IPVA 2025 RS: Pagamento com desconto de até 28,1%; veja datas

IPVA 2025: Pagamento começa na próxima semana, e desconto pode chegar a 28,1% no RS; veja datas

Calendário de quitação tem início no dia 11 de dezembro. Motoristas que optarem por não fazer antecipação ou parcelamento terão até 30 de abril para pagar o tributo.

1 de 3 Trânsito em avenida de Porto Alegre — Foto: Reprodução/RBS TV

O governo do Rio Grande do Sul divulgou nesta terça-feira (3) o calendário para pagamento e os descontos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. A consulta dos valores pode ser feita pela internet e aplicativo do IPVA

📲 Acesse o canal do de RS no WhatsApp

O pagamento do IPVA 2025 começa no dia 11 de dezembro. A quitação poderá ser feita com antecipação do valor total ou parcelado em seis vezes. Quem pagar antes e for beneficiado com os descontos Bom Cidadão (até 15%) ou Bom Motorista (até 5%), paga menos.

O motorista que realizar a quitação do tributo até o dia 30 deste mês poderá ter uma redução de no máximo 28,1% no valor. Para pessoa jurídica, o desconto máximo é de 10,16%.

Os motoristas que optarem por não fazer antecipação ou parcelamento terão até 30 de abril para quitarem o IPVA. Diferentemente dos anos anteriores, não haverá escalonamento do vencimento pelo final da placa.

As alíquotas incidentes sobre o valor dos veículos permanecem as mesmas, sendo 3% para automóveis e caminhonetes, 2% para motocicletas e 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e caminhonetes para locação.

2 de 3 IPVA 2025: não haverá mais escalonamento do vencimento pelo final da placa do veículo — Foto: Reprodução/Sefaz

DESCONTOS MÁXIMOS PARA ANTECIPAÇÃO – PESSOA FÍSICA

* Até 30 de dezembro: 28,13%
* Até 31 de janeiro: 24,80%
* Até 28 de fevereiro: 22,40%
* Até 31 de março: 20,80%

DESCONTO BOM MOTORISTA

O desconto do Bom Motorista será concedido ao condutor e proprietário de veículo que não tenha incorrido em infração de trânsito, conforme abaixo:

Período sem multa e desconto

* 01/11/2021 a 31/10/2024: 15%
* 01/11/2022 a 31/10/2024: 10%
* 01/11/2023 a 31/10/2024: 5%

DESCONTO BOM CIDADÃO

Para ser beneficiado com o desconto de Bom Cidadão, os motoristas precisam ter a quantidade mínima de notas fiscais de compra emitidas com o CPF do titular do automóvel, conforme abaixo. O benefício é destinado a todos os contribuintes que estiverem inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG).

São consideradas as compras realizadas entre 1 de novembro de 2023 e 31 de outubro de 2024.

Desconto Bom Cidadão

Número de notas fiscais Desconto 150 ou mais 5% 100 a 149 3% 51 a 99 1%

PAGAMENTO PARCELADO

Quem optar por parcelar o pagamento do imposto (de janeiro até junho) precisa fazer a adesão até 31 de janeiro de 2025. O parcelamento não tem juros.

As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente, informou o governo.

3 de 3 Trânsito em avenida de Porto Alegre — Foto: Reprodução/RBS TV

FORMAS DE PAGAMENTO

Via Pix

É necessário inserir dados da placa e do Renavam. Os dados do beneficiário devem ser:

* Nome: Ipva Sefaz/RS
* CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
* Instituição: Bco do Estado do RS S.A

Bancos conveniados

* Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. Opção de Pix disponível em mais de 760 instituições.

ISENÇÕES

Para veículos registrados no RS, a isenção do IPVA começa a valer a partir dos 20 anos da data de fabricação do automóvel. Sendo assim, não será cobrado o imposto para veículos de modelos de 2005 ou anteriores.

SEGURO OBRIGATÓRIO

Os motoristas também deverão pagar o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), que foi retomado em 2024. O pagamento desses valores não estará disponível com as demais valores.

De acordo com o governo do RS, a Caixa Econômica Federal vai disponibilizar os valores em um site/aplicativo/lotéricas para que os contribuintes possam regularizar o recolhimento.

Secretaria da Fazenda do RS alerta para tentativas de golpe no pagamento do IPVA

Secretaria da Fazenda do RS alerta para tentativas de golpe no pagamento do IPVA

VÍDEOS: TUDO SOBRE O RS

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Edifício é interditado após queda fatal de engenheiro em Santa Maria

O Corpo de Bombeiros de Santa Maria interditou as sacadas de um edifício após o trágico acidente que resultou na morte do engenheiro Gabriel Scapin, de 26 anos. O jovem caiu do quinto andar de uma das estruturas durante uma festa na cidade. A Polícia Civil está tratando o caso como um acidente, que ocorreu no último sábado. Uma vistoria foi realizada no local na terça-feira para avaliar a situação e garantir a segurança dos moradores.

Segundo informações dos bombeiros, as sacadas foram interditadas e o acesso está proibido até que um laudo de segurança estrutural seja apresentado pelo condomínio. Além disso, o proprietário do prédio recebeu uma multa por falta de brigada de incêndio. O plano de prevenção contra incêndio estava desatualizado e o alvará vencido, o que contribuiu para a interdição das sacadas.

A Polícia Civil está investigando o caso e apurando as circunstâncias da queda de Gabriel Scapin. O jovem estava participando de uma confraternização na casa de amigos quando o acidente ocorreu. Ele escorava em uma mureta de madeira na sacada e, infelizmente, a estrutura cedeu, resultando na sua queda fatal. O Samu foi acionado, mas apenas pôde constatar o óbito.

Gabriel Scapin era formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Maria e trabalhava remotamente para uma empresa em Florianópolis. Ele morava na cidade com o irmão e seu velório e enterro aconteceram em Frederico Westphalen, onde foi sepultado no Cemitério Municipal. O jovem era reconhecido pela sua dedicação à profissão e seu carinho pelos amigos e família.

O edifício onde ocorreu o acidente é agora alvo de investigações e medidas corretivas para garantir a segurança dos demais moradores. A tragédia deixou a comunidade de Santa Maria consternada com a perda de um jovem tão talentoso. A interdição das sacadas é uma precaução necessária para evitar que novos acidentes ocorram no local e para que a justiça seja feita em relação ao acontecido.

A comoção pela morte de Gabriel Scapin se espalhou pela cidade e a família e amigos enlutados buscam respostas sobre o que levou ao trágico acidente. Enquanto as investigações prosseguem, a memória do jovem engenheiro é honrada por todos que o conheceram e desfrutaram de sua companhia. Que a justiça seja feita e que medidas de segurança sejam implementadas para evitar que casos como este se repitam.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp