Abertura da temporada natalina de Manaus: iluminação da árvore e Papai Noel no Largo de São Sebastião.

Abertura da temporada natalina em Manaus tem iluminação de árvore e chegada do Papai Noel no Largo de São Sebastião

“O Mundo Encantado do Natal” teve início na noite de domingo (1º) em Manaus.

1 de 2 Árvore de Natal do Largo de São Sebastião, em Manaus, é acesa para abertura da temporada natalina. — Foto: Divulgação/Secom

Árvore de Natal do Largo de São Sebastião, em Manaus, é acesa para abertura da temporada natalina. — Foto: Divulgação/Secom

O Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, foi palco de um verdadeiro espetáculo que marcou a abertura da temporada natalina “O Mundo Encantado do Natal”, na noite deste domingo (1º). A festa, repleta de atrações, teve como ápice o acendimento da iluminação da grande árvore de Natal, além de desfiles e a chegada do Papai Noel.

Durante o mês de dezembro, o icônico Teatro Amazonas divide as atenções com a tradicional árvore de Natal, que este ano tem mais de 23 metros de altura e leva o título de “Carrossel da Imaginação”. O espaço traz como tema parques de diversões e brinquedos vintage de outras épocas, como soldadinhos de chumbo, bonecas de pano, piões, cavalinhos de madeira, aviõezinhos, entre outros.

Antes da iluminação da árvore, o Coral Infantojuvenil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro encantou o público com uma apresentação nas escadarias traseiras do Teatro Amazonas, na qual entoou canções natalinas clássicas e contemporâneas.

Em seguida, a animada parada natalina, comandada pelo Papai Noel, trouxe personagens emblemáticos ao Largo de São Sebastião, como duendes, elfos, super-heróis, patinadores, skatistas e toda a magia do Natal, que tomou conta do local, encantando crianças e adultos.

Após chegar acompanhado de seu enorme entourage, o Papai Noel subiu ao palco para participar do momento da contagem regressiva para a iluminação da árvore de Natal, que foi disparada pelo próprio Papai Noel, em conjunto com uma criança da plateia, com direito a show de fogos de artifício.

Além da árvore, também foi iluminada e inaugurada a decoração de todo o entorno, como a “Floresta Mágica dos Pinheiros de Luz”, na Praça de São Sebastião e o túnel de luzes de 50 metros de comprimento, todo decorado com soldadinhos de chumbo gigantes, ao lado do Teatro Amazonas.

Elisabeth Lopes levou o filho para assistir à iluminação da ornamentação natalina do Largo de São Sebastião. “Todo ano eu venho. É muito bonito, este ano está muito lindo, eu gostei muito. É muito bonito porque a cidade também fica iluminada, fica muito bonito. Acho bem legal”, avaliou.

Suelene Lobato foi ao evento com toda a família e com amigos. “É muito bonito. O governador está de parabéns. Eu consegui vir cedo hoje com o meu marido, o meu filho, o meu amigo aqui, a minha bebêzinha também. E a minha amiga. Está de parabéns, ele. Parabéns mesmo”, disse.

2 de 2 Crianças aguardavam a chegada do Papai Noel em Manaus. — Foto: Divulgação/Secom

Crianças aguardavam a chegada do Papai Noel em Manaus. — Foto: Divulgação/Secom

ATRAÇÕES DO ENTORNO

Outras atrações tiveram início no domingo, entre as quais, a Feira de Natal, organizada na rua Costa Azevedo, com 16 estandes, beneficiando mais de 130 empreendedores locais de vários segmentos.

Também começaram a funcionar, a Casa dos Brinquedos Encantados, na Casa das Artes, na rua José Clemente, e a Fábrica do Papai Noel, que ocupa o prédio histórico do Centro Cultural Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro. Em ambas as atrações, o acesso demanda agendamento prévio, via Portal da Cultura.

Na avenida Eduardo Ribeiro, o Teatro Gebes Medeiros abriu as portas para a inauguração da exposição “Amazônia em Festa Natalina – Presépios: Tradição e Originalidade”. Entrada livre, sem agendamento.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Biogás de Açaí: Miniusina gera energia para 4 pessoas de baixa renda no AP

Miniusina com caroços de açaí pode gerar energia para até 4 pessoas de baixa renda do AP

Projeto Biogás de Açaí é uma iniciativa da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). O equipamento utiliza restos de alimentos, esterco de animal, além dos caroços. A Ueap desenvolveu um projeto que utiliza caroços de açaí para a produção de adubo orgânico.

Uma miniusina de resíduos orgânicos criada pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), promete gerar energia para até 4 pessoas de comunidades de baixa renda do Amapá, tudo isso por meio de caroços de açaí, restos de alimentos e esterco de animal.

O Biogás de açaí, como é chamado, transforma até cinco tipos de energia sustentável, além de produzir um biofertilizante que aumenta a produtividade e torna o fruto mais saudável, com mais nutrientes.

O nome biogás açaí foi escolhido devido à presença do resíduo do produto em diferentes etapas do processo, como no alojamento dos micro-organismos do biogás, sendo uma das primeiras etapas para a geração de energia.

Presente na mesa de muitos amapaenses, nesta versão o açaí ganha outro protagonismo. Os caroços que iriam ser descartados são transformados em carvão ativado para a geração de energia limpa. Nós introduzimos o carvão ativado de açaí. Preparamos o resíduo de açaí e colocamos no sistema trifásico do equipamento que limpa o gás e faz sair o biofertilizante de açaí e o biogás.

O modelo do projeto custa em média de R$ 16 a R$ 20 mil. Segundo os responsáveis, o investimento compensa a longo prazo, já que não precisa de manutenção contínua e pode substituir até 200 quilowatts de energia por hora, o que beneficiaria uma família de até quatro pessoas. O equipamento foi adquirido por meio de um edital de um projeto de extensão da Ueap. Agora, a expectativa é que, por meio de uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeap), o biodigestor seja instalado em comunidades de baixa renda do Estado. A ideia é levar energia elétrica e fortalecer a economia circular.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp