Ilegal: 386 tartaruguinhas chinesas são interceptadas no aeroporto de SP

Mala com 386 tartaruguinhas chinesas é interceptada em aeroporto de SP

Auditores fiscais federais agropecuários localizaram as tartaruguinhas chinesas
ao perceberem uma bagagem relativamente molhada.

São Paulo — Uma bagagem com 386 tartaruguinhas de casco mole chinesas foi interceptada pelo sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na última quarta-feira (27/11).

De acordo com o Vigiagro, boa parte delas já estava morta, enquanto algumas ainda estavam agonizantes devido ao transporte em condições indevidas. Auditores fiscais federais agropecuários localizaram os animais ao perceberem uma bagagem relativamente molhada.

A equipe do Vigiagro que localizou as tartarugas imaginou que a carga fosse de caranguejos ou peixe fresco. Ao abrir a bagagem, no entanto, foi surpreendida com a grande quantidade de répteis, todos filhotes. A suspeita é que eles seriam utilizados como matéria-prima para diversos produtos pela medicina tradicional chinesa.

“Achávamos que a carga fosse de caranguejos ou peixe fresco, produtos utilizados para consumo, mas com a abertura dos sacos constatei que eram tartarugas filhotes ainda. Em seguida acionei o Ibama”, disse a auditora agropecuária Virgínia Jansen. “A maioria dos animais já havia evoluído a óbito, enquanto os poucos sobreviventes apresentavam sinais clínicos evidentes de hipóxia e se encontravam em estado moribundo”, completou.

Durante milhares de anos, as tartarugas têm sido utilizadas nessa modalidade de medicina para tratar uma grande variedade de doenças e enfermidades. Ultimamente, com a economia do país em crescimento, aumenta a preocupação com a extinção de tartarugas no país asiático.

Por questões sanitárias, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) proíbe animais silvestres de ingressar no Brasil sem as devidas autorizações e certificações zoossanitárias.

Para ingressar legalmente no Brasil, espécies exóticas precisam de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Como não havia documentação, os animais foram apreendidos e uma multa de R$ 72 mil foi aplicada pelo órgão.

Já a pessoa responsável pelo transporte das tartaruguinhas chinesas foi liberado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Filho de Preta Gil emociona ao falar sobre evolução da mãe na UTI

“Evoluindo a cada dia”, diz filho de Preta Gil ao visitar a mãe na UTI

Francisco Gil apareceu sorridente nos stories do Instagram, na noite desta quinta-feira (26/12), para falar sobre a recuperação da cantora

O boletim médico mais recente de Preta Gil [https://www.de/pretagil/] foi divulgado nesta quinta-feira (26/12) e revelou as evoluções no estado de saúde da cantora, que está internada há uma semana após uma cirurgia de 20 horas. Após as novidades, o filho da artista, Francisco Gil [https://www.de/franciscogil/], apareceu sorridente nos stories do Instagram, segurando a mão da mãe e se declarou.

“Colado com ela nesse processo todo e vendo de perto uma aula de vida. É muita força, resiliência… E evoluindo a cada dia. Ela está bem! Agora mais uma parte difícil: ir embora depois dessa semana toda de hospital juntos”, começou ele.

Em seguida, o rapaz desabafou: “Tem sido assim durante todo esse processo… Mas é justamente ela quem mais me incentiva a ir, fazer meu trabalho, cantar… E voltar. Porque ela sabe que estou sempre com ela e que sempre vou correr para esse colo. Lutando juntos”, definiu.

Francisco Gil falou sobre a dificuldade de deixar a mãe, Preta Gil, no hospital. Francisco Gil usou os stories para falar sobre a recuperação de Preta Gil. Francisco Gil e Preta Gil posam juntos em internação anterior da cantora.

De mãos dadas com Preta Gil na UTI, filho se declara: “Lutando juntos”. A cantora posa com o filho, Francisco Gil. Francisco Gil acompanhando a Preta Gil no hospital.

“E só dá para ir embora por conta dessa rede, todos os médicos e enfermeiros que sobem e descem esse elevador aí também. A importância de ser tão amada e amar é ter essa proteção e essa dedicação toda. Malu Barbosa, Soraya Rocha, Maria Gil, Marcello Azevedo, Gominho, Ju de Paulla e Sandra Gadelha, e todos que ficaram com a gente esses dias!”, finalizou.

PRETA GIL ESTÁ SE ALIMENTANDO VIA ORAL E JÁ ANDOU

Internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde a última quinta-feira (19/12), Preta Gil está se alimentando via e já andou. As informações foram confirmadas pelo novo boletim médico, divulgada nesta quinta-feira (26/12).

“A paciente Preta Maria Gadelha Gil Moreira (Preta Gil) segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apresenta sinais de melhora após a cirurgia realizada na última quinta-feira (19). A paciente encontra-se estável, já andou e iniciou a alimentação por via oral”, afirmaram os especialistas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp