Redenção da Serra enfrenta alagamentos e deslizamentos após forte chuva

Com maior acumulado de chuva do estado, Redenção da Serra registra alagamento, deslizamento de terra e queda de muros e árvores

Apesar do volume de chuva e dos estragos registrados, não houve feridos. A ponte de acesso do bairro das Paineiras, em Redenção da Serra, ficou danificada por conta da chuva, conforme divulgado pela Defesa Civil. Redenção da Serra alcançou o maior índice de chuva em São Paulo, com 102 milímetros nas últimas 24 horas. Outras cidades da região também foram impactadas, como Natividade Da Serra (79), Cunha (77), Ubatuba (75), São Luiz do Paraitinga (55) e Lagoinha (53).

Por causa do temporal, Redenção da Serra sofreu diversas ocorrências, principalmente no bairro das Paineiras, que está intransitável devido a deslizamentos de terra. Pontes e tubos foram danificados, levando à interdição de trechos no local. Houve também queda de barreira no bairro do Pinheirinho, com máquinas da prefeitura atuando na remoção. A região central da cidade enfrentou pontos de alagamento e quedas de muro.

Em São Luiz do Paraitinga, três casas foram alagadas, mas não houve necessidade de realocar os moradores. Em Redenção da Serra, outras áreas registraram alagamentos e deslizamentos, causando transtornos à população. Apesar das adversidades, não houve vítimas nem desabrigados. A Defesa Civil municipal acompanha de perto a situação e presta auxílio onde necessário.

Diante da situação de calamidade provocada pela chuva, é fundamental a atuação conjunta das autoridades e da população para a recuperação das áreas afetadas. Os cuidados com a infraestrutura urbana e com as condições climáticas devem ser redobrados, visando prevenir novos incidentes. A solidariedade e a cooperação são essenciais para a superação dos desafios enfrentados por Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga e demais municípios da região. Recursos e apoio humanitário são fundamentais nesse momento de reconstrução.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp