DE principais vantagens do 5G ‘puro’ estão tornando-se evidentes à medida que a tecnologia começa a se expandir para as cidades do Ceará. Atualmente, poucas localidades do Brasil possuem antenas de 5G ‘puro’, que proporciona uma navegação mais rápida e eficiente. No entanto, a maioria das cidades do estado ainda opera com antenas que utilizam tecnologias mais antigas do 4G, o que limita a experiência dos usuários locais em termos de velocidade e qualidade de conexão.
Um mapa interativo permite identificar os municípios cearenses onde a nova tecnologia já está disponível, incluindo cidades como Fortaleza, Juazeiro do Norte, Beberibe e Jijoca de Jericoacoara. Apesar disso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que todas as cidades do país estão aptas a receber o 5G standalone, conhecido como “5G puro”. No entanto, a disponibilidade do sinal pode variar conforme o licenciamento e a efetiva operação das antenas pelas operadoras.
O 5G standalone, que opera na frequência de 3,5 GHz, é considerado a versão mais avançada da tecnologia de internet móvel. Com a sua implementação, as operadoras precisaram financiar a mudança da faixa destinada à TV parabólica para liberar o uso da frequência para a internet móvel. Além disso, essa versão do 5G promete reduzir ainda mais a latência, melhorando a experiência em ligações de vídeo e jogos online, e aumentando a capacidade de conexão com múltiplos dispositivos simultaneamente.
Uma das grandes vantagens do 5G ‘puro’ é a sua capacidade de lidar com um maior volume de dispositivos conectados de forma simultânea, tornando a conexão mais confiável e estável. Essa característica tem o potencial de impulsionar avanços em diversos setores, como indústria, comércio, agricultura e saúde, contribuindo para a modernização e eficiência dessas áreas. A expectativa é que a nova tecnologia proporcione melhorias significativas na comunicação e na conectividade em todo o estado do Ceará, beneficiando tanto os usuários comuns quanto o desenvolvimento de diversas atividades econômicas.