Incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza: Equipes lutam contra as chamas

Novo incêndio é registrado no Parque do Cocó, em Fortaleza; VÍDEO

O fogo começou no início da tarde desta segunda-feira (02). Bombeiros tentam apagar as chamas.

Um novo incêndio foi registrado nesta segunda-feira (02) no Parque do Cocó, em Fortaleza. O fogo começou por volta de 13h. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas ao local.

No último sábado (30), chamas também atingiram o local em um trecho que fica próximo à Avenida Raul Barbosa, no Bairro Aerolândia. A fumaça causada pelas chamas invadiu casas e vias do entorno, comprometendo o tráfego de veículos na região. O incêndio foi controlado no fim da tarde de sábado.

O incêndio desta segunda está concentrado na região próxima da Avenida General Murilo Borges e trouxe vários transtornos para a população que mora no Bairro Aerolândia e Alto da Balança.

Um helicóptero ajuda a apagar o fogo. O DE solicitou mais informações para o Corpo de Bombeiros, e aguarda resposta.

O Parque do Cocó é o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste do Brasil, com área de 1.581,29 hectares. No começo deste ano, uma área de mais de 10 hectares foi destruída por chamas que duraram cinco dias para serem controladas. Em 2021, foram mais de 46 hectares afetados pelo fogo.

INCÊNDIO NO FIM DE SEMANA

O incêndio que atingiu o Parque do Cocó no último sábado (30) se concentrou no trecho que fica próximo à Avenida Raul Barbosa, no Bairro Aerolândia. A fumaça causada pelas chamas invadiu casas e vias do entorno, comprometendo o tráfego de veículos na região. O incêndio foi controlado no fim da tarde.

De acordo com Michele Magalhães, que mora próximo ao local do incêndio, na noite de sexta-feira (29) os bombeiros já haviam apagado alguns focos no parque. Porém, o fogo recomeçou por volta de 13h de hoje, com fumaça encobrindo a região.

“A pista está com visibilidade zero, tanto no sentido Aldeota, como sentido a BR-116”, disse Michele Magalhães.

Ainda segundo a moradora, a fumaça também invadiu as casas, causando problemas para quem mora na região.

Outra moradora que está tendo dificuldade de respirar por conta da fumaça é Maria de Fátima Azevedo de Holanda, que está usando máscara para tentar se proteger.

“Desde ontem à noite fumaça aí, mas hoje piorou. A gente fica espirrando, fica tossindo, aí para quem está gripado é um veneno”, falou Maria de Fátima.

“É importante ressaltar que os incêndios registrados no Parque do Cocó são classificados como incêndios de turfa. Esses incêndios ocorrem em camadas subterrâneas de matéria orgânica e, apesar de gerarem uma combustão relativamente pequena, provocam alta liberação de fumaça, que pode se espalhar por áreas urbanas. A gestão do parque, sob responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, acompanha de perto os acontecimentos e segue monitorando a situação”, informou a Secretaria do Meio Ambiente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Consultas veterinárias e vacinação antirrábica no bairro Benfica, em Fortaleza – Vetmóvel na UFC

Vetmóvel oferta consultas veterinárias e vacinação antirrábica no bairro Benfica, em Fortaleza. O Vetmóvel está funcionando na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), oferecendo consultas clínicas e vacinação antirrábica para cães e gatos domesticados, bem como para aqueles que estão em situação de abandono.

Na segunda-feira (30), o atendimento será realizado das 7h às 12h e das 13h às 16h, com a distribuição de 40 fichas para atendimento clínico e vacinação antirrábica. As senhas são entregues meia-hora antes do atendimento, sendo 20 disponíveis pela manhã e mais 20 à tarde. Já na terça-feira (31), o serviço estará disponível das 7h às 12h, com 20 fichas sendo distribuídas.

Para utilizar os serviços veterinários oferecidos, é necessário que os responsáveis levem o RG, CPF e comprovante de endereço de Fortaleza para o atendimento. Além disso, cães devem estar com guia, coleira e focinheira, enquanto gatos precisam ser transportados dentro de caixas apropriadas.

A imunização contra a raiva é condicionada às consultas e pode ser aplicada a partir dos quatro meses de idade, em cães e gatos, anualmente. Fêmeas não podem estar prenhes, lactantes ou no cio. É aconselhável que o tutor tenha o cartão de vacinação do animal no momento da vacinação, no entanto, aqueles que não possuírem o documento o receberão no local.

O Vetmóvel é administrado pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-estar Animal (Coepa) da Prefeitura de Fortaleza. A iniciativa visa proporcionar acesso a cuidados veterinários essenciais para os animais da região, contribuindo para a saúde e bem-estar da população pet da cidade de Fortaleza.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp