Namíbia: Nandi-Ndaitwah é eleita 1ª mulher presidente em votação histórica

Namíbia elege Nandi-Ndaitwah primeira mulher presidente

“A nação namibiana votou pela paz e estabilidade”, disse Nandi-Ndaitwah após ser declarada presidente eleita

Netumbo Nandi-Ndaitwah, do partido governista Swapo (Organização do Povo do Sudoeste Africano), venceu as eleições presidenciais da Namíbia já no primeiro turno, com 57% dos votos, de acordo com os resultados publicados pela comissão eleitoral nessa terça-feira (3/12).

“A nação namibiana votou pela paz e estabilidade”, disse Nandi-Ndaitwah após ser declarada presidente eleita – a primeira mulher a ocupar o cargo.

A comissão colocou o segundo colocado, Panduleni Itula, do partido Patriotas Independentes pela Mudança (IPC), com 26%. O candidato derrotado e o IPC disseram que contestarão os resultados “profundamente falhos”.

O comparecimento dos quase 1,5 milhão de eleitores registrados foi de 77%.

Atual vice-presidente, Nandi-Ndaitwah, de 72 anos, era considerada a favorita antes da votação, pois representa o partido que domina a política da Namíbia desde a independência da ex-colônia alemã da África do Sul, em 1990.

Depois de anos em vários cargos de liderança, incluindo o de ministra das Relações Exteriores, ela é popular no país e no exterior.

No entanto, os níveis de apoio da Swapo caíram nos últimos anos – principalmente em meio às frustrações econômicas e com a corrupção do governo –, levando a uma campanha mais competitiva do que o normal.

Na eleição presidencial de 2014, a Swapo teve quase 87% dos votos na eleição presidencial, enquanto em 2019, esse índice foi de 56%.

A Namíbia vem lutando contra altas taxas de desemprego entre os jovens, uma questão que a presidente eleita prometeu resolver com investimentos em energia verde, agricultura e infraestrutura.

OPOSIÇÃO AMEAÇA CONTESTAR RESULTADOS

Os namibianos também votaram em um novo parlamento durante as eleições de 27 de novembro.

A Swapo conquistou 51 das 96 cadeiras eleitas e voltará ao governo, enquanto o IPC conquistou 20 cadeiras e se tornará a oposição oficial.

A votação foi prejudicada por problemas técnicos e falta de cédulas, o que levou a resultados atrasados, já que a votação precisou ser estendida em alguns lugares.

O IPC alegou que esses contratempos foram uma tentativa deliberada de frustrar os eleitores e já havia dito que não aceitaria os resultados, independentemente do que eles mostrassem.

O candidato do IPC, o ex-dentista e advogado Panduleni Itula, de 67 anos, afirmou na semana passada que havia uma “infinidade de irregularidades”.

A eleição foi acompanhada por observadores em Berlim – Alemanha e Namíbia trabalham no novo Projeto Hyphen, que prevê a importação de grandes quantidades de hidrogênio pela Alemanha a partir de 2028, e em um controverso acordo de reconciliação da era colonial.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Letícia Birkheuer critica ex-marido por deixar filho pilotar jet ski: segurança em primeiro lugar

Letícia Birkheuer detona ex-marido ao ver filho pilotando jet ski

A atriz Letícia Birkheuer usou as redes sociais nessa quinta-feira (26/12) para detonar o ex-marido, o empresário Alexandre Furmanovich, após ver que ele deixou o filho deles, João Guilherme, de 13 anos, pilotando um jet ski. A situação deixou a atriz extremamente indignada e preocupada com a segurança do filho.

“Estou aqui passando as férias na casa da minha mãe, e minha amiga encaminhou um vídeo do meu filho, da rede social dele, pilotando um jet ski em alta velocidade em Angra dos Reis, quando está na companhia do pai, porém ele estava sozinho pilotando e fazendo manobras radicais com 13 anos”, começou Letícia em seu desabafo.

A atriz reforçou em suas críticas a irresponsabilidade da situação, ressaltando os perigos que crianças correm ao pilotar jet skis sem a devida supervisão. Ela destacou a falta de segurança do filho ao estar de pé no jet ski enquanto pilotava, algo que aumentou ainda mais a sua preocupação e revolta.

Diante da situação, Letícia Birkheuer expressou sua frustração com as autoridades competentes, questionando a falta de fiscalização e supervisão em locais como Angra dos Reis. A atriz mostrou-se atônita com a falta de ação por parte do judiciário e da polícia, destacando a importância de garantir a segurança e bem-estar das crianças.

Em meio às críticas e à sua grande preocupação como mãe, Letícia Birkheuer fez questão de ressaltar a importância de conscientizar sobre os riscos da irresponsabilidade no uso de jet skis por menores de idade. Sua mensagem foi clara: a segurança e a proteção das crianças devem ser prioridades absolutas em qualquer situação.

Para mais informações e novidades sobre o universo dos famosos e do entretenimento, acompanhe o perfil DE Fun no Instagram. Esteja sempre por dentro de tudo o que acontece no mundo das celebridades e do entretenimento, com notícias atualizadas e conteúdos exclusivos. Não perca nenhum detalhe!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp