Idosos no verão: saiba quais cuidados com a saúde devem ser adotados
Especialista ressalta as medidas estratégicas para garantir a saúde dos idosos durante a estação mais quente no ano
Nos últimos anos, as ondas de calor se apresentam como fenômenos cada vez mais frequentes no Brasil. Com a proximidade do verão, a preocupação com os cuidados básicos durante a estação aumentam e é necessário dar uma atenção especial à saúde. As medidas preventivas são fundamentais quando se trata dos idosos, já que eles são mais vulneráveis à desidratação.
Isso ocorre porque a quantidade de água tende a diminuir com o avançar da idade. Além disso, a terceira idade pode não perceber a sensação, e a capacidade de regular a temperatura corporal também é menor. A terapeuta ocupacional e Diretora do Centro Dia e Terapeuta Ocupacional da 3i Residencial Sênior, Cintia Aneias, explica que os cuidados vão além da hidratação.
Confira algumas práticas importantes para se adotar no verão com o intuito de promover a segurança e garantir qualidade de vida para os idosos.
PROTEÇÃO SOLAR PARA OS IDOSOS
O uso de filtro solar é indispensável, ainda que o idoso não pretenda executar atividades ao ar livre. A proteção se recomenda mesmo em dias nublados.
“A proteção contra os raios UVA e UVB é uma questão de segurança fundamental. É importante que os idosos usem filtros solar com fator alto e completem a proteção com chapéus e roupas leves para se refrescar”, revela a profissional.
ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO
Realizar pequenas refeições ao longo do dia é uma ótima estratégia para promover a digestão adequada aos idosos. Se recomenda refeições leves e manter a hidratação. Para isso, o ideal é investir em frutas, verduras e legumes, que fornecem vitaminas, minerais e fibras.
“A cada hora, ofereça um copo de água. A ingestão de líquido deve ser feita aos poucos ao longo do dia, sucos naturais e chás gelados também são válidos. Além disso, uma alimentação que inclua cereais integrais e carnes mais leves, com pouca gordura, também são consideradas refeições saudáveis”, esclarece a especialista.