Transferência de escola em Elói Mendes, MG gera protestos e incertezas entre pais, alunos e professores

Transferência de escola causa revolta e preocupação em pais, estudantes e professores em Elói Mendes, MG

Estudantes da Escola Estadual São Luiz Gonzaga serão remanejados para o prédio da Escola Brasileira Alves Pereira. A mudança gerou insatisfação de pais e estudantes em Elói Mendes. A transferência ocorreu após a prefeitura, que é a proprietária do espaço, solicitar a unidade de volta para o Estado.

Alunos, pais, professores e servidores da Escola Estadual São Luiz Gonzaga, em Elói Mendes, estão apreensivos com a mudança da instituição de ensino para outro prédio. Essa decisão partiu da prefeitura, que requereu a devolução do espaço à Secretaria Estadual de Educação. A pronunciamento provocou protestos e até uma audiência pública na Câmara de Vereadores.

De acordo com a direção, a Escola Estadual São Luiz Gonzaga possui atualmente mais de 400 estudantes que serão transferidos para a Escola Brasileira Alves Pereira a partir do próximo ano letivo.

A Secretaria de Educação do Estado informou que o prédio da escola é concedido pela prefeitura, que solicitou a devolução do espaço ao Estado. Em 2020, foi firmado um termo de permissão de uso do prédio entre a prefeitura de Elói Mendes e a Secretaria de Educação do Estado com validade de 20 anos, mas com a possibilidade de rescisão a qualquer momento.

Os impactos emocionais e práticos da transferência para a Escola Brasileira Alves Pereira são destacados pelos professores e funcionários da Escola São Luiz Gonzaga. A mudança levanta questões sobre a adaptação de alunos e a logística dos profissionais, como deslocamento e possíveis perdas de emprego para os contratados.

A comunidade local expressou sua insatisfação com a decisão através de manifestações nas ruas da cidade e participação em uma audiência pública junto aos vereadores. O receio em relação à qualidade do ensino e ao impacto na vida dos estudantes é evidenciado pelos pais e professores.

Após a audiência, a Câmara Municipal de Elói Mendes solicitou informações à prefeitura e às escolas envolvidas, marcando também uma reunião com o Ministério Público. As autoridades locais têm opiniões divergentes sobre a transferência, com o atual prefeito negando ter solicitado a devolução do prédio, enquanto a vice-prefeita eleita para o próximo mandato defende a decisão como forma de economia e beneficiar alunos e professores ao direcioná-los para um espaço especialmente destinado à educação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é assassinado a tiros em Campo Belo: oitava vítima de homicídio no ano

Um homem foi assassinado a tiros em Campo Belo, tornando-se a oitava vítima de homicídio no município este ano. A vítima, identificada como Gabriel Henrique Silva, de 20 anos, foi encontrada com sete tiros na cabeça na Praça das Nações, no Bairro Jardim América, após moradores ouvirem disparos de arma de fogo. A Polícia Militar foi acionada por volta de 23h45 e continua em busca do suspeito.

O local do crime foi isolado e a perícia da Polícia Civil foi acionada para investigação. Durante as investigações, o carro da vítima foi encontrado próximo à praça, com as chaves sobre uma das rodas. No interior do veículo foram encontrados um celular, quatro buchas de maconha e a CNH de uma terceira pessoa, levantando mais questionamentos sobre o caso.

Os familiares de Gabriel autorizaram a polícia a verificar o celular da vítima, onde foi encontrada uma foto dele portando uma espingarda calibre 12. A arma da foto foi localizada na residência da vítima e apreendida. Além disso, a polícia visitou a casa do proprietário da CNH encontrada no carro da vítima, que negou qualquer envolvimento no crime e se prontificou a prestar esclarecimentos na delegacia.

O velório de Gabriel está programado para iniciar às 13h no Velório Municipal de Campo Belo e o enterro está marcado para as 16h30 desta sexta-feira. Enquanto isso, a Polícia Militar segue em busca do suspeito do homicídio. Até o momento, ninguém foi preso relacionado ao crime. Esse caso chocante e trágico tem abalado a comunidade de Campo Belo, que clama por justiça e segurança.

O Diário do Estado acompanha de perto os desdobramentos desse caso e qualquer atualização será compartilhada com os leitores. Fique por dentro das últimas notícias da região no portal do Diário do Estado, onde você encontra informações importantes e relevantes sobre Campo Belo e todo o Sul de Minas. Junte-se a nós nessa busca por informação e justiça.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp