Cientista Rogério Cerqueira Leite falece aos 93 anos em Campinas

Cientista Rogério Cerqueira Leite morre aos 93 anos

Físico era professor emérito da Unicamp e presidente de honra do CNPEM.

1 de 3 Ex- presidente do CNPEM, Rogério César de Cerqueira Leite, — Foto: Fernando Evans/DE

Ex- presidente do CNPEM, Rogério César de Cerqueira Leite, — Foto: Fernando
Evans/DE

O cientista Rogério Cerqueira Leite morreu na madrugada deste domingo (1º), em Campinas (SP), aos 93 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materias (CNPEM), instituição do qual o físico era presidente de honra e ex-diretor geral.

Cerqueira Leite foi uma dos mais importantes físicos brasileiros. Doutor em física pela Universidade de Paris, foi diretor dos Institutos de Física e Artes e Coordenador Geral das faculdades da Unicamp, universidade que era professor-emérito.

Rogério Cerqueira Leite morava em uma casa no bairro Gramado, área nobre de Campinas, onde já recebeu para almoços com intelectuais a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT).

Em nota, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, lamentou a morte do cientista

FORMAÇÃO

O físico era graduado em Engenharia Eletrônica e Computação, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Física de Sólidos pela Universidade de Paris (Sorbonne).

Reportagem em atualização

2 de 3 Rogério Cezar de Cerqueira Leite recebe homenagem do ex-ministro Kassab pelos 30 anos do CNPEM — Foto: Divulgação/CNPEM

Rogério Cezar de Cerqueira Leite recebe homenagem do ex-ministro Kassab pelos 30 anos do CNPEM — Foto: Divulgação/CNPEM

3 de 3 O Físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite — Foto: Divulgação/CNPEM

O Físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite — Foto: Divulgação/CNPEM

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp