Dezembro começará com uma onda de tempestades severas no Rio Grande do Sul, segundo alerta da MetSul Meteorologia. Esta situação de tempo severo será desencadeada por uma frente fria que também afetará a Argentina e o Uruguai. Há risco significativo de vendavais, chuvas torrenciais e quedas de granizo no território gaúcho devido ao mau tempo.
A partir do meio ou fim da tarde e início da noite de domingo, numerosas áreas de tempestades se formarão rapidamente, caracterizadas por nuvens de grande desenvolvimento vertical. A noite de domingo e a madrugada da segunda-feira serão particularmente críticas, com alto risco de tempestades no Rio Grande do Sul, à medida que a frente fria avança com um centro de baixa pressão, desencadeando numerosas tempestades. Durante a segunda-feira, até a manhã e início da tarde, o risco de temporais persistirá no Norte do estado.
A onda de temporais se instalará muito rapidamente entre a tarde e noite de domingo, com a formação de grandes nuvens de tempestades sobre o Rio Grande do Sul. Ao longo da segunda-feira, o tempo melhorará em grande parte do território gaúcho, enquanto a frente avança pelo Sul do Brasil e instabiliza o tempo no Centro-Oeste e no Sudeste.
Dados preliminares dos modelos meteorológicos utilizados pela MetSul indicam valores altíssimos de refletividade durante o deslocamento da frente pelo Rio Grande do Sul. Isso sugere um alto potencial de tempestades fortes a severas, com chuva torrencial, muitos raios, queda de granizo de variado tamanho e vendavais. Há também um elevado risco de formação de supercélulas de tempestade, que podem gerar temporais isolados muito severos com vento capaz de causar danos pelas rajadas localizadas acima de 100 km/h.
As projeções apontam para chuva muito intensa de curta duração com elevados volumes em uma ou duas horas, o que aumenta o risco de alagamentos. Além disso, a ocorrência de granizo de variado tamanho, que isoladamente pode ser de médio a grande diâmetro, é outra preocupação.