane Itinga foi o goleador da Copinha em 2016, com oito gols marcados. A carreira, no entanto, nunca deslanchou. O atacante passou por Juventus-SC, São Bento, Brusque, Figueirense, Pelotas, Caldense, Moto Club, entre outros. Atualmente com 26 anos, ele está sem clube.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp