O noroeste paulista tem enfrentado um surto preocupante de dengue, com 100 mortes registradas e mais de 86 mil casos da doença no decorrer deste ano. A cidade de São José do Rio Preto confirmou a décima fatalidade, enquanto Jaci foi palco do primeiro óbito relacionado à dengue em 2021. O mosquito Aedes aegypti é o responsável pela transmissão do vírus e tem sido motivo de alerta para as autoridades de saúde da região.
Em Rio Preto, a vítima mais recente foi uma mulher com idade entre 70 e 79 anos e com comorbidades, de acordo com a Secretaria de Saúde local. O diagnóstico da causa da morte foi realizado pelo Instituto Adolfo Lutz. Os meses de abril e maio foram os que apresentaram maior incidência de óbitos na cidade, totalizando três e quatro, respectivamente.
No período de janeiro a novembro, São José do Rio Preto contabilizou 25.807 casos confirmados de dengue. Somente no mês passado, foram registrados 2.884 casos, dos quais 498 foram confirmados e 2.170 estão em fase de investigação. Jaci também registrou a primeira morte relacionada à doença neste ano, porém, não foram divulgadas informações sobre a vítima.
Além disso, outros municípios do noroeste paulista também enfrentam um cenário preocupante, com números alarmantes de casos de dengue e fatalidades. Municípios como Votuporanga, Catanduva, Olímpia, Ariranha, Irapuã, e diversos outros já contabilizam ocorrências da doença. A Secretaria Estadual de Saúde tem sido fonte de informação acerca desses dados.
Para acompanhar mais notícias sobre a região, confira o portal de notícias DE Rio Preto e Araçatuba. A cobertura jornalística tem se dedicado a trazer informações relevantes sobre a situação da dengue, além de outros conteúdos de interesse local. Esteja sempre atualizado sobre as notícias mais importantes da região noroeste paulista.