Iniciativas da Vale valorizam riquezas e talentos da Amazônia: impacto positivo na região

Iniciativas valorizam riquezas e talentos da Amazônia

Institutos ligados à Vale fazem a diferença na região ao incentivar a bioeconomia, a ciência e a cultura

Katia Fagundes, artesã criadora da marca Da Tribu, acelerada pela DE, com apoio do Fundo Vale — Foto: Fernando Sette

Os desafios da região amazônica são complexos e exigem soluções multidisciplinares para serem superados. É preciso dar atenção à questão ambiental e ir além, com iniciativas que impulsionem também a economia, a ciência e a cultura – valorizando as riquezas, saberes e talentos da região.

A DE, por meio de diversas iniciativas, ajuda a promover o desenvolvimento social e econômico com sustentabilidade na Amazônia. São ações como o Fundo Vale, que incentiva o empreendedorismo aliado à conservação da floresta, o Instituto Cultural Vale, que valoriza a cultura amazônica e brasileira, e o Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV DS), que investe em formação de cientistas e em geração de conhecimento para melhorar a vida das pessoas em sintonia com o meio ambiente. Com anos de trabalho, as três iniciativas já apresentam resultados perceptíveis.

Empreendedorismo sustentável

Há 15 anos, o Fundo Vale apoia iniciativas de bioeconomia na Amazônia, com o objetivo de fortalecer cadeias produtivas sustentáveis, promover a conservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. Projetos que geram uma economia mais sustentável, justa e inclusiva são apoiados, contribuindo diretamente para a conservação dos ecossistemas e a recuperação de áreas.

A abordagem do Fundo envolve parcerias com organizações da sociedade civil, governos, empresas e empreendedores, no apoio a iniciativas que valorizam os saberes tradicionais e a inovação. As iniciativas incluem a recuperação de áreas por meio de Sistemas Agroflorestais, manejo sustentável de cadeias produtivas extrativistas, fortalecimento de negócios de impacto socioambiental, mecanismos financeiros mais adequados à realidade da região, além de agendas estruturantes para a Amazônia como conectividade, monitoramento do desmatamento e regularização fundiária.

Por meio da parceria com a DE, maior aceleradora de negócios de impacto da Região Norte, o Fundo Vale já apoiou a aceleração de 33 negócios e investimentos em 18 empreendimentos. Um deles é a Da Tribu, iniciativa de moda sustentável liderada pelas empreendedoras sociais Kátia e Tainah Fagundes, mãe e filha, em Belém, capital do Pará. O negócio produz joias e biomateriais como fios e tecidos a partir da borracha amazônica, valorizando os saberes tradicionais dos povos da floresta e colaborando diretamente com comunidades ribeirinhas.

“A gente vem caminhando nessa trajetória com a borracha amazônica e a moda sustentável, olhando para essa preservação, onde a gente entende que trazer as pessoas que vivem na floresta, na sua atuação, naquilo que eles melhor fazem, que é cuidar da floresta, para dentro do processo, é essencial. Os conhecimentos ancestrais, os saberes dos povos, estão nessas técnicas”, explica Tainah Fagundes.

DESTAQUE

•41 mil pessoas foram impactadas, direta ou indiretamente, pelos negócios e iniciativas apoiadas pelo Fundo Vale em 2023.

•Em 15 anos de trabalho, o Fundo Vale aportou quase R$ 400 milhões, em 143 iniciativas, por meio de 89 parceiros.

•Mais de 340 empreendimentos de impacto foram apoiados, incluindo negócios, cooperativas e associações.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Celebre o aniversário de Belém com a edição especial ao vivo do ‘Liberdade Comunidade’ no Forte do Castelo

‘Liberdade Comunidade’ terá uma edição especial ao vivo para celebrar o aniversário de Belém

O programa será transmitido diretamente do Forte do Castelo e terá como objetivo homenagear a história e a cultura da capital paraense. A transmissão ao vivo poderá ser acompanhada pela TV Liberal e DE.

No próximo domingo (12), o ‘Liberdade Comunidade’ irá ao ar ao vivo para comemorar os 409 anos de Belém. Esta edição especial do programa será apresentada por Márcio Lins, direto do Forte do Castelo, e contará com as repórteres Priscila Sousa e Laís Nunes, que irão explorar outros locais na Cidade Velha. A transmissão poderá ser assistida na TV Liberal e também no DE.

“Estamos com uma equipe mobilizada e preparada para oferecer ao público, logo nas primeiras horas do aniversário de Belém, uma bela homenagem à nossa cidade paraense”, declarou Márcio Lins.

Durante o programa, o apresentador e as repórteres revisitarão momentos importantes da história de Belém, como a Revolta da Cabanagem, que completa 190 anos neste ano.

“É uma data especial para destacarmos tudo aquilo que Belém tem de bom, desde a cultura, culinária, pessoas e história. O programa estará repleto de elementos que valorizam a nossa cidade”, ressaltou a repórter Laís Nunes.

Além disso, o programa irá celebrar o aniversário de Belém com muita música. Pinduca, Manoel Cordeiro e os DJ’s Gordo e Dinho Pressão, da aparelhagem Crocodilo, serão os convidados especiais e apresentarão sucessos que fazem parte da identidade musical de Belém.

Outro ponto alto do ‘Liberdade Comunidade’ será a cobertura do Mercado do Ver-o-Peso, um dos principais símbolos de Belém. O programa irá compartilhar histórias de feirantes que estão no local há várias gerações, assim como toda a expectativa em torno do tradicional bolo de aniversário da cidade.

“Belém é uma cidade dinâmica, com um cotidiano diversificado. No domingo, estaremos compartilhando um pouco dessa rotina com os telespectadores. Vale a pena acordar cedo para acompanhar este programa especial do ‘Liberdade Comunidade'”, destaca a repórter Priscila Sousa.

A edição especial do ‘Liberal Comunidade’ em comemoração ao aniversário de Belém será exibida às 6h50, ao vivo, logo após a Santa Missa, na TV Liberal. “Todos estão convidados a assistir a esta edição especial preparada com muito carinho por toda a nossa equipe”, enfatiza o apresentador Márcio Lins.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp