Advogado pede avaliação psiquiátrica para médico suspeito de matar mãe

Defesa pede avaliação psiquiátrica de médico suspeito de matar a mãe em Ponta Grossa

Rafael Nicoluzzi foi preso na sexta (29), depois de procurar a polícia para dizer que encontrou a mãe morta no apartamento em que moravam. Homem disse ter transtornos mentais, mas não apresentou laudo.

A defesa do médico Rafael Nicoluzzi, suspeito de matar a mãe em Ponta Grossa, pediu à Justiça neste sábado (30) uma avaliação psiquiátrica do cliente. Ele foi preso na sexta (29) depois de procurar a polícia para dizer que encontrou a mãe morta no apartamento em que moravam. O homem disse ter transtornos mentais, mas não apresentou laudo médico. Relembre o caso a seguir.

O advogado de Rafael, Yuri Kozan, disse à RPC que o pedido foi atendido na audiência de custódia e, caso o resultado confirme transtornos psiquiátricos, o suspeito será direcionado para uma unidade de atendimento médico.

“A defesa foi vitoriosa no seu pleito para que ele seja submetido à avaliação médica. O resultado desse exame certamente será favorável e Rafael irá ser encaminhado para um estabelecimento condigno ao seu estado de saúde”, afirmou.

O advogado disse ainda que segue trabalhando para apurar o caso. Rafael está na carceragem provisória do fórum de Ponta Grossa. De acordo com o advogado dele, o prazo para que o suspeito passe pela avaliação médica é de 48 horas a partir do fim da audiência de custódia. A avaliação pode definir o destino do suspeito durante a investigação. Caso o Ministério Público determine prisão preventiva, ele será preso junto com os demais detentos. No entanto, se o estado clínico for comprovado, ele deverá ficar em um estabelecimento médico.

“Na sequência, será instaurado um incidente de insanidade mental para que um perito médico oficial da Polícia Científica avalie se Rafael, no momento do fato, caso ele tenha ceifado a vida de sua mãe, tinha capacidade de entender o caráter ilícito da própria conduta”, concluiu o defensor.

A Polícia Civil do Paraná suspeita que a motivação tenha sido financeira, uma vez que ele era sustentado pela mãe, segundo testemunhas. Conforme vizinhos, as discussões entre mãe e filho eram constantes. Eles também disseram à polícia que agressões anteriores já teriam acontecido. A vítima foi encontrada morta com ferimentos na cabeça e hematomas nos braços. O suspeito apresentou escoriações nos braços – lesões comuns causadas por vítimas que tentaram se defender, de acordo com a polícia.

O suspeito confirmou à polícia que é formado em medicina pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e exerceu a função por um tempo, de acordo com o delegado. No entanto, o homem disse aos policiais que foi afastado por apresentar transtornos psicológicos durante os plantões, mas não apresentou laudo médico. Os vizinhos também contaram à equipe que escutavam frequentemente as agressões sofridas pela idosa e chamavam a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. Ainda conforme as testemunhas, a mãe alegava que o filho tinha transtornos mentais e ficava agressivo quando não tomava os remédios. Na época, à pedido dela, os policiais não conduziam o homem até a delegacia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Iluminação inteligente: transforme seus espaços com tecnologia e design

Iluminação inteligente: como usar tecnologia e design para transformar seus espaços

Com soluções modernas e versáteis, a iluminação adequada valoriza ambientes, une funcionalidade e transforma o estilo da sua casa.

A iluminação vai muito além de iluminar: ela tem o poder de transformar ambientes, criando conforto, personalidade e funcionalidade. Projetos luminotécnicos bem planejados fazem a diferença em espaços residenciais e comerciais, trazendo uma atmosfera acolhedora e eficiente.

Atualmente, o uso de tecnologias modernas como fitas de LED, trilhos eletrificados e spots direcionáveis permite otimizar a iluminação e criar cenários personalizados. Seja para valorizar móveis, revestimentos ou peças decorativas, a escolha das soluções certas pode destacar cada detalhe do ambiente.

As fitas de LED, por exemplo, são perfeitas para embutir em sancas de gesso, nichos ou armários, proporcionando uma iluminação suave e contínua, ideal para cozinhas, closets e até salas de estar. Já os trilhos eletrificados, com luminárias ajustáveis, oferecem flexibilidade para direcionar a luz onde for necessário, adaptando-se a diferentes layouts e funções.

Na busca por um visual mais sofisticado e funcional, opções como perfis lineares embutidos no teto ou parede criam um efeito minimalista, enquanto pendentes e luminárias decorativas agregam charme e estilo, sendo ideais para salas de jantar e cozinhas.

Nas lojas Panorama, você encontra um portfólio completo de soluções de iluminação, com produtos de alta qualidade e tecnologia, como os sistemas da Stella. Com opções de spots, painéis LED e luminárias técnicas e decorativas, os produtos garantem desempenho e modernidade para qualquer projeto.

Além disso, as lojas Panorama oferecem atendimento especializado para orientar a escolha das melhores soluções para cada necessidade, garantindo ambientes mais iluminados, funcionais e bonitos.

Visite as lojas Panorama em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira e Toledo, e descubra como a iluminação pode transformar seus espaços com tecnologia, design e aconchego.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp