O tema da redação do vestibular da UFRGS 2025 é a “Memória da enchente de 2024 no RS”. Inspirada pelo texto de Leonardo Lichote, “Incêndio no Museu Nacional provoca reflexão: Brasil é um país sem memória?”, que aborda o descaso com a preservação da memória no Brasil a partir do incêndio no Museu Nacional, a proposta desafia os candidatos a pensarem se os argumentos do autor podem ser aplicados ao contexto local.
A situação hipotética apresentada na prova coloca o candidato no centro de um debate sobre a criação de um memorial para preservar materiais e histórias da enchente. Por meio do texto de referência, a prova conduz à discussão de como preservar e valorizar a história das cheias que atingiram o estado gaúcho em maio de 2024, que mataram 183 pessoas e deixaram 27 desaparecidos.
Nesta edição, a prova de redação foi alterada para o segundo dia pela primeira vez. A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) reforça que os candidatos poderão sair do local de provas com o caderno de questões depois de transcorridas duas horas de aplicação. As provas foram marcadas para sábado (30) e domingo (1º), com 21.684 candidatos concorrendo a 4.023 vagas.
Além da redação, os vestibulandos realizam as provas de Biologia, Física, Língua Estrangeira e Química neste domingo. Os gabaritos já estão disponíveis para consulta no site da Comissão Permanente de Seleção (Coperse). Os candidatos podem acessar a folha de respostas no Portal do Candidato, 24 horas após a aplicação da prova.
Os cursos mais concorridos no vestibular da UFRGS são Medicina, Psicologia, Biomedicina, Fisioterapia, Ciência da Computação, Ciências Jurídicas e Sociais, Medicina Veterinária, Relações Internacionais e Engenharia de Computação. Os vestibulandos tiveram 5h30 para realizar as provas nos dois dias, com a seguinte ordem: Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática no primeiro dia e Biologia, Física, Língua Estrangeira, Química e Redação no segundo dia.
Há um total de 21.684 candidatos inscritos, sendo 14.235 na modalidade acesso universal e 7.449 concorrendo pelas cotas. As cidades com maior número de candidatos são Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Novo Hamburgo, Gravataí e Tramandaí. O vestibular da UFRGS é um momento importante para os estudantes que almejam ingressar em cursos concorridos e renomados, exigindo conhecimento, dedicação e preparo para o desafio que representa o vestibular.