Sebastião Melo anuncia saída de Maurício Loss da direção do Departamento de Água e Esgoto de Porto Alegre
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), anunciou, na manhã desta terça-feira (3), a saída de Maurício Loss da direção do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O comunicado foi feito nas redes sociais de Melo.
“Agradeço toda a colaboração do diretor Maurício Loss, que muito se dedicou diante dos desafios históricos da cidade e permanecerá contribuindo na próxima gestão. Temos muito trabalho pela frente e não vamos descansar na tarefa de entregar melhores serviços à população”, publicou o prefeito.
Loss é engenheiro e tomou posse em fevereiro de 2023. Ele estava à frente do departamento durante a enchente histórica que atingiu a capital em maio de 2024.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, do Grupo RBS, nesta segunda-feira (2), após o temporal do fim de semana, Loss atribuiu o acúmulo de água ao grande volume de chuva em um curto período e à falta de energia elétrica nas estações de bombeamento.
Segundo ele, todas as casas de bomba localizadas na região do 4º Distrito funcionaram apenas com geradores durante a intempérie.
Melo sinalizou que Loss seguirá em algum cargo na próxima gestão, que iniciará em janeiro, mas não indicou em qual escalão. O comando do Dmae ficará a cargo do procurador estadual Bruno Vanuzzi.
Com experiência de gestão no público e no privado, será liderança à frente das transformações indispensáveis em curso”, escreveu Melo. Vanuzzi é formado em Direito e especialista em concessões e parcerias público-privadas (PPPs). Ele foi secretário municipal de Parcerias Estratégicas na gestão de Nelson Marchezan Júnior e titular da Secretaria Extraordinária de Parcerias do governo do RS.
Porto Alegre, assim como várias outras cidades do Brasil, enfrenta desafios quando se trata de infraestrutura e questões relacionadas à água e saneamento básico. A saída de Maurício Loss da direção do Dmae e a nomeação do procurador Bruno Vanuzzi refletem a necessidade de uma gestão comprometida em lidar com essas demandas de forma eficaz. É importante que as autoridades continuem a buscar soluções e melhorias para garantir serviços de qualidade à população da capital gaúcha.