Ricardo Ishmael, da TV Bahia, será homenageado como Cidadão Soteropolitano

Apresentador da TV Bahia Ricardo Ishmael recebe título de Cidadão Soteropolitano

Ricardo nasceu em Serrinha, município a 190 km de Salvador. Cerimônia vai acontecer na Câmara Municipal de Salvador.

O escritor, jornalista e apresentador da TV Bahia Ricardo Ishmael vai receber o título de Cidadão Soteropolitano na sexta-feira (6). A cerimônia vai acontecer na Câmara Municipal de Salvador, às 18h, e será aberta ao público. Ricardo nasceu em Serrinha, município a 190 km de Salvador. A oferta do título ao apresentador é uma indicação do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB).

A cantora Mariene de Castro, a pesquisadora Nancy de Souza, mais conhecida como Vovó Cici, o babalorixá Pai Pote de Santo Amaro e o Padre Lázaro Muniz estão entre os convidados do jornalista para compor a mesa de homenagens.

Ricardo é formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e atua na área há mais de 20 anos. Já passou por funções como produção, edição e reportagem, onde chegou a ser reconhecido nacionalmente com os prêmios ABECIP Responsabilidade Social e Direitos Humanos da OAB/RS.

O jornalista também participou da elaboração dos documentários “Bicentenário da Independência – Heróis e Heroínas da Liberdade” e “Ilê Aiyê – A Casa do Mundo” e tem experiência em coberturas internacionais, como a canonização da Santa Dulce dos Pobres (2019) e a turnê internacional do Ilê Aiyê no Marrocos (2024).

Como escritor, Ricardo Ishmael tem 6 livros publicados, um para adultos e cinco para o público infanto-juvenil. As obras somam mais de 100 mil exemplares vendidos e adotados por escolas.

Além da formação em jornalismo, Ricardo também é licenciado em História pela Universidade Estadual (Uefs) e Roteiros para TV, Cinema e Vídeo (FJA).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Nomes mais curtos, como Helena e Theo, lideram registros de bebês em Feira de Santana em 2024”

Helena e Theo estão entre os nomes de bebês mais registrados em Feira de Santana em 2024; veja

Escolha de Helena como preferência dos feirenses segue o nacional, visto que este foi o nome com mais registro no país.

Nomes mais curtos têm sido os mais preferidos dos pais

“Nomes mais curtos têm sido os mais preferidos dos pais”

“Helena” e “Theo” foram os nomes mais escolhidos para batizar as crianças nascidas em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, em 2024, segundo levantamento do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

A escolha de Helena como preferência dos feirenses segue o nacional, visto que este foi o nome com mais registro no país.

Entre os 10 escolhidos, nomes como Miguel, Gael, Heitor, Arthur, Noah e Ravi se destacam entre os homens, e Helena, Liz, Aurora e Lunna, entre os registros femininos.

Nomes curtos, bíblicos e originais, são a tendência observada nos registros de nascimento de bebês no Brasil no ano de 2024, conforme mostrou o levantamento.

VEJA OS RANKINGS:

10 nomes femininos mais registrados em 2024 em Feira de Santana:

1. Helena (88)
2. Liz (79)
3. Laura (71)
4. Maria Cecília (64)
5. Maitê (63)
6. Aurora (61)
7. Maria Helena (56)
8. Cecília (53)
9. Lunna (50)
10. Maria Alice (47)

10 nomes masculinos mais registrados em 2024 em Feira de Santana:

1. Theo (109)
2. Gael (104)
3. Heitor (104)
4. Ravi (102)
5. Miguel (96)
6. Noah (79)
7. Anthony (78)
8. Bernardo (76)
9. Arthur (71)
10. Samuel (64)

Helena e Theo estão entre os nomes de bebês mais registrados em Feira de Santana em 2024 – Foto: Omar Lopez/ Unsplash

COMO TROCAR O NOME?

A legislação brasileira permite que o nome do recém-nascido seja trocado até 15 dias depois do primeiro registro. (Bebês natimortos também podem ser registrados, com nome e sobrenome.)

Além disso, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode entrar com um pedido de alteração do nome do registro de nascimento, sem a necessidade de apresentar um motivo, de haver intervenção da Justiça ou de fazer o processo no mesmo cartório do registro original.

Veja mais notícias de Feira de Santana e região.

ASSISTA AOS VÍDEOS DE FEIRA DE SANTANA E REGIÃO

3 vídeos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp