Rede 5G de alta velocidade disponível em todo o Brasil, alcançando todos os municípios

Anatel: rede 5G, de alta velocidade, fica disponível DE toda o Brasil

Todos os 5.570 municípios do país podem acessar a rede 5G, que opera na velocidade de 300 Mbps (megabits por segundo), 5 vez maior que o 4G

A rede 5G estará acessível DE toda o Brasil a partir desta segunda-feira (2/12), conforme informado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atualmente, 770 cidades já contam com o 5G puro, beneficiando 35 milhões de usuários com velocidade média superior a 300 Mbps, cerca de 13% dos 262 milhões de telefones em uso.

Com a liberação da faixa nos últimos 190 municípios, todos os 5.570 municípios do Brasil terão a possibilidade de acessar essa tecnologia.

A rede 5G pura (chamada DE standalone, que opera na faixa de 3,5 GHz) tem hoje em média uma velocidade de 300 Mbps (megabits por segundo), cinco vez maior que o 4G.

A liberação da faixa de 3,5 GHz, realizada com 14 meses de antecedência, viabiliza a ativação da tecnologia 5G standalone em DE todo o Brasil, marcando um passo importante para a expansão da infraestrutura digital no país.

Conforme a Anatel, é possível consultar nos dashboards do painel de dados da agência as informações sobre municípios com a faixa de 3,5 GHz já liberada, as cidades, bairros, quantidade de estações licenciadas para 5G standalone e os aparelhos celulares certificados para uso da tecnologia.

O anúncio foi feito na última terça-feira (26/11), em parceria com a Entidade Administradora da Faixa (EAF). Segundo os critérios do edital do leilão do 5G, as operadoras devem garantir cobertura em 100% dos municípios com mais de 30 mil habitantes até 31 de julho de 2029.

Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sacha Bali e Zé Love do A Fazenda 16 se enfrentam em luta no ringue: a rivalidade chega ao ápice! Acompanhe os detalhes no Metrópoles.

Sacha Bali e Zé Love, antigos rivais em A Fazenda 16, decidiram resolver suas diferenças de forma inusitada: subindo no ringue para uma luta. Durante a última festa do reality show, Zé Love aceitou prontamente o convite feito por Sacha Bali logo após a eliminação deste último. A frase “Tá aceito” foi o suficiente para selar o acordo entre os dois peões, que agora se preparam para o embate no ringue.

O diálogo entre os dois foi breve e marcado por uma empolgação mútua. Zé Love disparou: “Tá aceito”, e Sacha, surpreso, perguntou: “O quê? O boxe?”. A resposta afirmativa do ex-jogador de futebol veio acompanhada de um convite para a realização de um evento de luta. Com a empolgação à flor da pele, os dois peões se comprometeram a marcar o embate de forma séria e oficial.

Após a celebração do acordo para a luta, Sacha Bali correu para contar a novidade para outros colegas do reality, como Yuri Bonotto, Gui Vieira e Sidney Sampaio. Todos ficaram surpresos com a aceitação de Zé Love ao desafio de boxe, revelando a expectativa e curiosidade dos envolvidos com o evento que está por vir.

Sidney Sampaio, ao saber da novidade, sugeriu a possibilidade de participar do segundo round da luta, desde que houvesse uma compensação financeira. Sacha prontamente aceitou o desafio proposto, demonstrando que a rivalidade entre os peões promete ser intensa e cheia de momentos memoráveis.

Com a final de A Fazenda 16 se aproximando, a expectativa em torno da luta entre Sacha Bali e Zé Love cresce ainda mais. O prêmio em disputa é de R$ 2 milhões, e tanto os participantes quanto os fãs do reality aguardam ansiosamente para ver o desfecho dessa rivalidade dentro do ringue. Acompanhe todas as novidades sobre o embate e a final do programa no Metrópoles.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp