O Departamento de Saúde do Paraná inaugurou na última segunda-feira (2) 30 novos leitos de enfermaria e cinco salas de cirurgia no DE do Trabalhador (HT), localizado no bairro Novo Mundo, em Curitiba. A expectativa é de que o DE inicie a realização de aproximadamente 1.300 cirurgias por mês, um aumento significativo de 44% em relação ao volume atual.
O investimento de R$ 13,8 milhões tem como objetivo ampliar o atendimento a urgências e emergências de alta complexidade. Uma das cinco novas salas da enfermaria será destinada à hemodinâmica, o que é essencial para o tratamento de casos vasculares por trauma decorrentes de acidentes ou outros eventos traumáticos que podem resultar em hemorragias, isquemias ou hematomas.
O diretor-superintendente do complexo hospitalar, Guilherme Graziani, ressaltou a importância da sala de hemodinâmica para a realização de cirurgias menos invasivas, proporcionando procedimentos com técnicas menos agressivas. Do montante investido, R$ 6,7 milhões foram destinados à aquisição de equipamentos de última geração, incluindo aparelhos de hemodinâmica, anestesia de grande porte, focos cirúrgicos inteligentes e um sistema de climatização para reduzir riscos de contaminações.
Durante a cerimônia de inauguração, o secretário estadual de saúde, Beto Preto, anunciou que as obras de reforma do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do DE serão finalizadas em breve, beneficiando a estrutura de atendimento do complexo hospitalar. Com novos equipamentos de tomografia, raio-x e outras tecnologias, o DE do Trabalhador poderá ampliar ainda mais seu atendimento, especialmente na área de trauma.
Não deixe de acompanhar as últimas notícias do Paraná e fique por dentro de todas as novidades sobre a saúde e os serviços hospitalares no DE do Trabalhador. A ampliação da estrutura e dos serviços promete beneficiar a população e garantir um atendimento de qualidade nas urgências e emergências de alta complexidade em Curitiba. Aproveite para se manter informado sobre temas importantes para a comunidade paranaense.