TCM e TJGO suspendem licitação de R$ 39,3 milhões para gestão de resíduos sólidos em Goiânia

REPRODUÇÃO

Duas decisões cruciais relacionadas ao Pregão Eletrônico nº 90012/2024, realizado pela Prefeitura de Goiânia, resultaram na suspensão do processo licitatório para a contratação de serviços de gestão de resíduos sólidos urbanos, avaliada em R$ 39,3 milhões. As medidas foram tomadas pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCMGO), em resposta a denúncias de irregularidades sem certeza.

No dia 26 de novembro, a 11ª Câmara Cível do TJGO, sob a relatoria do desembargador Breno Caiado, concedeu liminar suspendendo o edital após agravo de instrumento apresentado pelo vereador Kleybe Lemes de Morais. O magistrado apontou possíveis evidências à Lei de Responsabilidade Fiscal, ausência de estudos técnicos aprofundados e subestimação do volume de resíduos sólidos. Também destacaram falhas no tratamento ambiental, como o manejo de chorume, que poderiam comprometer o meio ambiente. “A suspensão resguarda o interesse público enquanto as observações são demonstradas detalhadamente”, afirmou Caiado

Já no dia 27 de novembro, o TCMGO determinou a paralisação do pregão por medida cautelar, conforme relatório do conselheiro Humberto Aidar. Foram identificadas inconsistências no edital, como a falta de estudos técnicos públicos e custos subestimados, além de possíveis direcionamentos que limitassem a competitividade. O tribunal deu 48 horas para que a prefeitura comprovasse o cumprimento da decisão, sob pena de multa, e notificasse a equipe de transição da gestão que assumirá em janeiro de 2022.

Para o advogado Matheus Costa, representante do vereador, as decisões representam um marco para a proteção do patrimônio público e da moralidade administrativa. “A suspensão do edital garante que os atos sejam limitados com transparência e planejamento, conforme os princípios constitucionais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo lança Operação Natal Seguro no Transporte Público

A Secretaria-Geral de Governo (SGG) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) lançam, nesta quinta-feira, 05, às 9h30, no Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, a Operação Natal Seguro no Transporte Público.

O objetivo é intensificar o policiamento no interior e nas proximidades dos 13 terminais e 50 estações do transporte coletivo (sistema BRT Norte/Sul e Leste/Oeste), em Goiânia.

A ação é uma parceria entre a Polícia Militar do Estado de Goiás (PM/GO), a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).

Coletiva de imprensa

Será concedida uma entrevista coletiva à imprensa no local, com a participação do secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), Adriano da Rocha Lima, o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, o diretor de Transportes do Redemob Consórcio, Cézane Siqueira, e os comandantes do Comando de Policiamento da Capital, Cel. Pedro Henrique Batista Alves de Paiva, e do Batalhão de Terminais, o Ten. Cel. Johnathan Tarley Rodrigues.

O evento contará com a presença de mais de 100 policiais e diversas viaturas de diversas tropas, incluindo batalhões especializados como as Rotam, Giro e Patrulha Maria da Penha.

Após o fim da coletiva, os policiais sairão em comboio descendo pela Rua 90, passando pela Praça Cívica, seguindo pelas Avenidas Araguaia e Anhanguera até chegar ao Terminal da Praça A, ponto de maior concentração de compras de Goiânia no período de festas.

Natal Seguro no Transporte Público

O efetivo responsável pela segurança nos terminais será ampliado em mais de 100% para garantir a segurança da população neste período de festividades de fim de ano, quando há uma maior movimentação e o comércio se aquece com as compras de Natal e Ano Novo.

A intenção é agir de forma preventiva e reduzir os índices de criminalidade.

Goiânia é a única capital do país que conta com um batalhão especializado para garantir a segurança nos terminais do transporte, e a tropa alcançou resultados significativos, com uma queda de 67% no número de furtos e 57% no quantitativo de roubos registrados ao longo deste ano em comparação a 2023.

Segurança

Diariamente, mais de 500 mil pessoas embarcam e desembarcam nos veículos do transporte coletivo em Goiânia e Região Metropolitana. O Governo de Goiás está comprometido em oferecer segurança aos usuários do transporte coletivo.

Além do reforço no policiamento, os passageiros podem contar com 1173 câmeras de monitoramento instaladas nos terminais, todas interligadas à central monitorada pela Secretaria de Segurança Pública.

Além disso, outra preocupação é com a segurança das mulheres, que podem acionar o aplicativo Mulher Segura para fazer denúncias caso sejam vítimas de crimes, como por exemplo o assédio sexual, dentro dos terminais ou no trajeto percorrido pelos ônibus.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp