Combate à Aids em SP: testes rápidos e caminhada no dia mundial de conscientização

Combate a Aids: governo de SP promove ações de conscientização no dia mundial da luta contra a doença

Neste domingo (1º), serão oferecidos testes rápidos para identificação de HIV e sífilis, assim como orientações sobre as formas de prevenção a infecções.

1 de 1 Campanha contra Aids e sífilis — Foto: Divulgação/PMRC

Para celebrar o dia mundial de combate a Aids, a Secretaria Estadual de Saúde promoverá ações de conscientização sobre a doença na região da Av. Paulista, neste domingo (1º).

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como Aids (sigla em inglês), é uma doença infecciosa causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico humano e destrói células de defesa para conseguir se reproduzir. Com o organismo mais suscetível a outras infecções, como pneumonia, a pessoa desenvolve um quadro de imunodeficiência — a Aids.

No Parque Augusta, serão realizados testes rápidos para identificação de HIV e Sífilis. A expectativa é de que sejam realizados 440 mil exames.

Também haverá distribuição de preservativos, gel lubrificante, além de informações e orientações a respeito de autotestes e das medicações que previnem a infecção pelo HIV antes e depois da exposição a ele (PrEP e PEP).

Já no vão livre do Masp terá início uma “caminhada meditativa” para reflexão e celebração da vida, homenageando as pessoas que vivem com HIV. Utilizando camisetas brancas, o grupo deve seguir até o Instituto Moreira Salles, na altura da Rua Bela Cintra. A ação contará com a participação da monja Coen.

SERVIÇO

Testes rápidos de HIV e Sífilis

📍 Onde? Parque Augusta | Rua Augusta, 200 — Consolação
📆 Quando? 1º de dezembro, das 10h às 15h

“Caminhada Meditativa”

📍 Onde? Concentração no vão livre do Masp | Av. Paulista, 1578 — Bela Vista
📆 Quando? 1º de dezembro, a partir das 8h30

LEIA MAIS

* Casos de infecção por HIV na capital paulista tiveram queda de 54% nos últimos 7 anos
* ‘Vivi minha juventude para o HIV’: Desafios e perspectivas de uma mulher que descobriu a Aids aos 6 anos, com a perda da mãe

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp