Morte em maternidade em Salvador: Família acusa negligência no parto – SESAB investiga o caso e promete justiça

Uma família está acusando a Maternidade Albert Sabin, em Salvador, de negligência após a morte da mãe, Kevelin Paim Barbosa, de 22 anos, e de seu bebê, por complicações no parto. O caso ocorreu na última sexta-feira (29) e gerou grande comoção. Segundo os parentes, Kevelin tinha indicação para parto cesárea devido à sua hipertensão, no entanto, a equipe médica optou por induzir o parto normal, que só foi interrompido na madrugada de sexta. Neste momento, a médica constatou que o coração da bebê, Lorena Valentina, já não estava batendo.

Após o parto, a bebê não resistiu e Kevelin apresentou complicações, sendo encaminhada para a UTI, onde também veio a falecer. A família acredita que as mortes poderiam ter sido evitadas caso a maternidade tivesse optado pela cesárea desde o início. Os corpos de mãe e filha foram enterrados no domingo (1º) no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) emitiu uma nota afirmando que todos os protocolos indicados foram seguidos e que o parto foi realizado no momento indicado pela evolução da paciente.

Em entrevista à TV Bahia, o diretor-geral de Gestão de Unidades Próprias da Sesab, Michael Carmo, anunciou que a secretaria determinou a apuração do caso e instaurou uma sindicância para verificar o ocorrido. Ele defendeu as avaliações da equipe médica e ressaltou que a decisão pelo parto normal não foi tomada de forma precipitada. A hipótese mais provável, segundo Carmo, é que as mortes tenham sido causadas pela doença hipertensiva de base que Kevelin apresentava.

A causa das mortes está sendo investigada pela 13ª Delegacia Territorial de Cajazeiras, que realizará oitivas para esclarecer o caso. Os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) serão essenciais para as investigações. A Maternidade Albert Sabin está envolvida em uma polêmica que envolveu a negligência em um momento tão delicado como o parto, deixando a família devastada. A SESAB garante que estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para esclarecer o ocorrido e buscar justiça para Kevelin e Lorena Valentina.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Protesto interdita rodovia na Bahia por triplo homicídio: polícia investiga caso

Grupo interdita trecho de rodovia em protesto contra assassinatos de três irmãos na Bahia

Triplo homicídio aconteceu na madrugada de quarta-feira (25), no distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro.

Polícia investiga triplo homicídio na Bahia

Polícia investiga triplo homicídio na Bahia

Um grupo de familiares e amigos dos três irmãos que foram assassinados a tiros em Vera Cruz, distrito de Porto Seguro, fez um protesto e interditou um trecho da BR-367, que liga Eunápolis a Porto Seguro. O crime aconteceu na madrugada de quarta-feira (25).

De acordo com informações da TV Santa Cruz, os protestantes estão revoltados com o ocorrido e pedem agilidade nas investigações das mortes de Ademilson Paulo da Silva, de 47 anos, Ademilton Paulo da Silva, de 49 anos, e Antônio Marcos Paulo dos Anjos, de 41. Até a última atualização desta reportagem, ninguém foi preso.

De acordo com Marcos Benevides, delegado responsável pelo caso, informações iniciais indicam que os três irmãos não possuíam envolvimento com o crime.

No dia do triplo homicídio, antes do ocorrido, os suspeitos já haviam agredido outras pessoas e disparado tiros para cima na localidade.

Além dos três irmãos, uma quarta vítima, que não teve nome divulgado, ficou ferida e foi encaminhada para uma unidade de saúde. Ela não corre risco de morte.

Familiares dos irmãos relataram que o grupo estava a caminho de uma festa de Natal, quando foi surpreendido por pelo menos oito homens encapuzados que, armados com pistolas e fuzis, dispararam várias vezes contra as vítimas.

Os corpos de Ademilson Paulo da Silva, Ademilton Paulo da Silva, Antônio Marcos Paulo dos Anjos foram sepultados nesta quinta-feira (26), em Vera Cruz.

Veja mais notícias do estado em DE Bahia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp