Prefeito de Porto Alegre anuncia saída de diretor do Dmae e nomeação de novo líder com experiência em infraestrutura e saneamento

Sebastião Melo anuncia saída de Maurício Loss da direção do Departamento de Água e Esgoto de Porto Alegre

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), anunciou, na manhã desta terça-feira (3), a saída de Maurício Loss da direção do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O comunicado foi feito nas redes sociais de Melo.

“Agradeço toda a colaboração do diretor Maurício Loss, que muito se dedicou diante dos desafios históricos da cidade e permanecerá contribuindo na próxima gestão. Temos muito trabalho pela frente e não vamos descansar na tarefa de entregar melhores serviços à população”, publicou o prefeito.

Loss é engenheiro e tomou posse em fevereiro de 2023. Ele estava à frente do departamento durante a enchente histórica que atingiu a capital em maio de 2024.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, do Grupo RBS, nesta segunda-feira (2), após o temporal do fim de semana, Loss atribuiu o acúmulo de água ao grande volume de chuva em um curto período e à falta de energia elétrica nas estações de bombeamento.

Segundo ele, todas as casas de bomba localizadas na região do 4º Distrito funcionaram apenas com geradores durante a intempérie.

Melo sinalizou que Loss seguirá em algum cargo na próxima gestão, que iniciará em janeiro, mas não indicou em qual escalão. O comando do Dmae ficará a cargo do procurador estadual Bruno Vanuzzi.

Com experiência de gestão no público e no privado, será liderança à frente das transformações indispensáveis em curso”, escreveu Melo. Vanuzzi é formado em Direito e especialista em concessões e parcerias público-privadas (PPPs). Ele foi secretário municipal de Parcerias Estratégicas na gestão de Nelson Marchezan Júnior e titular da Secretaria Extraordinária de Parcerias do governo do RS.

Porto Alegre, assim como várias outras cidades do Brasil, enfrenta desafios quando se trata de infraestrutura e questões relacionadas à água e saneamento básico. A saída de Maurício Loss da direção do Dmae e a nomeação do procurador Bruno Vanuzzi refletem a necessidade de uma gestão comprometida em lidar com essas demandas de forma eficaz. É importante que as autoridades continuem a buscar soluções e melhorias para garantir serviços de qualidade à população da capital gaúcha.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pai faz crianças reféns no Paraná: rua é isolada para negociação com Bope

Pai faz filhos reféns no Paraná e rua é isolada; crianças têm 3 e 6 anos

Ocorrência de Pai que faz crianças reféns no Paraná e rua é isolada; crianças têm 3 e 6 anos

Na cidade de Altônia, no noroeste do Paraná, um homem de 37 anos fez suas próprias crianças, de 3 e 6 anos, reféns em sua residência. Diante da situação, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado para mediar a negociação com o indivíduo. Segundo informações da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), as crianças estavam sob a guarda do pai na véspera de Natal, porém, ao chegarem para buscá-las, a mãe foi surpreendida pela recusa do homem em devolvê-las, trancando-as dentro de casa.

A rua Alberto Byington Junior, localizada na região central da cidade, foi isolada para a realização das atividades de negociação. Além dos 25 policiais militares presentes, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também prestaram apoio no local durante a ocorrência.

Os eventos tiveram início às 12h e até o momento da última atualização realizada pela PM, às 18h30, as tentativas de negociação por parte do Bope com o pai mantinham-se em curso, porém, sem sucesso na comunicação estabelecida. Não há informações precisas sobre o estado de saúde tanto das crianças quanto do homem envolvido na situação.

Esta é uma reportagem em constante atualização, com informações que podem ser atualizadas a qualquer momento, acompanhe a cobertura no portal DE Norte e Noroeste.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp